Questões sobre Engenharia de Software

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Enumere a segunda coluna de acordo com a primeira, associando a representação gráfica dos relacionamentos do diagrama de classes UML ao seu respectivo nome.

A sequência correta, de cima para baixo, está na opção

  • A.

    3 – 5 – 1 – 4 – 2

  • B.

    1 – 3 – 5 – 2 – 4

  • C.

    3 – 5 – 1 – 2 – 4

  • D.

    1 – 5 – 3 – 2 – 4

  • E.

    3 – 1 – 5 – 4 – 2

Qual opção não é um exemplo de metodologia ágil?

  • A.

    XP

  • B.

    Scrum

  • C.

    FDD

  • D.

    RUP

  • E.

    Crystal Clear

Qual opção não contém um diagrama de estrutura da linguagem UML?

  • A.

    Diagrama de classe

  • B.

    Diagrama de atividade

  • C.

    Diagrama de componente

  • D.

    Diagrama de instalação

  • E.

    Diagrama de pacote

Sobre teste de software, é incorreto afirmar:

  • A.

    nos testes de unidade, pequenas partes do software são testadas com o objetivo de identificar erros em subrotinas e trechos de código.

  • B.

    os testes de integração procuram por falhas oriundas da integração interna dos componentes do sistema.

  • C.

    os testes de aceitação verificam se todos os testes de unidade são executados sem erro.

  • D.

    os testes de estresse permitem testar o limite de um sistema submetendo-o a situações extremas.

  • E.

    na técnica de desenvolvimento baseado em testes (TDD), casos de teste são implementados antes da implementação do sistema (ou parte dele).

Tendo por foco o ambiente de desenvolvimento Delphi, observe o código em Object Pascal.

  • A. 21.
  • B. 20.
  • C. 1.
  • D. 0.

Na literatura de engenharia de software, além dos padrões GRASP, é comum classificar os padrões de projeto em 3 tipos: padrões de criação, padrões estruturais e padrões.

  • A.

    comportamentais.

  • B.

    de testes.

  • C.

    de implantação.

  • D.

    de análise.

  • E.

    de visualização.

A Unified Modeling Language (UML) é uma linguagem de modelagem não proprietária de terceira geração. Um dos principais objetivos da UML é proporcionar a maior visualização lógica do desenvolvimento de sistemas de informação, e, para isso, utiliza em sua estrutura de diagramas comportamentais os seguintes diagramas:

  • A.

    Diagrama de Caso de uso, Diagrama de Transição de estados e Diagrama de Atividade.

  • B.

    Diagrama de Estrutura, Diagrama de Caso de uso e Diagrama de Classes.

  • C.

    Diagrama de Classes, Diagrama de Pacotes e Diagrama de Atividade.

  • D.

    Diagrama de Classes, Diagrama de Sequência e Diagrama de Caso de uso.

  • E.

    Diagrama de Componentes, Diagrama de Pacotes e Diagrama de Estrutura.

A imagem abaixo representa um modelo linear de gerenciamento de processo de software em que cada fase deve ser completada antes que a próxima possa ser iniciada. Esse modelo é chamado de:

  • A.

    Cascata.

  • B.

    Espiral

  • C.

    Desenvolvimento Iterativo e Incremental.

  • D.

    Encadeada.

  • E.

    Codificação

Segundo o Modelo de Acessibilidade do Governo Eletrônico (e-MAG) os elementos que devem estar em todas as páginas do Governo Federal são:

  • A.

    Teclas de atalho. Barra de usabilidade. Apresentação do mapa do sítio. Apresentação de formulário. Conteúdo para imagens de contexto. Apresentação de documentos. Identifi cação dos autores.

  • B.

    Página com a descrição dos recursos de acessibilidade. Teclas de atalho. Barra de acessibilidade. Apresentação do mapa do sítio. Apresentação de formulário. Conteúdo alternativo para imagens. Apresentação de documentos.

  • C.

    Página com a descrição dos recursos de acessibilidade. Teclas de controle de hardware. Barra de acessibilidade. Apresentação do mapa de localização da instituição. Apresentação de formulário. Conteúdo alternativo para atalhos. Apresentação de documentos.

  • D.

    Teclas de instituições de apoio. Barra de portabilidade. Apresentação do mapa do sítio. Editores de formulário. Conteúdo alternativo para imagens. Apresentação de documentos.

  • E.

    Página com a descrição dos motivos para acessibilidade. Teclas de atalho. Barra de interface. Apresentação do organizador do sítio. Apresentação de formulário. Conteúdo alternativo para imagens. Apresentação de atuadores.

A figura abaixo representa o diagrama UML denominado:

  • A.

    Diagrama de Classes.

  • B.

    Diagrama deAtividade.

  • C.

    Diagrama de Caso de Uso.

  • D.

    Diagrama de Sequência.

  • E.

    Diagrama de Componentes.

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