Questões sobre Business Intelligence

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Segundo o CBOK, o gerenciamento de processos de negócio (BPM) identifica, desenha, executa, documenta, mede, monitora, controla e melhora processos de negócio automatizados, ou não, para alcançar os resultados pretendidos, de acordo com as metas estratégicas de uma organização. No que tange a esse assunto, julgue os itens subsequentes.

O BPMI (Business Process Management Initiative) desenvolveu três padrões para facilitar a adoção e o uso do BPM: BPMN (Business Process Modeling Notation), padrão para modelar os processos do negócio; BPML (Business Process Modeling Language), linguagem padrão de desenvolvimento; 3 BPQL (Business Process Query Language), interface padrão para a execução e o gerenciamento de processos e-business.

  • C. Certo
  • E. Errado

As características contidas nas afirmações acima referemse aos processos

  • A.

    de natureza técnica e de negócio.

  • B.

    amplamente distribuídos e customizados por meio de fronteiras.

  • C.

    dependentes e que dêem suporte à nteligência e ao entendimento humano.

  • D.

    grandes e complexos.

  • E.

    difíceis de serem visualizados.

Em relação ao BPM, é correto afirmar:

  • A.

    Nem todas as técnicas de fluxogramas atendem aos requisitos da análise de processo, e nesse aspecto, as únicas técnicas aplicáveis são as do fluxograma de blocos e fluxograma de procedimento.

  • B.

    Excetuando-se os processos primários, que não exigem a modelagem, os processos de suporte e de gestão devem ser cobertos e contemplados com a modelagem completa (ponta-a-ponta).

  • C.

    Na fase de análise de negócio, a modelagem TO BE permite obter entendimento suficiente pelos membros da equipe de projeto e de negócios sobre os processos de negócio atuais e habilitar o início da fase de transformação de processo.

  • D.

    BPMSs permitem o monitoramento em tempo real dos processos de negócio, controle e análise dos recursos humanos, documentos, atividades e seus tempos de execução, conforme modelagem do processo e regras de negócio definidas.

  • E.

    A simulação é uma etapa importante da automação, pois é nela que os processos são descobertos e desenhados.

Na notação BPMN (versão 1.2), quando um diagrama envolve duas entidades de negócio, ou participantes que estão separados fisicamente no diagrama, e especifica "quem faz o quê", colocando os eventos e os processos em áreas protegidas, são utilizados

  • A.

    Pools.

  • B.

    Lanes.

  • C.

    Gateways.

  • D.

    Data Object.

  • E.

    Sequence Flow.

O formato específico para definição e troca de processo de negócio entre WfMS (ou entre a engine de um WfMS e uma ferramenta de especificação), que seguem o padrão de referência da WfMC (Workflow Management Coalition) e a gramática usada para sua descrição é

  • A.

    SOAP.

  • B.

    UDDI.

  • C.

    WSDL.

  • D.

    WPDL.

  • E.

    XML.

É uma característica de um sistema de Business Intelligence:

  • A.

    Capacidade de cruzar informações de diferentes bancos de dados, gerando relatórios analíticos diversos.

  • B.

    Utilização de comandos SQL para a geração de tabelas dinâmicas inteligentes ligadas às regras de negócio.

  • C.

    Utilização de Sistemas Baseados em Conhecimento, onde é possível utilizar técnicas de Inteligência Artificial na geração de relatórios.

  • D.

    Análise automática de requisitos funcionais e não funcionais, permitindo a geração de relatórios gerenciais.

  • E.

    Análise de informações com o intuito de fornecer subsídio para a criação de sistemas inteligentes.

Na BPMN 2.0, o símbolo de uma tarefa contendo, em seu canto esquerdo superior, o desenho de duas engrenagens sobrepostas, significa

  • A.

    Looping Task.

  • B.

    User Task.

  • C.

    Business Rule Task.

  • D.

    Manual Task.

  • E.

    Service Task.

Entre as novas features da BPMN 2.0 estão novos elementos de processos. Dois deles são:

  • A.

    Markers for Tasks e Service Model.

  • B.

    Fork e Gateway.

  • C.

    Uncontrolled flow e Service Model.

  • D.

    Conditional flow e Markers for Tasks.

  • E.

    Collapsed Sub-Process e Gateway.

Na BPMN 2.0, Choreography e Conversation são dois

  • A.

    elementos de processos.

  • B.

    tipos de conectores.

  • C.

    diagramas de interação.

  • D.

    tipos de artefatos.

  • E.

    sub-processos do tipo evento.

No Business Activity Monitoring (BAM), a estratégia Business Assurance and Visibility considera duas partes (áreaschave), a saber:

  • A.

    Service-Level Agreement Assurance e Complex Pattern Recognition.

  • B.

    Service-Level Agreement Assurance e Defect Detection.

  • C.

    Service-Level Agreement Assurance e Control Services.

  • D.

    Control Services e Defect Detection.

  • E.

    Complex Pattern Recognition e Defect Detection.

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