Questões sobre Engenharia de Software

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Julgue os itens a seguir, que tratam das disciplinas de implementação, teste e distribuição.

A integração contínua é uma técnica de alto impacto no levantamento de requisitos.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca da reengenharia e da engenharia direta de sistemas, julgue os itens subsequentes.

Como regra geral, não se deve tentar reestruturar um sistema com o uso da reengenharia se a abordagem inicial do sistema legado for funcional e a versão melhorada desejada for orientada a objetos.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca da reengenharia e da engenharia direta de sistemas, julgue os itens subsequentes.

Reestruturação de software é uma atividade do processo de reengenharia de software voltada para a modificação da arquitetura global do programa, cujo objetivo consiste em tornar mais fácil o entendimento, os testes e a manutenção dos software.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação às atividades da gerência de projeto de software, julgue os próximos itens.

Para projetos de software compostos por código reutilizado, o modelo de estimativa COCOMO II.2000 requer informações sobre o tamanho total das linhas de código do sistema em desenvolvimento.

  • C. Certo
  • E. Errado

A respeito de metodologias de desenvolvimento de sistemas e suas técnicas, julgue os itens subsecutivos.

Caso seja empregada análise orientada a objetos de um software para atender a uma imobiliária, a locação de um imóvel que atenda às necessidades dessa imobiliária faz parte do modelo de domínio desse sistema.

  • C. Certo
  • E. Errado

A respeito de metodologias de desenvolvimento de sistemas e suas técnicas, julgue os itens subsecutivos.

Por suas características, as metodologias ágeis de desenvolvimento não se aplicam aos sistemas de grande porte, que são elaborados por equipes numerosas que trabalham em locais e horários diferentes.

  • C. Certo
  • E. Errado

Em relação aos modelos de processos de software, pode-se dizer que os modelos incremental e evolucionário possuem a característica de serem iterativos. Assinale a alternativa que melhor descreve um modelo de produção de software iterativo.

  • A.

    Os incrementos de um software são entregues ao cliente de uma só vez.

  • B.

    Um modelo de produção de software iterativo é composto pelas fases de análise de requisitos, projeto, implementação, testes (validação), integração e manutenção de software.

  • C.

    A abordagem iterativa possibilita desenvolver um sistema de software de forma incremental, permitindo ao desenvolvedor tirar vantagem daquilo que foi aprendido durante a fase inicial de desenvolvimento de uma versão do sistema. O aprendizado ocorre simultaneamente tanto para o desenvolvedor, quanto para o usuário do sistema.

  • D.

    Permite que sejam desenvolvidas versões cada vez mais completas do software.

A respeito de metodologias de desenvolvimento de sistemas e suas técnicas, julgue os itens subsecutivos.

Na análise estruturada de sistemas, o fato de o analista verificar que é indispensável representar as relações entre terminadores (entidades externas) indica que as entidades não são realmente externas, mas partes do sistema, e devem ser modeladas como processos.

  • C. Certo
  • E. Errado

O desenvolvimento de software é uma atividade que apresenta dificuldades, ligada ao entendimento do problema. Design Patterns surgiram na busca de soluções para as dificuldades, tornando-se um mecanismo eficiente no compartilhamento de conhecimento entre os desenvolvedores. Gamma propõe um modo de categorização dos DESIGN PATTERNS, definindo famílias de padrões relacionados, descritos a seguir.

I. Abrange a configuração e inicialização de objetos e classes.

II. Lida com as interfaces e a implementação das classes e dos objetos.

III. Lida com as interações dinâmicas entre grupos de classes e objetos.

Essas famílias são denominadas, respectivamente,

  • A. Structural Patterns, Standard Patterns e Creational Patterns.
  • B. Behavioral Patterns, Structural Patterns e Standard Patterns.
  • C. Creational Patterns, Structural Patterns e Behavioral Patterns.
  • D. Standard Patterns, Creational Patterns e Structural Patterns.

Em relação à prototipagem, todas as afirmativas estão corretas, EXCETO:

  • A.

    Deve ser utilizada apenas quando os usuários podem participar ativamente do projeto.

  • B.

    Apenas a fase final produz uma entrega que não é um documento.

  • C.

    O número de iterações não é previsível.

  • D.

    O protótipo ajuda no entendimento dos requisitos do sistema.

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