Questões sobre CMMI e MPS-BR

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As áreas de processos de suporte do CMMI cobrem as atividades que suportam o desenvolvimento e a manutenção de produtos. As áreas de processos de suporte tratam os processos de suporte que são utilizados no contexto da execução de outros processos.

Assinale a opção que identifica somente áreas de processos de suporte do CMMI.

  • A.

    Gerenciamento de confi guração, garantia da qualidade do processo, garantia da qualidade do produto, medições e análise, análise de causas e resoluções.

  • B.

    Planejamento de projetos, garantia da qualidade do processo, garantia da qualidade do produto, medições e análise, análise de causas e resoluções.

  • C.

    Planejamento de projetos, garantia da qualidade do processo, garantia da qualidade do produto, medições e análise, treinamento organizacional.

  • D.

    Integração de equipes, garantia da qualidade do processo, garantia da qualidade do produto, medições e análise, análise de causas e resoluções.

  • E.

    Gerenciamento de confi guração, garantia da qualidade do processo, garantia da qualidade do produto, medições e análise, treinamento organizacional.

O propósito do processo de Gerência de Requisitos - GRE do MPS.BR é gerenciar os requisitos dos produtos e componentes do projeto e identificar inconsistências entre os requisitos, os planos do projeto e os produtos de trabalho do projeto.

Assinale a opção que identifica um dos resultados esperados do processo de Gerência de Requisitos.

  • A.

    As necessidades, expectativas e restrições do cliente, tanto do produto quanto de suas interfaces, são identificadas.

  • B.

    Mudanças nos requisitos são gerenciadas ao longo do projeto.

  • C.

    Os requisitos são validados.

  • D.

    Os requisitos funcionais e não-funcionais de cada componente do produto são refinados, elaborados e alocados.

  • E.

    Interfaces internas e externas do produto e de cada componente do produto são definidas.

Um modelo de qualidade define os requisitos que as organizações devem seguir para se capacitarem segundo o mesmo. Entre as opções abaixo, assinale a que se refere exclusivamente a modelos de qualidade de software.

  • A.

    CMMI, MPS.BR, COBIT.

  • B.

    CMMI, COBIT, ISO9001.

  • C.

    CMMI, MPS.BR, ISO9001, COBIT.

  • D.

    CMMI, MPS.BR, ISO9000-1.

  • E.

    CMMI, ISO12207, ISO15504, ISO20000, ITIL.

Existem diversos modelos CMMI disponíveis, gerados a partir do CMMI Framework. As organizações devem selecionar uma representação, contínua ou em estágios, e determinar as áreas de conhecimento que desejam incluir no modelo que irão utilizar.

Quando uma organização escolhe a representação em estágios do modelo CMMI, espera que o modelo permita

  • A.

    selecionar a seqüência de melhorias que mais atendem aos objetivos do negócio.

  • B.

    oferecer uma classificação única que resume os resultados de avaliações e realizar comparações entre organizações.

  • C.

    reduzir as áreas de riscos da organização.

  • D.

    facilidade de comparação de melhoria de processos para a ISO/IEC 15504 - International Organization for Standardization and International Eletrotechnical Commission.

  • E.

    oferecer uma migração fácil do Electronic Industries Alleance Interim Standard (EIA/IS) 731 para o CMMI.

A representação contínua do Modelo CMMI tem mais práticas específicas que a representação em estágios, uma vez que tem dois tipos de práticas enquanto a representação em estágios possui apenas um. Quanto às práticas em cada representação, é correto afirmar que

  • A.

    existem práticas genéricas para os níveis de capacitação 1, 4 e 5 em ambas as representações.

  • B. na representação em estágios, somente aparecem práticas genéricas para os níveis de capacitação 2 e 3.
  • C.

    na representação contínua, as práticas genéricas existem para os níveis de capacitação 3 a 5.

  • D.

    na representação contínua, as práticas genéricas existem para todos os níveis de capacitação.

  • E.

    na representação em estágios, existem práticas genéricas para os níveis de capacitação 3, 4 e 5.

No MPS.BR, Guia Geral versão 1.2, para cada um dos níveis de maturidade é atribuído um perfil de processos que indica onde a organização deve colocar o esforço de melhoria.

Assinale a opção que representa corretamente todos os processos atribuídos ao nível de maturidade.

  • A.

    Nível E – Processos: Gerência de Recursos Humanos - GRH, Defi nição do Processo Organizacional - DFP, Avaliação e Melhoria do Processo Organizacional - AMP, Gerência de Reutilização - GRU, Gerência de Projetos - GPR (evolução).

  • B.

    Nível F – Processos: Garantia da Qualidade - GQA, Gerência de Configuração - GCO, Medição - MED.

  • C.

    Nível D – Processos: Gerência de Requisitos - GRE, Desenvolvimento de Requisitos – DRE, Verificação - VER, Validação - VAL, Projeto e Construção do Produto - PCP, Integração do Produto - ITP.

  • D.

    Nível D – Processos: Gerência de Recursos Humanos - GRH, Definição do Processo Organizacional - DFP, Avaliação e Melhoria do Processo Organizacional - AMP, Gerência de Reutilização - GRU.

  • E.

    Nível E – Processos: Desenvolvimento de Requisitos - DRE, Verificação - VER, Validação - VAL, Projeto e Construção do Produto - PCP, Integração do Produto - ITP.

O nível 5 CMM (Capability Maturity Model) é caracterizado por

  • A.

    representar um estado caótico.

  • B.

    não seguir qualquer padronização.

  • C.

    possuir apenas produto gerenciado quantitativamente.

  • D.

    possuir apenas processo gerenciado qualitativamente.

  • E.

    garantir melhoria contínua e gerenciamento do processo

Sobre os Modelos de Maturidade de Capacitação de Sistemas, CMM e CMMI, não é correto afirmar que:

  • A.

    não há diferenças significativas entre os sistemas de avaliação do COBIT e do CMMI.

  • B.

    o CMM define cinco níveis de maturidade, sendo o último o nível Otimização.

  • C.

    devido à definição abstrata da norma ISO 9000, algumas organizações do Nível 1 do CMM podem satisfazer o padrão ISO 9000.

  • D.

    o CMMI é um modelo bastante alinhado com a norma ISO/IEC 15504 (SPICE).

  • E.

    nas avaliações utilizando o CMMI conduzidas nos últimos cinco anos, a maioria das organizações avaliadas encontrase nos níveis 2 ou 3 de maturidade.

Julgue os itens que se seguem considerando as metodologias de desenvolvimento de sistemas.

Segundo o modelo CMM (capability maturity model), a adoção de um processo documentado e aprovado de desenvolvimento em todos os projetos de software de uma organização é considerada uma prática chave de engenharia de software para aumentar o nível de maturidade dessa organização.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens de 61 a 67, relativos à área de processo Planejamento do Projeto do modelo CMMI for Development, Versão 1.2.

São atribuições da área de processo planejamento do projeto: desenvolver um plano de projeto; interagir com os stakeholders de forma apropriada; obter comprometimento com o plano; controlar e monitorar o plano.

  • C. Certo
  • E. Errado
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