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Segundo o modelo CMM, migrar do nível 3 de maturidade para o nível 4 representa uma melhoria da qualidade de processos
otimizados para processos gerenciados.
definidos para processos repetíveis.
definidos para processos gerenciados.
gerenciados para processos otimizados.
repetíveis para processos definidos.
Ciência da Computação - CMMI e MPS-BR - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Quanto ao modelo CMMI, julgue os itens subseqüentes.
As áreas de processo verificação e validação são definidas no nível gerenciado (managed). A área análise causal e resolução (causal analysis and resolution) é definida no nível definido (defined). A área gerência quantitativa do projeto (quantitative project management) é definida no nível quantitativamente gerenciado (quantitatively managed).
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Quanto ao modelo CMMI, julgue os itens subseqüentes.
A área de processo medição e análise (measurement and analysis) visa a implementação da coleta, do armazenamento, da análise e do relato de dados para suprir as necessidades de informações gerenciais. A área gerência integrada de fornecedores (integrated supplier management) visa identificar fontes de produtos que satisfaçam os requisitos do projeto.
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A figura acima apresenta um esquema de associação entre diversos domínios de gerenciamento de sistemas de tecnologia da informação (TI), definidos conforme o modelo COBIT, e o uso da técnica de planejamento de sistemas chamada balanced score card (BSC). Considerando essa figura, em que as áreas A, B, C, D, 1, 2, 3 e 4 são destacadas, julgue os próximos itens acerca dos conceitos de planejamento de sistemas de informação, formalização e controle de TI.
Atividades que empregam modelos de gerenciamento de projetos de TI, especialmente as embasadas no PMI e CMMI, são mais associadas ao domínio de aquisição e implementação (área C) que ao domínio de entrega e suporte (área B).
No CMMI é possível a comparação entre os níveis de capacidade (representação contínua) e os níveis de maturidade (representação por estágios). Assim, uma comparação de mesmo nível entre eles é
Initial e Incomplete.
Managed e Defined.
Performed e Initial.
Performed e Incomplete.
Optimizing e Defined.
O nível de maturidade é uma maneira de prever o futuro desempenho de uma organização dentro de cada disciplina ou conjunto de disciplinas. Um nível de maturidade é uma etapa evolucionária definida de melhoria de processos. No modelo CMMI com representação em estágios existem os seguintes níveis:
inicial, gerenciado, definido, gerenciado quantitativamente e otimizado.
inicial, parcialmente gerenciado, executado, gerenciado qualitativamente e otimizado.
inicial, parcialmente gerenciado, definido, gerenciado quantitativamente e otimizado.
parcialmente gerenciado, gerenciado, definido, gerenciado quantitativamente e otimizado.
inicial, incompleto, executado, gerenciado, definido, gerenciado quantitativamente e otimizado.
O MPS.BR tem como uma das metas definir e aprimorar o modelo de melhoria e avaliação de processo de software, visando preferencialmente as micro, pequenas e médias empresas, de forma a atender às suas necessidades de negócio e ser reconhecido nacional e internacionalmente como um modelo aplicável à indústria de software. Os componentes em que o MPS.BR está dividido são:
ISO/IEC 12207, CMMI-DEV, ISO/IEC 15504.
modelo de referência, guia geral, guia de aquisição, guia de implementação.
guia geral, guia de aquisição, guia de implementação, guia de avaliação.
modelo de referência, método de avaliação, modelo de negócio.
guia geral, guia de avaliação e documentos do programa.
No MPS.BR são defi nidos níveis de maturidade que são uma combinação entre processos e sua capacidade. Os níveis de maturidade estabelecem patamares de evolução de processos, caracterizando estágios de melhoria da implementação de processos na organização.
Assinale a opção que identifica todos os níveis de maturidade do MPS.BR.
A (Otimizado), B (Gerenciado Quantitativamente), C (Definido), D (Largamente Definido), E (Parcialmente Defi nido), F (Gerenciado), G (Inicial).
A (Otimizado), B (Parcialmente Otimizado), C (Definido), D (Largamente Definido), E (Parcialmente Defi nido), F (Gerenciado), G (Parcialmente Gerenciado).
A (Em Otimização), B (Gerenciado Quantitativamente), C (Definido), D (Largamente Definido), E (Parcialmente Defi nido), F (Gerenciado), G (Parcialmente Gerenciado).
A (Em Otimização), B (Parcialmente Otimizado), C (Definido), D (Largamente Definido), E (Parcialmente Definido), F (Gerenciado), G (Inicial).
A (Otimizado), B (Executado), C (Definido), D (Largamente Definido), E (Parcialmente Defi nido), F (Gerenciado), G ( Parcialmente Gerenciado).
O propósito do processo Gerência de Projetos - GPR do MPS.BR é estabelecer e manter planos que definem as atividades, recursos e responsabilidade do projeto, bem como prover informações sobre o andamento do projeto que permitam a realização de correções quando houver desvios signifi cativos no desempenho do projeto. Assinale a opção que representa um dos resultados esperados do Processo de Projeto - GPR.
As necessidades de aquisição, as metas, os critérios de aceitação do produto e/ou serviço, os tipos e a estratégia de aquisição são definidos.
Objetivos de medição são estabelecidos e mantidos a partir de objetivos da organização e das necessidades de informação de processos técnicos e gerenciais.
As informações produzidas são usadas para apoiar decisões e para fornecer uma base objetiva para comunicação aos interessados.
Avaliações dos processos padrão da organização são realizadas para identifi car seus pontos fortes, pontos fracos e oportunidade de melhoria.
A viabilidade de atingir as metas do projeto, considerando as restrições e os recursos disponíveis, é avaliada. Se necessário, ajustes são realizados.
Os componentes de um modelo CMMI são agrupados em três categorias, que refletem como eles serão interpretados: Exigidos – metas específicas e metas genéricas; Esperados – práticas específicas e práticas genéricas; e Informativos – sub-práticas, produtos de trabalho típicos, definições ampliadas de disciplinas, elaborações de práticas genéricas, títulos e metas práticas, notas de metas e práticas de referências.
Em relação aos componentes do Modelo CMMI, é correto afirmar que
as práticas específicas são utilizadas nas avaliações para auxiliar na determinação de que a área de processo está sendo satisfeita.
as áreas de processo tratam de características únicas que descrevem o que deve ser implementado para satisfazer o modelo.
as metas específicas podem ser componentes opcionais no modelo.
as definições ampliadas de disciplinas são descrições detalhadas que fornecem um direcionamento para a interpretação de práticas específicas.
todas as áreas de processo do CMMI são as mesmas tanto na representação contínua quanto na representação em estágios.
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