Questões sobre CMMI e MPS-BR

Lista completa de Questões sobre CMMI e MPS-BR para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Com base nas definições de modelos CMMi e de qualidade de software, julgue os itens seguintes. No nível de capacidade 3, nível definido, é considerada a existência de padrões de processos que podem ser adaptados para a aplicação em um projeto específico.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considerando o CMMI DEV v. 1.3, em sua representação por estágios, a combinação correta de Área de Processo, Categoria e Nível de Maturidade é

  • A. Área Treinamento Organizacional (Organizational Training − OT) − Categoria Suporte − Nível 5.
  • B. Área Medição e Análise (Measurement and Analysis − MA) − Categoria Suporte − Nível 2.
  • C. Área Planejamento de Projeto (Project Planning − PP) − Categoria Engenharia − Nível 2.
  • D. Área Desenvolvimento de Requisitos (Requirements Development − RD) − Categoria Gerência de Projetos − Nível 4.
  • E. Área Validação (Validation − VAL) − Categoria Suporte − Nível 4.

O CMMI versão 1.3 suporta dois caminhos de melhoria usando níveis. Uma organização que implanta o CMMI

  • A. utilizando a representação por estágios deve atingir níveis de capacidade.
  • B. utilizando a representação contínua deve atingir níveis de maturidade.
  • C. para atingir um determinado nível, deve satisfazer todos os objetivos da área de processo ou conjunto de áreas de processo que deseja melhorar, não importa se é um nível de capacidade ou maturidade.
  • D. depois que atingiu o último nível (3) de maturidade, pode continuar sua jornada de melhoria endereçando high maturity process areas.
  • E. tem cinco níveis de capacidade (1 a 5) para atingir. No nível 5, a organização se preocupa com a performance geral usando dados coletados de múltiplos projetos.

No que concerne ao CMMI, julgue o próximo item. Os quesitos integração do produto, verificação e validação, definição de processos organizacionais e gestão de riscos são trabalhados no nível 2 do CMMI.

  • C. Certo
  • E. Errado

Sobre Melhoria do Processo de Software, o MPS.BR surgiu no Brasil como alternativa ao CMMI, motivado pelos seguintes problemas

  • A. o último estágio do CMMI, de otimização, é impossível de ser alcançado no Brasil devido a proibições da legislação fiscal.
  • B. o CMMI não avalia o processo de gerência de projetos, bastante presente nas empresas brasileiras.
  • C. o CMMI não é compatível com a ISO/IEC, muito adotada no Brasil.
  • D. a implantação do CMMI é bastante demorada, além do custo ser impraticável para micro e pequenas empresas.
  • E. o CMMI não é baseado em níveis, o que torna complexa a sua avaliação.

Acerca de CMMI–DEV 1.2 e MPS.BR (2012), julgue os itens a seguir. Para alcançar o nível de maturidade 3 do CMMI, em que os processos são bem caracterizados, entendidos e descritos em padrões, a organização deverá implantar a área de processo gestão de riscos da categoria de projetos, que, entre outros objetivos, visa fornecer subsídios para identificar potenciais problemas antes que eles ocorram.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca de CMMI–DEV 1.2 e MPS.BR (2012), julgue os itens a seguir. Para se atingir o nível de maturidade 4 do CMMI, em que a organização e os projetos estabelecem objetivos quantitativos para qualidade e para desempenho de processo, é necessário implantar, além das áreas de processos dos níveis 2 e 3, as áreas desempenho dos processos da organização e gestão quantitativa de projetos.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os próximos itens, relativos a planejamento de tecnologia da informação (TI) e a contratação de serviços de TI na administração pública federal. Na fase de habilitação do fornecedor do serviço ou produto contratado, é necessário exigir a avaliação dos processos MPS.BR ou CMMI, como forma de garantir a qualidade dos serviços e produtos e de minimizar os riscos da contratação.

  • C. Certo
  • E. Errado

O modelo CMMI (versão 1.3) pode refletir níveis de capacidade ou de maturidade de uma organização. Considerando que em uma determinada área de processo atingir o nível

− 1 significa dizer que os processos associados com esta área são executados.

− 2 significa dizer que existe uma política indicando que a organização vai executar o processo. Existe um plano para executálo. Recursos são providos, responsabilidades atribuídas, treinamento é provido para executá-lo. Produtos de trabalho são controlados, etc.

− 3 significa dizer que existe um processo padrão associado com esta área, que pode ser adaptado às necessidades do projeto. Os processos são mais consistentemente definidos.

Um Analista de Controle Externo concluiu, corretamente, que estas definições são relativas a três

  • A. dos quatro níveis de maturidade para uma organização que utiliza a representação contínua.
  • B. níveis de maturidade: 1. Incompleto; 2. Performado e 3. Gerenciado.
  • C. dos quatro níveis de capacidade para uma organização que utiliza a representação contínua.
  • D. níveis de capacidade: 1. Gerenciado; 2. Definido e 3. Gerenciado Quantitativamente.
  • E. dos cinco níveis de capacidade para uma organização que utiliza a representação por estágios.

Um Tribunal está utilizando o MPS.BR para software como modelo de qualidade de processo. Nesse contexto, considere os processos a seguir:

I. Gerência de Requisitos − GRE: tem como propósito gerenciar os requisitos do produto e dos componentes do produto do projeto e identificar inconsistências entre os requisitos, os planos do projeto e os produtos de trabalho do projeto.

II. Desenvolvimento de Requisitos – DRE: tem como propósito definir os requisitos do cliente, do produto e dos componentes do produto.

Os processos I e II serão executados como parte do esforço do Tribunal para atingir, respectivamente, os níveis de maturidade:

  • A. D − Largamente Definido e F − Gerenciado.
  • B. E − Parcialmente Definido e C − Definido.
  • C. G − Parcialmente Gerenciado e D − Largamente Definido.
  • D. B − Gerenciado Quantitativamente e F − Gerenciado.
  • E. A − Em Otimização e G − Parcialmente Gerenciado.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...