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No CobiT 4.1, NÃO se trata de um Objetivo de Controle Detalhado do processo Definir um Plano Estratégico de TI:
Plano Estratégico de TI.
Gerenciamento do Portfólio de TI.
Avaliação da Capacidade e Desempenho Correntes.
Modelo de Arquitetura da Informação da Organização.
Gerenciamento de Valor da TI.
A missão do CobiT é pesquisar, desenvolver, publicar e promover um modelo de controle para governança de TI atualizado e internacionalmente reconhecido para ser adotado por organizações e utilizado no dia a dia por gerentes de negócios, profissionais de TI e profissionais de avaliação. Além disso,
o modelo CobiT é baseado nos princípios: prover a informação de que a organização precisa para atingir os seus objetivos, as necessidades para investir, gerenciar e controlar os recursos de TI usando um conjunto estruturado de processos para prover os serviços que disponibilizam as informações necessárias para a organização.
os recursos de TI identificados no CobiT são: Sistemas, Infraestrutura, Controles e Pessoas.
o CobiT define as atividades de TI em um modelo de processos genéricos com 4 domínios. Esses domínios são: Planejar e Controlar, Organizar e Implementar, Entregar e Monitorar, Testar e Avaliar.
o modelo CobiT fornece um modelo de referência e uma linguagem específica para cada departamento da organização de forma que cada gerente e cada funcionário possam visualizar e gerenciar as suas atividades específicas de forma alinhada à TI. O gerenciamento e o controle da infraestrutura de TI estão presentes em toda a metodologia CobiT e ajudam a assegurar o alinhamento com os requisitos de negócios.
a orientação para processos é o principal tema do CobiT, o qual foi desenvolvido para ser utilizado por provedores de serviços de TI, usuários e gerentes, mas também, e mais importante, para fornecer um guia de controles para a alta administração gerenciar o ROI e os investimentos de TI de seus negócios.
Julgue os itens a seguir, no que se refere aos conceitos e fundamentos de ITIL, COBIT e CMMI. No COBIT, o processo Gerenciar Qualidade consiste na medição, no monitoramento e na adoção, pelo cliente, das medidas corretivas previstas nos acordos de nível de serviço.
Julgue os itens a seguir, no que se refere aos conceitos e fundamentos de ITIL, COBIT e CMMI. Na estrutura do CMMI, as metas específicas são compartilhadas por múltiplas áreas de processo, podendo, se atingidas dentro de uma área de processo específica, ser replicadas e controladas.
Para atender aos objetivos de negócios, as informações precisam se adequar a certos critérios de controles, aos quais o CobiT denomina necessidades de informação da empresa. Baseados em abrangentes requisitos de qualidade, guarda e segurança, sete critérios de informação distintos e sobrepostos são definidos. Relacione tais critérios às respectivas características.
A sequência está correta em
Para a área de TI ter sucesso em entregar os serviços requeridos pelo negócio, os executivos devem implementar um sistema interno de controles ou uma metodologia. O modelo de controle do CobiT contribui para as necessidades descritas a seguir, EXCETO:
Com relação à ISO 38500 e ao COBIT 5, julgue os itens seguintes. A ISO 38500 visa promover o uso eficaz, eficiente e aceitável da tecnologia da informação (TI) e possui, como princípios da boa governança corporativa de TI, a responsabilidade, a estratégia e a aquisição.
Com relação à ISO 38500 e ao COBIT 5, julgue os itens seguintes. O COBIT possui como princípio e enfoque exclusivo as funções inerentes a TI. Na versão 5, o COBIT integra, em um framework único, o BSC, o VAL IT e o COSO, devido ao fato de o cenário atual recomendar que a TI seja parte estratégica das organizações e de reconhecer a importância do alinhamento entre a TI e o negócio.
No que se refere a gerenciamento de serviços (ITIL, versão 3) e governança de tecnologia da informação (COBIT), julgue os itens subsequentes.
Para gerenciar os recursos de tecnologia da informação (TI), de modo alinhado com estratégias de negócio e prioridades da organização, o COBIT descreve um processo para planejamento estratégico de TI. Esse processo faz parte do domínio planejar e organizar.
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