Questões sobre Engenharia de Software

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Durante o desenvolvimento de um software, é comum a realização de testes, com o objetivo de analisar e concluir se o software está sendo desenvolvido em conformidade com as especificações. Nesse contexto, observe as afirmativas a seguir, estabelecidas por Boehm.

I. Estamos construindo o produto correto?

II. Estamos construindo o produto corretamente?

Essas afirmativas estão relacionadas, respectivamente, aos conceitos de

  • A. validação e verificação.
  • B. verificação e validação.
  • C. avaliação e aceitação.
  • D. aceitação e avaliação.

Em relação aos nós de um diagrama de implantação, marque a alternativa que NÃO representa um exemplo de nó:

  • A.

    Processador.

  • B.

    Programa.

  • C.

    Roteador

  • D.

    Sensor.

Observe a figura, que ilustra o modelo de um sistema em teste.

No modelo, o testador fornece as entradas para o componente ou o sistema e examina as saídas correspondentes. Se as saídas não forem as previstas, o teste detectou um problema com o software. Este teste é conhecido como teste de

  • A. configuração.
  • B. caixa preta.
  • C. caixa branca.
  • D. desempenho.

Quando um projeto de software está atrasado a solução recomendada é adicionar imediatamente mais pessoas à equipe.

PORQUE

O principal recurso no desenvolvimento de software são as pessoas.

 Analisando-se as afirmações acima, conclui-se que

  • A. as duas afirmações são verdadeiras, e a segunda justifica a primeira.
  • B. as duas afirmações são verdadeiras, e a segunda não justifica a primeira.
  • C. a primeira afirmação é verdadeira, e a segunda é falsa.
  • D. a primeira afirmação é falsa, e a segunda é verdadeira.
  • E. as duas afirmações são falsas.

Em relação ao diagrama de Interação, marque a alternativa INCORRETA:

  • A.

    Há dois tipos de diagrama de Interação: diagrama de sequência e diagrama de colaboração.

  • B.

    No diagrama de sequência, a ênfase está na ordem aleatória das mensagens trocadas entre os objetos.

  • C.

    Um diagrama de Interação representa as mensagens trocadas entre os objetos para a execução dos cenários dos casos de uso do sistema.

  • D.

    O diagrama de colaboração enfatiza os relacionamentos que há entre os objetos que participam da realização de um cenário.

O Subversion ou simplesmente SVN é uma ferramenta de controle de versão de projeto muito poderosa que permite, além do desenvolvimento colaborativo a partir de um repositório único, merge de conteúdo, armazenamento de logs e geração de estatísticas diversas. Dentre as boas práticas, toda revisão deve ser comentada para facilitar o entendimento das alterações realizadas. Além disso, o código no diretório trunk deve sempre estar pronto para ser compilado e colocado em produção, se necessário. Nesse sentido, uma ferramenta de Integração Contínua deve ser utilizada para a geração de builds de teste a cada commit em todas as noites ao longo da semana. Uma dessas ferramentas é conhecida por

  • A. TestControl.
  • B. DataControl.
  • C. CruiseControl.
  • D. BranchControl.

Em uma discussão sobre testes, um grupo de programadores emitiu as afirmativas a seguir.

I - Durante um teste, é possível provar apenas a existência de erros, não sua ausência.

II - Durante um teste de validação, são construídos casos de teste com a fi nalidade de expor defeitos.

III - Na verificação, procura-se saber se o produto está sendo construído de forma correta.

Estão corretas as afirmativas

  • A. I, apenas.
  • B. II, apenas.
  • C. III, apenas.
  • D. I e III, apenas.
  • E. I, II e III.

O processo de testes é uma atividade fundamental no desenvolvimento de um software. São estágios do processo de testes, EXCETO:

  • A.

    Teste de unidade.

  • B.

    Teste de depuração.

  • C.

    Teste de sistema.

  • D.

    Teste de aceitação.

Observe a figura, que representa uma ferramenta de processo, conhecida como Ciclo de Vida de Sistema. Devido ao encadeamento de uma fase com outra, esse modelo é conhecido como “cascata”. Observe.


Um das fases prevê a execução de atividades que envolvem a identificação e a descrição das abstrações fundamentais do sistema de software e suas relações e o estabelecimento de uma arquitetura geral para o sistema como um todo. Essa fase denomina-se

  • A. definição de requisitos.
  • B. projeto de sistema e software.
  • C. implementação e teste de unidade.
  • D. integração e teste de sistema.

Considere um sistema de software que foi modelado com o seguinte diagrama de casos de uso:

 

Ator 2 pode participar em interações com esse sistema que envolvam comportamentos do(s) caso(s) de uso

  • A. W, apenas.
  • B. W e X, apenas.
  • C. V e W, apenas.
  • D. U, W, X, Y e Z, apenas.
  • E. U, V, W, X, Y e Z.
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