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As áreas de processos de suporte do CMMI cobrem as atividades que suportam o desenvolvimento e a manutenção de produtos. As áreas de processos de suporte tratam os processos de suporte que são utilizados no contexto da execução de outros processos.
Assinale a opção que identifica somente áreas de processos de suporte do CMMI.
Gerenciamento de confi guração, garantia da qualidade do processo, garantia da qualidade do produto, medições e análise, análise de causas e resoluções.
Planejamento de projetos, garantia da qualidade do processo, garantia da qualidade do produto, medições e análise, análise de causas e resoluções.
Planejamento de projetos, garantia da qualidade do processo, garantia da qualidade do produto, medições e análise, treinamento organizacional.
Integração de equipes, garantia da qualidade do processo, garantia da qualidade do produto, medições e análise, análise de causas e resoluções.
Gerenciamento de confi guração, garantia da qualidade do processo, garantia da qualidade do produto, medições e análise, treinamento organizacional.
O propósito do processo de Gerência de Requisitos - GRE do MPS.BR é gerenciar os requisitos dos produtos e componentes do projeto e identificar inconsistências entre os requisitos, os planos do projeto e os produtos de trabalho do projeto.
Assinale a opção que identifica um dos resultados esperados do processo de Gerência de Requisitos.
As necessidades, expectativas e restrições do cliente, tanto do produto quanto de suas interfaces, são identificadas.
Mudanças nos requisitos são gerenciadas ao longo do projeto.
Os requisitos são validados.
Os requisitos funcionais e não-funcionais de cada componente do produto são refinados, elaborados e alocados.
Interfaces internas e externas do produto e de cada componente do produto são definidas.
Um modelo de qualidade define os requisitos que as organizações devem seguir para se capacitarem segundo o mesmo. Entre as opções abaixo, assinale a que se refere exclusivamente a modelos de qualidade de software.
CMMI, MPS.BR, COBIT.
CMMI, COBIT, ISO9001.
CMMI, MPS.BR, ISO9001, COBIT.
CMMI, MPS.BR, ISO9000-1.
CMMI, ISO12207, ISO15504, ISO20000, ITIL.
Existem diversos modelos CMMI disponíveis, gerados a partir do CMMI Framework. As organizações devem selecionar uma representação, contínua ou em estágios, e determinar as áreas de conhecimento que desejam incluir no modelo que irão utilizar.
Quando uma organização escolhe a representação em estágios do modelo CMMI, espera que o modelo permita
selecionar a seqüência de melhorias que mais atendem aos objetivos do negócio.
oferecer uma classificação única que resume os resultados de avaliações e realizar comparações entre organizações.
reduzir as áreas de riscos da organização.
facilidade de comparação de melhoria de processos para a ISO/IEC 15504 - International Organization for Standardization and International Eletrotechnical Commission.
oferecer uma migração fácil do Electronic Industries Alleance Interim Standard (EIA/IS) 731 para o CMMI.
A representação contínua do Modelo CMMI tem mais práticas específicas que a representação em estágios, uma vez que tem dois tipos de práticas enquanto a representação em estágios possui apenas um. Quanto às práticas em cada representação, é correto afirmar que
existem práticas genéricas para os níveis de capacitação 1, 4 e 5 em ambas as representações.
na representação contínua, as práticas genéricas existem para os níveis de capacitação 3 a 5.
na representação contínua, as práticas genéricas existem para todos os níveis de capacitação.
na representação em estágios, existem práticas genéricas para os níveis de capacitação 3, 4 e 5.
No MPS.BR, Guia Geral versão 1.2, para cada um dos níveis de maturidade é atribuído um perfil de processos que indica onde a organização deve colocar o esforço de melhoria.
Assinale a opção que representa corretamente todos os processos atribuídos ao nível de maturidade.
Nível E – Processos: Gerência de Recursos Humanos - GRH, Defi nição do Processo Organizacional - DFP, Avaliação e Melhoria do Processo Organizacional - AMP, Gerência de Reutilização - GRU, Gerência de Projetos - GPR (evolução).
Nível F – Processos: Garantia da Qualidade - GQA, Gerência de Configuração - GCO, Medição - MED.
Nível D – Processos: Gerência de Requisitos - GRE, Desenvolvimento de Requisitos – DRE, Verificação - VER, Validação - VAL, Projeto e Construção do Produto - PCP, Integração do Produto - ITP.
Nível D – Processos: Gerência de Recursos Humanos - GRH, Definição do Processo Organizacional - DFP, Avaliação e Melhoria do Processo Organizacional - AMP, Gerência de Reutilização - GRU.
Nível E – Processos: Desenvolvimento de Requisitos - DRE, Verificação - VER, Validação - VAL, Projeto e Construção do Produto - PCP, Integração do Produto - ITP.
O nível 5 CMM (Capability Maturity Model) é caracterizado por
representar um estado caótico.
não seguir qualquer padronização.
possuir apenas produto gerenciado quantitativamente.
possuir apenas processo gerenciado qualitativamente.
garantir melhoria contínua e gerenciamento do processo
Sobre os Modelos de Maturidade de Capacitação de Sistemas, CMM e CMMI, não é correto afirmar que:
não há diferenças significativas entre os sistemas de avaliação do COBIT e do CMMI.
o CMM define cinco níveis de maturidade, sendo o último o nível Otimização.
devido à definição abstrata da norma ISO 9000, algumas organizações do Nível 1 do CMM podem satisfazer o padrão ISO 9000.
o CMMI é um modelo bastante alinhado com a norma ISO/IEC 15504 (SPICE).
nas avaliações utilizando o CMMI conduzidas nos últimos cinco anos, a maioria das organizações avaliadas encontrase nos níveis 2 ou 3 de maturidade.
Ciência da Computação - CMMI e MPS-BR - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Julgue os itens que se seguem considerando as metodologias de desenvolvimento de sistemas.
Segundo o modelo CMM (capability maturity model), a adoção de um processo documentado e aprovado de desenvolvimento em todos os projetos de software de uma organização é considerada uma prática chave de engenharia de software para aumentar o nível de maturidade dessa organização.
Ciência da Computação - CMMI e MPS-BR - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Julgue os itens de 61 a 67, relativos à área de processo Planejamento do Projeto do modelo CMMI for Development, Versão 1.2.
São atribuições da área de processo planejamento do projeto: desenvolver um plano de projeto; interagir com os stakeholders de forma apropriada; obter comprometimento com o plano; controlar e monitorar o plano.
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