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Ciência da Computação - Engenharia de Software - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
Na UML 2.0, há diversos tipos de dependência predefinidos. Dentre eles, há os tipos Vínculo e Abstração, cujos estereótipos são, respectivamente,
Ciência da Computação - Engenharia de Software - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
No projeto de uma interface humano-computador, o usuário tem papel fundamental em sua definição. Assim, é importante captar qual é a imagem do sistema que os usuários possuem. A essa imagem, atribui-se a denominação de modelo
Ciência da Computação - Engenharia de Software - Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da UEL (FAUEL) - 2012
Quanto a UML, o diagrama que é uma representação do estado ou situação em que um objeto pode se encontrar no decorrer da execução de processos de um sistema é nomeado de:
Diagrama de Sequencia
Diagrama de Caso de Uso
Diagrama de Classes
Diagrama de Transição de Estados
Ciência da Computação - Engenharia de Software - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
Com relação a conceitos gerais de engenharia de software, julgue os itens a seguir.
As atividades fundamentais relacionadas ao processo de construção de um software incluem a especificação, o desenvolvimento, a validação e a evolução do software.
COCOMO II é uma técnica de estimação que permite calcular, a partir de estimativas de tamanho do software, valores para o
Ciência da Computação - Engenharia de Software - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
Com relação a conceitos gerais de engenharia de software, julgue os itens a seguir.
A engenharia de software engloba processos, métodos e ferramentas. Um de seus focos é a produção de software de alta qualidade a custos adequados.
Em relação a requisitos de sistemas, considere:
I. O modo como um sistema deve reagir a certas entradas e o comportamento em que o sistema deve ter em certas situações e, em alguns casos, especificar o que o sistema não deve fazer, são chamados de requisitos não-funcionais.
II. As restrições aos serviços ou funções de um sistema, como, por exemplo, processos de desenvolvimento ou utilização de padrões, são requisitos de funcionamento do sistema ou requisitos funcionais.
III. Requisitos que vem do domínio da aplicação do sistema e refletem características ou restrições para aquele domínio são chamados de requisitos de domínio e podem ser requisitos funcionais e/ou não-funcionais.
Está correto o que se afirma em
III, apenas.
I, II e III.
I e II, apenas.
II e III, apenas.
I, apenas.
Ciência da Computação - Engenharia de Software - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
Tendo em vista que o desenvolvimento de um software compreende várias fases, que vão desde a definição básica até o uso do software, e que, nesse processo, diversos modelos, métodos e procedimentos de construção podem ser utilizados, julgue os itens subsecutivos.
No ciclo de vida da primeira versão do modelo em espiral, a etapa de análise de riscos é realizada dentro da fase de desenvolvimento.
herança.
agregação.
identidade.
multiplicidade.
polimorfismo.
Ciência da Computação - Engenharia de Software - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
O processo unificado é composto por 4 fases. As fases em que a atividade (ou disciplina) de desenvolvimento é mais acentuada são
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