Questões sobre CMMI e MPS-BR

Lista completa de Questões sobre CMMI e MPS-BR para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

As metas genéricas no CMMI evoluem de modo que cada meta fornece uma base para a próxima. Assim, pode ser feita a conclusão que um processo

  • A.

    gerenciado é um processo realizado.

  • B.

    quantitativamente gerenciado é um processo otimizado.

  • C.

    definido é um processo quantitativamente gerenciado.

  • D.

    gerenciado é um processo quantitativamente gerenciado.

  • E.

    realizado é um processo gerenciado.

Os requisitos que os processos das unidades organizacionais devem atender, segundo o MPS-BR, têm que estar em conformidade com aqueles contidos no

  • A.

    Modelo CMMI.

  • B.

    Processo de melhoria.

  • C.

    Método de avaliação.

  • D.

    Modelo de negócio.

  • E.

    Modelo de referência.

Existem diversos modelos CMMI disponíveis, gerados a partir do CMMI Framework. Em consequência disso, é preciso estar preparado para decidir qual modelo CMMI melhor atende às necessidades de melhoria de processos de uma organização específica. É possível selecionar uma representação, contínua ou em estágios, e determinar as áreas de conhecimento que serão incluídas no modelo que essa organização irá utilizar. Sobre essas representações, considere:

I. Oferecerá uma sequência comprovada de melhorias, começando com práticas básicas de gerenciamento e progredindo por um caminho pré-definido e comprovado de níveis sucessivos, cada um servindo como base para o próximo.

II. Oferecerá uma classificação única que resume os resultados de avaliações e permite comparações entre organizações.

III. Possibilitará comparações dentro e entre organizações em uma área de processo em termos de área de processo ou pela comparação de resultados através do uso de estágios equivalentes.

IV. Permitirá comparação dentro da organização e entre organizações pelo uso de níveis de maturidade. V. Permitirá selecionar a sequência de melhorias que melhor atende aos objetivos de negócios e reduz as áreas de risco da organização.

Os itens apresentados referem-se, respectivamente, às representações

  • A.

    contínua, contínua, em estágios, contínua, em estágios.

  • B.

    em estágios, em estágios, contínua, em estágios, contínua.

  • C.

    contínua, em estágios, em estágios, contínua, em estágios.

  • D.

    em estágios, contínua, em estágios, contínua, em estágios.

  • E.

    contínua, em estágios, contínua, em estágios, contínua.

O Capability Maturity Model Integration (CMMI) é um modelo que guia a melhoria dos processos organizacionais. O projeto de implantação do CMMI-DEV é realizado com base na representação estagiada, no nível 2 de maturidade, e visa estabelecer a execução de práticas inerentes às áreas de processos, ilustradas na figura.


Esses processos são denominados, respectivamente,

  • A. Medição e Análise (MA) e Planejamento de Projeto (PP).
  • B. Planejamento de Projeto (PP) e Gestão de Requisitos (REQM).
  • C. Monitoramento e Controle de Projeto (PMC) e Medição e Análise (MA).
  • D. Gestão de Requisitos (REQM) e Monitoramento e Controle de Projeto (PMC).

Suponha que sua empresa tenha recebido a qualificação CMMI Nível 2. Esta classificação representa o nível de maturidade da sua empresa, referente à qualidade dos processos de:

  • A.

    desenvolvimento e manutenção de software.

  • B.

    gerenciamento de serviços de infraestrutura.

  • C.

    gestão de projetos.

  • D.

    segurança da informação.

  • E.

    gestão de pessoas.

Julgue os itens consecutivos, relativos à engenharia de software.

A Melhoria de Processos do Software Brasileiro (MPS-BR) recomenda que um item de configuração composto por vários produtos deva ser controlado pela gerência de rede.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca da qualidade de software, julgue os itens subsequentes, em relação ao CMMI. Apesar de o CMMI ser adaptável a equipes, grupos de trabalho e projetos, a sua aplicação é restrita a grandes organizações.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca da qualidade de software, julgue os itens subsequentes, em relação ao CMMI. O CMMI, ao prover as organizações com os elementos essenciais de processos efetivos que melhoram o desempenho; identificar os pontos fortes e as fraquezas da organização; e promover as mudanças que transformam as fraquezas em pontos fortes, adota uma abordagem de melhoria de processo de software.

  • C. Certo
  • E. Errado

Os componentes de um modelo CMMI são agrupados em três categorias que refletem como serão interpretados: Exigidos, Esperados e

  • A.

    Gerenciados.

  • B.

    Inovadores.

  • C.

    Informativos.

  • D.

    Otimizados.

  • E.

    Reguladores.

Um dos modelos de avaliação de qualidade de software é o CMM-Capability Maturity Model, desenvolvido pelo SEI-Software Engineering Institute, que avalia a maturidade organizacional de empresas de software. Esse modelo é organizado em cinco níveis de maturidade: Inicial, Repetitivo, Definido, Gerenciado e Otimizado. Cada nível é caracterizado pela áreaschave de processo (KPAs). As áreas-chave: Rastreamento do projeto de software, Garantia da qualidade de software, Gerência de Configuração pertencem a qual nível?

  • A.

    Inicial

  • B.

    Repetitivo

  • C.

    Definido

  • D.

    Gerenciado

  • E.

    Otimizado

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...