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Ciência da Computação - CMMI e MPS-BR - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Com relação a conceitos de qualidade no desenvolvimento de software, julgue os itens de 100 a 114.
A representação contínua do CMMI usa níveis de capacitação para medir a melhoria de capacidade da organização como um todo.
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Com relação a conceitos de qualidade no desenvolvimento de software, julgue os itens de 100 a 114.
Ao fazer uma avaliação do CMMI de uma organização, é possível mapear os valores de capacidade de processo para a maturidade organizacional.
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Com relação a conceitos de qualidade no desenvolvimento de software, julgue os itens de 100 a 114.
Uma das vantagens do modelo do CMMI é sua simplicidade. Com a integração dos diversos aspectos apresentados em diferentes CMMs, foi criado este modelo com termos e detalhes para uma fácil implantação.
CMMI (Capability Maturity Model Integration) é um modelo de referência criado para ser um guia com o objetivo de melhorar os processos organizacionais e a habilidade desses em gerenciar o desenvolvimento, a aquisição e a manutenção de produtos e serviços. Possui duas representações: contínua ou por estágios, caracterizadas por Níveis de Capacidade e Níveis de Maturidade, tendo alguns deles, em ambos os modelos, a mesma denominação. São elas:
Inicial, Definido e Em Otimização.
Incompleto, Executado e Gerenciado.
Gerenciado, Definido e Em Otimização.
Inicial, Executado e Em Otimização.
Incompleto, Definido e Gerenciado.
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A figura acima, elaborada no ano de 1998, apresenta uma proposta de relacionamento de precedência de criação e de incorporação de conceitos entre diversos modelos de qualidade de processo de engenharia de software e de sistemas. Não estão representados no modelo as normas e os modelos NBR ISO/IEC 27001, MPS.BR e NBR ISO/IEC 9126. Tendo em vista as informações apresentadas e os processos de software, julgue os itens a seguir.
Uma considerável parte dos conceitos relativos à avaliação de maturidade do modelo MPS.BR deriva do modelo NBR ISO/IEC 12207.
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A figura acima, elaborada no ano de 1998, apresenta uma proposta de relacionamento de precedência de criação e de incorporação de conceitos entre diversos modelos de qualidade de processo de engenharia de software e de sistemas. Não estão representados no modelo as normas e os modelos NBR ISO/IEC 27001, MPS.BR e NBR ISO/IEC 9126. Tendo em vista as informações apresentadas e os processos de software, julgue os itens a seguir.
Entre as inovações produzidas pelo modelo CMMI, relativas ao SW-CMM, destaca-se a criação de um esquema para determinação de níveis de capacidade independentes para cada área de processo, bem como a generalização do modelo para aplicação à engenharia integrada de sistemas e software.
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Acerca das relações estabelecidas entre os modelos de ciclo de vida de software, os modelos de gestão e seus exemplos, julgue os itens de 62 a 71.
A análise de pareto, o uso de histogramas e a condução de encontros para análise causal de problemas são ferramentas ou atividades tipicamente relacionadas a processos de DPP (Defect Prevention Process), os quais, no modelo CMMI, estão diretamente relacionados ao alcance do nível 5 de capacidade e de maturidade.
Ciência da Computação - CMMI e MPS-BR - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
A respeito da engenharia de software, julgue os itens de 101 a 109.
Existem quatro categorias de áreas de processo no modelo CMMI para desenvolvimento: gerenciamento de processo, gerenciamento de produto, engenharia e apoio.
Ciência da Computação - CMMI e MPS-BR - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
A respeito da engenharia de software, julgue os itens de 101 a 109.
O MPS.BR baseia-se nos conceitos de maturidade e capacidade de processo para a avaliação e melhoria da qualidade e produtividade de produtos de software e serviços correlatos. Nesse contexto, o MPS.BR, que possui três componentes: Modelo de Referência, Método de Avaliação e Modelo de Negócio, é baseado no CMMI, nas normas ISO/IEC 12207 e ISO/IEC 15504 e na realidade do mercado brasileiro. No Brasil, uma das principais vantagens desse modelo é seu custo reduzido de certificação em relação às normas estrangeiras e, portanto, é avaliado como ideal para micro, pequenas e médias empresas.
Ciência da Computação - CMMI e MPS-BR - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Com relação a gestão de tecnologia da informação (TI), julgue os próximos itens.
O modelo PMI, diferentemente do CMMI, trabalha com enfoque orientado ao processo. O PMI divide a gerência de projetos em 9 áreas de conhecimento, que incluem o gerenciamento de escopo de tempo e o gerenciamento da qualidade. O gerenciamento de escopo de tempo pode ser dividido em 5 processos independentes, entre os quais se inclui mencionar o processo de definição de atividade.
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