Lista completa de Questões sobre Business Intelligence para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Ciência da Computação - Business Intelligence - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
Segundo o CBOK, o gerenciamento de processos de negócio (BPM) identifica, desenha, executa, documenta, mede, monitora, controla e melhora processos de negócio automatizados, ou não, para alcançar os resultados pretendidos, de acordo com as metas estratégicas de uma organização. No que tange a esse assunto, julgue os itens subsequentes.
O BPMI (Business Process Management Initiative) desenvolveu três padrões para facilitar a adoção e o uso do BPM: BPMN (Business Process Modeling Notation), padrão para modelar os processos do negócio; BPML (Business Process Modeling Language), linguagem padrão de desenvolvimento; 3 BPQL (Business Process Query Language), interface padrão para a execução e o gerenciamento de processos e-business.
As características contidas nas afirmações acima referemse aos processos
de natureza técnica e de negócio.
amplamente distribuídos e customizados por meio de fronteiras.
dependentes e que dêem suporte à nteligência e ao entendimento humano.
grandes e complexos.
difíceis de serem visualizados.
Em relação ao BPM, é correto afirmar:
Nem todas as técnicas de fluxogramas atendem aos requisitos da análise de processo, e nesse aspecto, as únicas técnicas aplicáveis são as do fluxograma de blocos e fluxograma de procedimento.
Excetuando-se os processos primários, que não exigem a modelagem, os processos de suporte e de gestão devem ser cobertos e contemplados com a modelagem completa (ponta-a-ponta).
Na fase de análise de negócio, a modelagem TO BE permite obter entendimento suficiente pelos membros da equipe de projeto e de negócios sobre os processos de negócio atuais e habilitar o início da fase de transformação de processo.
BPMSs permitem o monitoramento em tempo real dos processos de negócio, controle e análise dos recursos humanos, documentos, atividades e seus tempos de execução, conforme modelagem do processo e regras de negócio definidas.
A simulação é uma etapa importante da automação, pois é nela que os processos são descobertos e desenhados.
Na notação BPMN (versão 1.2), quando um diagrama envolve duas entidades de negócio, ou participantes que estão separados fisicamente no diagrama, e especifica "quem faz o quê", colocando os eventos e os processos em áreas protegidas, são utilizados
Pools.
Lanes.
Gateways.
Data Object.
Sequence Flow.
O formato específico para definição e troca de processo de negócio entre WfMS (ou entre a engine de um WfMS e uma ferramenta de especificação), que seguem o padrão de referência da WfMC (Workflow Management Coalition) e a gramática usada para sua descrição é
SOAP.
UDDI.
WSDL.
WPDL.
XML.
É uma característica de um sistema de Business Intelligence:
Capacidade de cruzar informações de diferentes bancos de dados, gerando relatórios analíticos diversos.
Utilização de comandos SQL para a geração de tabelas dinâmicas inteligentes ligadas às regras de negócio.
Utilização de Sistemas Baseados em Conhecimento, onde é possível utilizar técnicas de Inteligência Artificial na geração de relatórios.
Análise automática de requisitos funcionais e não funcionais, permitindo a geração de relatórios gerenciais.
Análise de informações com o intuito de fornecer subsídio para a criação de sistemas inteligentes.
Na BPMN 2.0, o símbolo de uma tarefa contendo, em seu canto esquerdo superior, o desenho de duas engrenagens sobrepostas, significa
Looping Task.
User Task.
Business Rule Task.
Manual Task.
Service Task.
Entre as novas features da BPMN 2.0 estão novos elementos de processos. Dois deles são:
Markers for Tasks e Service Model.
Fork e Gateway.
Uncontrolled flow e Service Model.
Conditional flow e Markers for Tasks.
Collapsed Sub-Process e Gateway.
Na BPMN 2.0, Choreography e Conversation são dois
elementos de processos.
tipos de conectores.
diagramas de interação.
tipos de artefatos.
sub-processos do tipo evento.
No Business Activity Monitoring (BAM), a estratégia Business Assurance and Visibility considera duas partes (áreaschave), a saber:
Service-Level Agreement Assurance e Complex Pattern Recognition.
Service-Level Agreement Assurance e Defect Detection.
Service-Level Agreement Assurance e Control Services.
Control Services e Defect Detection.
Complex Pattern Recognition e Defect Detection.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...