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As metas genéricas no CMMI evoluem de modo que cada meta fornece uma base para a próxima. Assim, pode ser feita a conclusão que um processo
gerenciado é um processo realizado.
quantitativamente gerenciado é um processo otimizado.
definido é um processo quantitativamente gerenciado.
gerenciado é um processo quantitativamente gerenciado.
realizado é um processo gerenciado.
Os requisitos que os processos das unidades organizacionais devem atender, segundo o MPS-BR, têm que estar em conformidade com aqueles contidos no
Modelo CMMI.
Processo de melhoria.
Método de avaliação.
Modelo de negócio.
Modelo de referência.
Existem diversos modelos CMMI disponíveis, gerados a partir do CMMI Framework. Em consequência disso, é preciso estar preparado para decidir qual modelo CMMI melhor atende às necessidades de melhoria de processos de uma organização específica. É possível selecionar uma representação, contínua ou em estágios, e determinar as áreas de conhecimento que serão incluídas no modelo que essa organização irá utilizar. Sobre essas representações, considere:
I. Oferecerá uma sequência comprovada de melhorias, começando com práticas básicas de gerenciamento e progredindo por um caminho pré-definido e comprovado de níveis sucessivos, cada um servindo como base para o próximo.
II. Oferecerá uma classificação única que resume os resultados de avaliações e permite comparações entre organizações.
III. Possibilitará comparações dentro e entre organizações em uma área de processo em termos de área de processo ou pela comparação de resultados através do uso de estágios equivalentes.
IV. Permitirá comparação dentro da organização e entre organizações pelo uso de níveis de maturidade. V. Permitirá selecionar a sequência de melhorias que melhor atende aos objetivos de negócios e reduz as áreas de risco da organização.
Os itens apresentados referem-se, respectivamente, às representações
contínua, contínua, em estágios, contínua, em estágios.
em estágios, em estágios, contínua, em estágios, contínua.
contínua, em estágios, em estágios, contínua, em estágios.
em estágios, contínua, em estágios, contínua, em estágios.
contínua, em estágios, contínua, em estágios, contínua.
O Capability Maturity Model Integration (CMMI) é um modelo que guia a melhoria dos processos organizacionais. O projeto de implantação do CMMI-DEV é realizado com base na representação estagiada, no nível 2 de maturidade, e visa estabelecer a execução de práticas inerentes às áreas de processos, ilustradas na figura.
Esses processos são denominados, respectivamente,
Ciência da Computação - CMMI e MPS-BR - Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB) - 2012
Suponha que sua empresa tenha recebido a qualificação CMMI Nível 2. Esta classificação representa o nível de maturidade da sua empresa, referente à qualidade dos processos de:
desenvolvimento e manutenção de software.
gerenciamento de serviços de infraestrutura.
gestão de projetos.
segurança da informação.
gestão de pessoas.
Ciência da Computação - CMMI e MPS-BR - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
Julgue os itens consecutivos, relativos à engenharia de software.
A Melhoria de Processos do Software Brasileiro (MPS-BR) recomenda que um item de configuração composto por vários produtos deva ser controlado pela gerência de rede.
Ciência da Computação - CMMI e MPS-BR - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
Acerca da qualidade de software, julgue os itens subsequentes, em relação ao CMMI. Apesar de o CMMI ser adaptável a equipes, grupos de trabalho e projetos, a sua aplicação é restrita a grandes organizações.
Ciência da Computação - CMMI e MPS-BR - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
Acerca da qualidade de software, julgue os itens subsequentes, em relação ao CMMI. O CMMI, ao prover as organizações com os elementos essenciais de processos efetivos que melhoram o desempenho; identificar os pontos fortes e as fraquezas da organização; e promover as mudanças que transformam as fraquezas em pontos fortes, adota uma abordagem de melhoria de processo de software.
Os componentes de um modelo CMMI são agrupados em três categorias que refletem como serão interpretados: Exigidos, Esperados e
Gerenciados.
Inovadores.
Informativos.
Otimizados.
Reguladores.
Um dos modelos de avaliação de qualidade de software é o CMM-Capability Maturity Model, desenvolvido pelo SEI-Software Engineering Institute, que avalia a maturidade organizacional de empresas de software. Esse modelo é organizado em cinco níveis de maturidade: Inicial, Repetitivo, Definido, Gerenciado e Otimizado. Cada nível é caracterizado pela áreaschave de processo (KPAs). As áreas-chave: Rastreamento do projeto de software, Garantia da qualidade de software, Gerência de Configuração pertencem a qual nível?
Inicial
Repetitivo
Definido
Gerenciado
Otimizado
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