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Acerca dos domínios do Cobit 4.1, julgue os itens seguintes.
O domínio adquirir e implementar é relativo à utilização da informação e da tecnologia. A empresa pode utilizá-lo para atingir os seus objetivos estratégicos.
De acordo com o Cobit 4.1, julgue os itens subsequentes, que tratam da governança de tecnologia da informação (TI).
O processo identificar e alocar custos pertence ao domínio planejar e organizar do modelo Cobit.
O COBIT, versão 4.1, estabelece 4 domínios para tratar a TI. O domínio que tem como objetivo determinar a qualidade e o respeito aos requisitos dos processos, incluindo a definição de indicadores de desempenho relevantes, bem como a execução imediata de ações, em caso de desvios com relação aos objetivos planejados, é
a entrega e suporte.
o planejamento e organização.
a aquisição e implementação.
a implementação e entrega.
a monitoração e avaliação.
O COBIT, versão 4.1, define um modelo de maturidade para cada um dos processos que compõem cada um dos domínios estabelecidos em sua definição. Nesse modelo de maturidade, os níveis 1 e 3 representam, respectivamente, os níveis
inicial e definido.
gerenciado e otimizado.
definido e otimizado.
inicial e gerenciado.
gerenciado e repetível.
Segundo o Cobit 4.1, as áreas de foco na Governança de TI são:
Gestão de Recursos, Entrega de Valor, Mensuração de Desempenho, Alinhamento Estratégico e Gestão de Riscos.
Alinhamento Estratégico, Planejamento de TI, Gestão de Infraestrutura, Entrega de Valor e Gestão de Riscos.
Alinhamento Estratégico, Gestão de Recursos, Entrega e Suporte, Segurança da Informação e Gestão de Riscos.
Gestão do Desenvolvimento de Sistemas, Entrega de Valor, Mensuração de Desempenho, Alinhamento Estratégico e Gestão de Riscos.
Gestão Estratégica, Gestão Operacional da TI, Entrega de Valor, Mensuração de Desempenho e Gestão de Riscos.
Qual é a principal atribuição do domínio Entregar e Suportar do Cobit 4.1?
Desenvolver as soluções e as tornar passíveis de uso pelos clientes.
Monitorar o desempenho das soluções e as tornar passíveis de uso pelos usuários finais.
Receber as soluções e as tornar passíveis de uso pelos usuários finais.
Homologar as soluções e as tornar passíveis de teste pelos clientes.
Adquirir as soluções e as tornar passíveis de homologação pelos clientes.
No Cobit 4.1, são considerados recursos de TI:
Sistemas, Informações, Rede e Servidores críticos.
Aplicativos, Sistemas de Informação, Rede e Estações de Trabalho.
Sistemas, Bancos de Dados, Infraestrutura e Pessoas.
Aplicativos, Informações confi denciais, Rede e Estações de Trabalho.
Aplicativos, Informações, Infraestrutura e Pessoas.
Um dos Critérios de Informação do Cobit 4.1 é a integridade, que se relaciona com:
a confidencialidade e privacidade da informação bem como sua confiabilidade operacional.
a conformidade e estabilidade da informação bem como sua integridade de acordo com os requisitos de negócio.
a efi ciência e efi cácia da entrega da informação bem como sua conformidade de acordo com os parâmetros estabelecidos.
a fi dedignidade e totalidade da informação bem como sua validade de acordo com os valores de negócios e expectativas.
a segurança e totalidade da informação bem como sua estabilidade operacional de acordo com os valores de níveis de serviço acordados.
No Cobit 4.1, os níveis de maturidade de um processo podem ser:
(0) Vazio, (1) Principiante, (2) Repetível, (3) Integrado, (4) Gerenciado, (5) Otimizado.
(1) Inicial, (2) Repetível, (3) Defi nido, (4) Gerenciado, (5) Classe Mundial.
(1) Inicial, (2) Repetível, (3) Integrado, (4) Gerenciado, (5) Perfectivo.
(0) inexistente, (1) Inicial, (2) Repetível, (3) Defi nido, (4) Gerenciado, (5) Otimizado.
(1) Indefinido, (2) Padronizado, (3) Definido, (4) Medido, (5) Otimizado.
Faz parte do domínio de Planejar e Organizar, segundo o COBIT:
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