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Um desenvolvedor de software atua com um usuário ouvindo suas idéias e pedidos e criando, imediatamente, um esboço do produto desejado por esse usuário. O usuário, então, utiliza esse esboço e fornece novas informações ao desenvolvedor para que este possa atualizar, adaptar e implementar, nesse mesmo produto e em tempo de projeto e desenvolvimento, os dados obtidos.
A situação descrita constitui uma prototipação, modelo de ciclo de vida do software que deveordenar, de forma sequencial, as etapas a serem realizadas e obter uma visão geral do projeto para definir com precisão os requisitos iniciais do sistema a ser desenvolvido.
dividir o processo de desenvolvimento do software em macroatividades que devem ser executadas de maneira sequencial, especificando, de forma detalhada, a documentação que será gerada nesse processo.
dividir o processo de desenvolvimento do software em fases, apresentar uma visão de custo de desenvolvimento para cada fase do projeto e, por conseguinte, o custo total desse projeto.
destacar, de forma especial, as diversas fontes de demanda por software, os pontos de decisão durante o processo de desenvolvimento e incorporar características do produto real.
ocupar-se, principalmente, em tratar exceções, responder corretamente às entradas inválidas e interromper o processamento, em caso de erro não recuperável, de forma controlada.
Ciência da Computação - Engenharia de Software - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
No que se refere ao planejamento de sistemas de informação e aos métodos de planejamento, julgue os seguintes itens. Denomina-se elicitação dos requisitos a tarefa de comunicar-se com os usuários e clientes para a determinação dos requisitos de sistema.
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Julgue os itens subsequentes a respeito dos padrões de projeto.
Uma das aplicabilidades do padrão Iterator é a representação de hierarquias do tipo todo-parte de objetos, de modo que a aplicação seja capaz de ignorar a diferença entre composições de objetos e objetos individuais, haja vista que todos os objetos tratados no padrão têm comportamento uniforme.
A prototipação representa uma técnica poderosa para o desenvolvimento de sistemas, mais especificamente do software desses sistemas. Sobre as funções desempenhadas por um protótipo, é correto afirmar que ele
permite avaliar o desempenho geral da equipe de desenvolvimento de software.
não permite que sejam realizados testes, visando verificar o funcionamento do sistema final, ainda que sejam testes parciais.
é inteiramente descartado, não sendo aproveitada nenhuma parte do código de software no sistema final entregue ao cliente .
não possibilita avaliar a qualidade do software produzido.
pode auxiliar na validação de requisitos do sistema, bem como propiciar a inserção de novos requisitos ainda não identificados.
Uma equipe de desenvolvimento de software dispõe de computadores de última geração para realizar um projeto. Ter esse hardware, porém, não significa garantir a qualidade do produto final do projeto.
A qualidade do software a ser desenvolvido pode ser atingida com o uso, por exemplo, deparametrização linear do processo de desenvolvimento como padrão
linguagens de programação de baixo nível para documentação do projeto
projetos paralelos específicos para o controle da qualidade
sistemas operacionais com certificação de qualidade ISO 9002
ferramentas para a automatização do desenvolvimento de software
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No que se refere a formalização e controle no escopo do planejamento de sistemas de informação, julgue os itens subsecutivos. Diferentemente da administração de um empreendimento organizacional, um sistema de informação que se baseia em conjunto de projetos de desenvolvimento de software deve ser administrado de forma particular, organizado em processos que devem ser implementados, individualmente, de forma padronizada conforme normatização.
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Julgue os itens subsequentes a respeito dos padrões de projeto.
O padrão Adapter será mais apropriado que o Façade quando for necessário fornecer uma interface unificada para um conjunto de interfaces em um subsistema.
Em projetos de desenvolvimento de sistemas de software como, por exemplo, sistemas multimídia, um requisito de tempo não atendido pode significar o fracasso das funções desses sistemas.
Para se evitar esse fato, deve ser realizado, por meio do uso de instrumentos de software e hardware, um tipo específico de teste no qual seja(m)verificado se os requerimentos de desempenho estão sendo plenamente atendidos para o sistema.
verificado se todo código-fonte dos programas envolvidos no sistema está de acordo com o definido.
verificado se o funcionamento do software não apresenta bugs quando o sistema atinge seu ápice de I/O.
medidas as rotinas de segurança em relação às rotinas de recuperação utilizadas para proteção de dados críticos.
validados os métodos utilizados na programação das estruturas de interfaces definidas para o sistema.
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No que se refere a formalização e controle no escopo do planejamento de sistemas de informação, julgue os itens subsecutivos. São metas da técnica de entrevista, utilizada no processo de levantamento de requisitos: atingir os objetivos organizacionais e os objetivos pessoais dos envolvidos; entender o problema a ser resolvido e o modo como os interessados podem interagir com o sistema; levantar dados acerca de procedimentos informais de interação com a tecnologia da informação.
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Julgue os itens subsequentes a respeito dos padrões de projeto.
O uso do padrão Builder tem a vantagem de permitir acesso controlado à instância de uma classe, uma vez que ele encapsula a classe, criando um ponto global único de acesso.
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