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A figura acima apresenta um esquema de associação entre diversos domínios de gerenciamento de sistemas de tecnologia da informação (TI), definidos conforme o modelo COBIT, e o uso da técnica de planejamento de sistemas chamada balanced score card (BSC). Considerando essa figura, em que as áreas A, B, C, D, 1, 2, 3 e 4 são destacadas, julgue os próximos itens acerca dos conceitos de planejamento de sistemas de informação, formalização e controle de TI.
Acordos de níveis de serviço (service level agreements) são acordos formais que determinam as expectativas de prestação e satisfação com serviços realizadas, respectivamente, por clientes e usuário de TI de uma organização; portanto, estão relacionados ao domínio de desenvolvimento de soluções de TI (área C).
Considerando a figura acima, que apresenta três grupos de elementos conceituais do modelo COBIT, julgue os itens de 86 a 88.
No grupo A, são definidos critérios de informação que visam atendimento aos requisitos de negócios dos clientes de organizações de TI, sendo os critérios de eficiência e a eficácia mais aplicáveis, de forma geral, que os de confidencialidade, integridade e disponibilidade.
Considerando a figura acima, que apresenta três grupos de elementos conceituais do modelo COBIT, julgue os itens de 86 a 88.
Considere que os domínios indicados por B1, B2, B3 e B4 prescrevem vários processos que devem ser executados visando atingir objetivos de controle de alto nível. Nesse caso, esses domínios podem ser associados, respectivamente, com os seguintes processos do COBIT: definição de plano estratégico de TI; aquisição e manutenção de infra-estrutura de TI; garantia da conformidade com regulamentos; e gerenciamento de configuração.
Considerando a figura acima, que apresenta três grupos de elementos conceituais do modelo COBIT, julgue os itens de 86 a 88.
O grupo C apresenta tipos de recursos de TI ou ativos de uma organização.
O processo Definir um Plano Estratégico de TI, segundo Governança de TI, por meio do COBIT, assegura primariamente o requisito eficácia, porém, secundariamente o requisito eficiência pode ser impactado por
oportunidades de negócios e de TI perdidas.
falhas de TI no atendimento da missão e das metas da organização.
falhas de TI no casamento dos planos de curto prazo com os de longo prazo.
falhas de projetos de TI no atendimento aos planos de curto prazo.
falhas de TI no atendimento às diretrizes de custo e tempo.
O COBIT, em seus fundamentos, define quatro domínios dentro dos quais ele insere os processos de TI. No domínio de Planejamento e Organização está o processo
Identificar e alocar custos.
Adquirir e manter arquitetura tecnológica.
Desenvolver e manter procedimentos de TI.
Avaliar e gerenciar riscos.
Definir níveis de serviços.
As Diretrizes de Auditoria (Audit Guidelines) do COBIT devem
ser entendidas como uma ferramenta para a criação do plano geral de auditoria de TI.
ser entendidas como uma ferramenta para ensinar as bases de auditoria de TI.
habilitar os auditores para rever processos de TI específicos em relação aos objetivos de controle recomendados.
evoluir conjuntamente com os objetivos de controle detalhados até se tornarem exaustivas e definitivas.
explicar como o planejamento computadorizado, as avaliações e as ferramentas de análise e documentação podem ser usados para apoiar e automatizar a auditoria de TI.
Os passos a serem seguidos para registrar as atividades que prejudicam os objetivos de controle, bem como para identificar as medidas e os procedimentos de controle estabelecidos, são descritos na etapa do processo de auditoria denominada
obtenção de entendimento e documentação.
avaliação dos controles estabelecidos.
testes de conformidade.
testes substantivos.
evidências de risco.
Com relação ao ITIL e ao COBIT, julgue os itens subseqüentes.
O ITIL e o COBIT são modelos que buscam o alinhamento de serviços de TI com as necessidades do negócio de uma organização e seus clientes.
Com relação ao ITIL e ao COBIT, julgue os itens subseqüentes.
O COBIT é um modelo de alto nível para o gerenciamento de TI que engloba modelos de maturidade e governança, sem considerar os processos de TI.
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