Questões sobre CMMI e MPS-BR

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Julgue os seguintes itens, relativos ao CMMI 1.2. Tanto a abordagem contínua quanto a abordagem por estágios possuem vinte e dois processos. O cenário em que uma organização escolhe apenas duas áreas de processos, como, por exemplo, desenvolvimento de requisitos e gestão de requisitos, e eleva-os até o patamar de capacidade cinco, reflete o princípio fundamental da representação contínua.

  • E. Errado
  • C. Certo

Julgue os seguintes itens, relativos ao CMMI 1.2. O CMMI 1.2 possui quatro categorias de áreas de processos que interagem entre si e afetam umas às outras independentemente da categoria a que pertençam. Por exemplo, a área análise e tomada de decisões, pertencente à categoria de suporte, contém práticas específicas para se realizar a avaliação formal que é usada pela área solução técnica, pertencente, por sua vez, à categoria de engenharia.

  • C. Certo
  • E. Errado

Uma das metas do programa MPS.BR é definir e aprimorar um modelo de melhoria e avaliação de processo de software e serviços. O Modelo de Referência MPS para Software (MR-MPS-SW) define níveis de maturidade que são uma combinação entre processos e sua capacidade. Neste modelo,

  • A. a definição dos processos segue os requisitos para um modelo de referência de processo apresentados na ISO/IEC 20968, declarando o propósito e os resultados esperados de sua execução.
  • B. a capacidade do processo é a caracterização da sua habilidade para alcançar os objetivos atuais de negócio. Está relacionada com o atendimento aos requisitos associados aos processos de um determinado nível de capacidade.
  • C. a escala de maturidade se inicia no nível A e progride até o nível G. Para cada um destes 7 níveis de maturidade é atribuído um perfil de processos que indicam onde a organização deve colocar o esforço de melhoria.
  • D. o progresso e o alcance de um determinado nível de maturidade são obtidos quando são atendidos os propósitos e todos os resultados esperados dos respectivos processos e os resultados esperados dos atributos de processos estabelecidos para aquele nível.
  • E. os processos são descritos em termos de propósito e resultados. O propósito estabelece os resultados a serem obtidos com a efetiva implementação do processo. Os resultados descrevem o objetivo geral a ser atingido durante a execução do processo.

O Modelo de Referência MPS para Software (MR-MPS-SW) define níveis de maturidade que são uma combinação entre processos e sua capacidade. Considere as seguintes afirmações sobre MR-MPS-SW.

I - Os níveis de maturidade estabelecem patamares de evolução de processos, caracterizando estágios de melhoria da implementação de processos na organização.

II - O nível de maturidade em que se encontra uma organização permite prever o seu desempenho futuro ao executar um ou mais processos.

III - A escala de maturidade do MR-MPS-SW inicia no nível A e progride até o nível G.

Quais estão corretas?

  • A. Apenas I.
  • B. Apenas I e II.
  • C. Apenas I e III.
  • D. Apenas II e III.
  • E. I, II e III.

Considere as afirmações abaixo sobre CMMI for Development v1.3 (também conhecido como CMMI-DEV v1.3).

I - CMMI-DEV v1.3 contém práticas que cobrem gestão de projetos, gestão de processos, engenharia de sistemas, engenharia de hardware, engenharia de software e outros processos de suporte usados em desenvolvimento e manutenção.

II - CMMI-DEV v1.3 contém 22 áreas de processo.

III - Cinco áreas de processo do CMMI-DEV v1.3 focalizam práticas específicas ao desenvolvimento: endereçando desenvolvimento de requisitos, solução técnica, integração de produto, verificação e validação.

Quais estão corretas?

  • A. Apenas I.
  • B. Apenas I e II.
  • C. Apenas I e III.
  • D. Apenas II e III.
  • E. I, II e III.

O modelo MPS.BR baseia-se nos conceitos de maturidade e capacidade de processo para a avaliação e melhoria da qualidade e produtividade de software e serviços correlatos, e também para a melhoria da qualidade e produtividade dos serviços prestados. Dentro desse contexto, o modelo MPS possui quatro componentes: Modelo de Referência MPS para Software, Modelo de Referência MPS para Serviços, Método de Avaliação e Modelo de

  • A. Referência MPS para Governança.
  • B. Referência MPS para Qualidade de Software.
  • C. Referência MPS para Auditoria.
  • D. Referência MPS para Segurança da Informação.
  • E. Negócio para Melhoria de Processo de Software e Serviços.

