Questões sobre CMMI e MPS-BR

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Segundo o modelo CMM, migrar do nível 3 de maturidade para o nível 4 representa uma melhoria da qualidade de processos

  • A.

    otimizados para processos gerenciados.

  • B.

    definidos para processos repetíveis.

  • C.

    definidos para processos gerenciados.

  • D.

    gerenciados para processos otimizados.

  • E.

    repetíveis para processos definidos.

Quanto ao modelo CMMI, julgue os itens subseqüentes.

As áreas de processo verificação e validação são definidas no nível gerenciado (managed). A área análise causal e resolução (causal analysis and resolution) é definida no nível definido (defined). A área gerência quantitativa do projeto (quantitative project management) é definida no nível quantitativamente gerenciado (quantitatively managed).

  • C. Certo
  • E. Errado

Quanto ao modelo CMMI, julgue os itens subseqüentes.

A área de processo medição e análise (measurement and analysis) visa a implementação da coleta, do armazenamento, da análise e do relato de dados para suprir as necessidades de informações gerenciais. A área gerência integrada de fornecedores (integrated supplier management) visa identificar fontes de produtos que satisfaçam os requisitos do projeto.

  • C. Certo
  • E. Errado

A figura acima apresenta um esquema de associação entre diversos domínios de gerenciamento de sistemas de tecnologia da informação (TI), definidos conforme o modelo COBIT, e o uso da técnica de planejamento de sistemas chamada balanced score card (BSC). Considerando essa figura, em que as áreas A, B, C, D, 1, 2, 3 e 4 são destacadas, julgue os próximos itens acerca dos conceitos de planejamento de sistemas de informação, formalização e controle de TI.

Atividades que empregam modelos de gerenciamento de projetos de TI, especialmente as embasadas no PMI e CMMI, são mais associadas ao domínio de aquisição e implementação (área C) que ao domínio de entrega e suporte (área B).

  • C. Certo
  • E. Errado

No CMMI é possível a comparação entre os níveis de capacidade (representação contínua) e os níveis de maturidade (representação por estágios). Assim, uma comparação de mesmo nível entre eles é

  • A.

    Initial e Incomplete.

  • B.

    Managed e Defined.

  • C.

    Performed e Initial.

  • D.

    Performed e Incomplete.

  • E.

    Optimizing e Defined.

O nível de maturidade é uma maneira de prever o futuro desempenho de uma organização dentro de cada disciplina ou conjunto de disciplinas. Um nível de maturidade é uma etapa evolucionária definida de melhoria de processos. No modelo CMMI com representação em estágios existem os seguintes níveis:

  • A.

    inicial, gerenciado, definido, gerenciado quantitativamente e otimizado.

  • B.

    inicial, parcialmente gerenciado, executado, gerenciado qualitativamente e otimizado.

  • C.

    inicial, parcialmente gerenciado, definido, gerenciado quantitativamente e otimizado.

  • D.

    parcialmente gerenciado, gerenciado, definido, gerenciado quantitativamente e otimizado.

  • E.

    inicial, incompleto, executado, gerenciado, definido, gerenciado quantitativamente e otimizado.

O MPS.BR tem como uma das metas definir e aprimorar o modelo de melhoria e avaliação de processo de software, visando preferencialmente as micro, pequenas e médias empresas, de forma a atender às suas necessidades de negócio e ser reconhecido nacional e internacionalmente como um modelo aplicável à indústria de software. Os componentes em que o MPS.BR está dividido são:

  • A.

    ISO/IEC 12207, CMMI-DEV, ISO/IEC 15504.

  • B.

    modelo de referência, guia geral, guia de aquisição, guia de implementação.

  • C.

    guia geral, guia de aquisição, guia de implementação, guia de avaliação.

  • D.

    modelo de referência, método de avaliação, modelo de negócio.

  • E.

    guia geral, guia de avaliação e documentos do programa.

No MPS.BR são defi nidos níveis de maturidade que são uma combinação entre processos e sua capacidade. Os níveis de maturidade estabelecem patamares de evolução de processos, caracterizando estágios de melhoria da implementação de processos na organização.

Assinale a opção que identifica todos os níveis de maturidade do MPS.BR.

  • A.

    A (Otimizado), B (Gerenciado Quantitativamente), C (Definido), D (Largamente Definido), E (Parcialmente Defi nido), F (Gerenciado), G (Inicial).

  • B.

    A (Otimizado), B (Parcialmente Otimizado), C (Definido), D (Largamente Definido), E (Parcialmente Defi nido), F (Gerenciado), G (Parcialmente Gerenciado).

  • C.

    A (Em Otimização), B (Gerenciado Quantitativamente), C (Definido), D (Largamente Definido), E (Parcialmente Defi nido), F (Gerenciado), G (Parcialmente Gerenciado).

  • D.

    A (Em Otimização), B (Parcialmente Otimizado), C (Definido), D (Largamente Definido), E (Parcialmente Definido), F (Gerenciado), G (Inicial).

  • E.

    A (Otimizado), B (Executado), C (Definido), D (Largamente Definido), E (Parcialmente Defi nido), F (Gerenciado), G ( Parcialmente Gerenciado).

O propósito do processo Gerência de Projetos - GPR do MPS.BR é estabelecer e manter planos que definem as atividades, recursos e responsabilidade do projeto, bem como prover informações sobre o andamento do projeto que permitam a realização de correções quando houver desvios signifi cativos no desempenho do projeto. Assinale a opção que representa um dos resultados esperados do Processo de Projeto - GPR.

  • A.

    As necessidades de aquisição, as metas, os critérios de aceitação do produto e/ou serviço, os tipos e a estratégia de aquisição são definidos.

  • B.

    Objetivos de medição são estabelecidos e mantidos a partir de objetivos da organização e das necessidades de informação de processos técnicos e gerenciais.

  • C.

    As informações produzidas são usadas para apoiar decisões e para fornecer uma base objetiva para comunicação aos interessados.

  • D.

    Avaliações dos processos padrão da organização são realizadas para identifi car seus pontos fortes, pontos fracos e oportunidade de melhoria.

  • E.

    A viabilidade de atingir as metas do projeto, considerando as restrições e os recursos disponíveis, é avaliada. Se necessário, ajustes são realizados.

Os componentes de um modelo CMMI são agrupados em três categorias, que refletem como eles serão interpretados: Exigidos – metas específicas e metas genéricas; Esperados – práticas específicas e práticas genéricas; e Informativos – sub-práticas, produtos de trabalho típicos, definições ampliadas de disciplinas, elaborações de práticas genéricas, títulos e metas práticas, notas de metas e práticas de referências.

Em relação aos componentes do Modelo CMMI, é correto afirmar que

  • A.

    as práticas específicas são utilizadas nas avaliações para auxiliar na determinação de que a área de processo está sendo satisfeita.

  • B.

    as áreas de processo tratam de características únicas que descrevem o que deve ser implementado para satisfazer o modelo.

  • C.

    as metas específicas podem ser componentes opcionais no modelo.

  • D.

    as definições ampliadas de disciplinas são descrições detalhadas que fornecem um direcionamento para a interpretação de práticas específicas.

  • E.

    todas as áreas de processo do CMMI são as mesmas tanto na representação contínua quanto na representação em estágios.

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