Questões sobre COBIT

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  • A. administrativa − de desenvolvimento
  • B. de TI − de negócios
  • C. de infraestrutura − da alta gerência
  • D. de negócios − de TI
  • E. técnica − de controle de qualidade

O CobiT é uma metodologia que promove um conjunto de padrões e boas práticas para o gerenciamento e o uso corporativo e transparente da TI, sendo considerado um padrão para o gerenciamento de TI, alinhado às estratégias de negócios. O processo que endereça as questões relacionadas à informação é o

  • A. PO1 − Definir o Modelo Corporativo da Arquitetura da Informação.
  • B. PO3 − Definir o Esquema de Classificação de Dados.
  • C. PO10 − Definir o Dicionário de Dados Corporativo.
  • D. PO5 − Comunicar Objetivos e Direcionamentos Gerenciais.
  • E. PO2 − Definir a Arquitetura da Informação.

A tabela abaixo mostra o uso de uma técnica muito usada no gerenciamento de projetos e processos, recomendada pelo PMBoK, CobiT, ITIL v3 e outras práticas de mercado.

A tabela mostrada é um exemplo de

  • A. Matriz RACI.
  • B. Structured Process Control.
  • C. Work Breakdown Structure.
  • D. Análise SWOT.
  • E. Matriz GUT.

  • A.

    os níveis de maturidade são designados como perfis de processos de TI que a empresa reconheceria como descrição de possíveis situações atuais e futuras. Eles são designados como um modelo inicial, em que não se pode avançar para o próximo nível sem antes ter cumprido todas as condições do nível inferior.

  • B.

    com os modelos de maturidade do CobiT, da mesma maneira que o enfoque original SEI CMM, há intenção clara de medir os níveis de maneira precisa para se certificar que aquele nível foi exatamente atingido e, portanto, apto para conseguir a avaliação no próximo nível.

  • C.

    a avaliação de maturidade do CobiT sempre resulta em um perfil em que as condições relevantes para diversos níveis de maturidade devam ser atingidas, como mostrado no gráfico. Por exemplo, algumas partes do processo podem estar bem definidas, mas se outras estiverem incompletas, pode-se afirmar, com certeza, que o processo não está definido.

  • D.

    o exemplo ilustra um processo que está amplamente situado no nível 3, mas que ainda tem algumas questões de aderência como os requerimentos de nível mais baixo, embora já se esteja investindo na medição de performance (nível 4) e em otimização (nível 5).

  • E.

    quando se aplica a avaliação de maturidade usando o CobiT, sempre acontece que uma implementação esteja em andamento em diferentes níveis mesmo que não de maneira completa e suficiente. Assim, os controles descritos no nível 3 são usados para garantir que os pontos fortes observados sejam suficientes para atingir a maturidade dos outros níveis.

Considerando-se o modelo COBIT, é INCORRETO afirmar que o plano estratégico de TI é

  • A.

    inexistente quando não é executado.

  • B.

    ad hoc quando é conhecido pela Direção de TI e é realizado caso a caso em função de um requerimento de negócio.

  • C.

    repetível, porém intuitivo, quando é compartilhado com a Direção do negócio conforme a necessidade.

  • D.

    gerenciado e mensurável quando possui uma prática padrão cujas exceções são detectadas pela Direção.

  • E.

    funcional quando os projetos e portfólios são mensurados pela alta direção de forma a atingir a melhoria contínua dos serviços de TI.

Julgue os próximos itens acerca do COBIT 5. Gerenciar mudanças e gerenciar problemas são processos do domínio deliver, service and support, que abrange aspectos de entrega de tecnologia da informação, bem como da execução de aplicações dentro do sistema de TI e seus resultados.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os próximos itens acerca do COBIT 5. Esse modelo agrupa cinco princípios que permitem às corporações construírem um framework efetivo de governança e gestão, baseado em um conjunto de sete viabilizadores (enablers), que otimizam os investimentos em tecnologia e informação, assim como seu uso em benefício das partes interessadas.

  • C. Certo
  • E. Errado

A estrutura básica do modelo CobiT, versão 4.1, é ilustrada por uma figura chamada Cubo do Cobit, na qual as três dimensões que se inter-relacionam são chamadas de recursos de TI, processos de TI e

  • A. pessoas.
  • B. planejamento e organização.
  • C. critérios de informação ou requisitos de negócio.
  • D. gestão de risco de TI.
  • E. governança de TI.

Considere que a área de TI da SUDAM pretenda colocar em produção uma nova ferramenta de gestão de Help Desk, utilizando o ITIL como framework para gerenciamento de serviços.

Com base nessa situação hipotética, assinale a alternativa que apresenta processo cujo objetivo é avaliar o impacto dessa mudança na infraestrutura de TI, assegurando o menor risco estratégico e financeiro para a organização.

  • A. Gerenciamento de catálogo de serviço.
  • B. Gerenciamento de nível de serviço.
  • C. Gerenciamento de disponibilidade.
  • D. Gerência de mudanças.
  • E. Gerenciamento de capacidade.

Os vários elementos do modelo CobiT 4.1 podem ser mapeados com as áreas de foco de governança de TI. Por exemplo: no Alinhamento Estratégico, os Objetivos e as Métricas são mapeados como Ferramenta Primária (P); na Entrega de Valor, as Práticas são mapeadas como Ferramenta Secundária (S); no Gerenciamento de Risco, as Métricas, as Práticas e os Modelos de Maturidade são mapeados, respectivamente, como S, P e S. No Gerenciamento de Recursos, as Métricas, as Práticas e os Modelos de Maturidade são mapeados, respectivamente, como

  • A.

    S, P e P.

  • B.

    S, S e P.

  • C.

    S, P e S.

  • D.

    P, S e P.

  • E.

    P, S e S.

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