Com relação a Qualidade de Software, existem níveis de maturidade do CMM (Capability Maturity Model). O nível 3: Definido, tem as seguintes características:

  • A. Neste nível o processo pode não se repetir para todos os projetos da organização. A organização pode usar ferramentas de Gerência de Projetos para mapear os custos e o prazo do projeto. A adoção de um processo de desenvolvimento ajuda a garantir que práticas existentes sejam utilizadas em momentos de stress. Quando essas práticas são adotadas, os projetos decorrem (e são gerenciados) de acordo com o planejamento inicial.
  • B. Neste nível de maturidade, o foco é o contínuo progresso do desempenho dos processos, através da introdução de melhorias de inovação tecnológica e incremental. Objetivos de melhoria quantitativa dos processos para a organização são estabelecidos, continuamente revisados, refletindo as mudanças nos objetivos da organização, e usando critérios de melhoria na gerência de processos.
  • C. Neste nível de maturidade utiliza-se métricas precisas, o gerenciamento pode efetivamente controlar os esforços para desenvolvimento de software. Em particular, o gerenciamento pode identificar caminhos para ajustar e adaptar o processo a projetos particulares, sem perda de métricas de qualidade ou desvios das especificações.
  • D. Neste nível de maturidade, processos são bem caracterizados e entendidos, e são descritos utilizando padrões, procedimentos, ferramentas e métodos. A organização possui um conjunto de padrões de processos, os quais são a base para este nível. Estes estão estabelecidos e são melhorados periodicamente. Estes processos padrões são usados para estabelecer uma consistência dentro da organização. Projetos estabelecem seus processos segundo o conjunto de padrões processuais da organização, de acordo com guias.

Considere as definições abaixo.

I. Uma “constelação” é definida como uma coleção de componentes que são usados para construir modelos, materiais de treinamento e documentos relacionados à avaliação para uma área de interesse. Por exemplo, aquisição, desenvolvimento, serviços.

II. Uma de suas metas é definir e aprimorar um modelo de melhoria e avaliação de processo de software, visando preferencialmente às micro, pequenas e médias empresas, de forma a atender as suas necessidades de negócio e ser reconhecido nacional e internacionalmente como um modelo aplicável à indústria de software.

As definições I e II referem-se, respectivamente, ao

  • A. MPS.BR e ao CMMI.
  • B. PMBoK e ao CobiT.
  • C. CMMI e ao MPS.BR.
  • D. CobiT e ao MPS.BR.
  • E. PMBoK e ao CMMI.

Considerando o CMMIDEV 1.2, a organização certificada como nível 4 de maturidade implementa de forma gerenciada e quantitativamente as áreas de processos denominadas

  • A. desenvolvimento de requisitos e implantação de inovações nas organizações.
  • B. gestão quantitativa de projetos e desempenho dos processos da organização.
  • C. implantação de inovações nas organizações e garantia da qualidade de processo e de produto.
  • D. análise e resolução de causas e gestão integrada de projetos.
  • E. análise e tomada de decisões e análise e resolução de causas.

Conforme o CMMIDEV 1.2, a organização que já se encontra no nível de maturidade 2 e deseja obter o nível de maturidade 3 precisa implantar uma área de processo com o objetivo de fornecer subsídios para gerenciar os requisitos dos produtos e os componentes de produto do projeto bem como com o objetivo de identificar inconsistências entre esses requisitos e os planos e os produtos de trabalho do projeto. Além disso, essa área de processo deve ser bem caracterizada e deve apresentar a descrição de padrões, de procedimentos, de ferramentas e de métodos. Com relação a essas informações, assinale a opção correspondente à área de processo que corresponde a essas exigências.

  • A. gestão de requisitos
  • B. gestão integrada de projetos
  • C. desenvolvimento de requisitos
  • D. gestão quantitativa de projetos
  • E. planejamento de projetos
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