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A UML 2.0 divide os diagramas em duas categorias, estruturais e de comportamento. São exemplos de diagramas estruturais e de comportamento, respectivamente, os diagramas de
classe e atividades.
comunicação e sequência.
componentes e objetos.
máquinas de estado e casos de uso.
casos de uso e sequência.
Sobre a análise de pontos por função, considere:
I. É um método de contagem padrão capaz de medir as funcionalidades de um sistema sobre o ponto de vista do desenvolvedor.
II. A contagem sem ajustes (UFPC − unadjusted function point count) reflete as funcionalidades contáveis específicas disponibilizadas pelo sistema ou aplicação para o usuário.
III. É uma ferramenta para ajudar usuários a determinar os benefícios de um pacote de aplicativos para sua empresa por meio de contagem das funcionalidades que especificamente atendem seus requerimentos.
Está correto o que consta em
II, apenas.
I e II, apenas.
I e III, apenas.
II e III, apenas.
I, II e III.
Em relação a princípios de segurança de aplicações, conforme definição da OWASP, é INCORRETO afirmar:
São coleções desejáveis de propriedades de aplicações, comportamentos, arquiteturas e práticas de implementação.
Para que sejam úteis, os princípios devem ser avaliados, interpretados e aplicados para resolver um problema específico.
Visam a garantir a segurança de aplicações e programas, utilizando técnicas para proteção do sigilo do código fonte.
É um conjunto de tarefas que tenta reduzir a possibilidade de ocorrência de ataques e o impacto destes ataques, caso ocorram.
Utilizam primitivas de arquitetura neutra e de linguagem independente, que podem ser utilizadas na maioria dos métodos de desenvolvimento de software.
Os objetivos globais referentes à auditoria de sistemas aplicativos NÃO incluem
integridade e privacidade.
confidencialidade e disponibilidade.
acuidade e auditabilidade.
versatilidade e manutenibilidade.
irreversibilidade e retratabilidade.
Considere:
I. Contagem de pf detalhada.
II. Contagem de pf estimativa.
III. Contagem de pf indicativa.
Quanto ao tipo de contagem, a Netherlands Software Metrics Association reconhece o que consta em
I, apenas.
I e II, apenas.
II, apenas.
II e III, apenas.
I, II e III.
A Engenharia de Software
é uma área da computação que visa abordar de modo sistemático as questões técnicas e não técnicas no projeto, implantação, operação e manutenção no desenvolvimento de um software.
consiste em uma disciplina da computação que aborda assuntos relacionados a técnicas para a otimização de algoritmos e elaboração de ambientes de desenvolvimento.
trata-se de um ramo da TI que discute os aspectos técnicos e empíricos nos processos de desenvolvimento de sistemas, tal como a definição de artefatos para a modelagem ágil.
envolve um conjunto de itens que abordam os aspectos de análise de mercado, concepção e projeto de software, sendo independente da engenharia de um sistema.
agrupa as melhores práticas para o concepção, projeto, operação e manutenção de artefatos que suportam a execução de programas de computador, tais como as técnicas de armazenamento e as estruturas em memória principal.
Ciência da Computação - Engenharia de Software - Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos (FEPESE) - 2012
Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras ( V ) e as falsas ( F ), com relação aos modelos de processos para desenvolvimento de software.
( ) O modelo em cascata possui fases de projeto ou design, implementação e manutenção.
( ) O modelo em espiral prevê um único ciclo de especificação, projeto e desenvolvimento.
( ) O Scrum é um método baseado no modelo em cascata.
( ) O modelo iterativo e incremental inicia após o levantamento de todos os requerimentos.
( ) Modelos de desenvolvimento ágil são geralmente baseados no modelo iterativo e incremental.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
V F V V F
V F V V F
V F F F V
F V V F V
F V F V F
Uma análise de pf que obtém 6 EEs médios, 2 AIEs complexos, 2 ALIs simples, 8 SEs médias, 1 SE complexa e 5 CEs médias, após a contagem, apresentará, em pontos brutos, o valor
126.
127.
132.
138.
142.
O Ciclo de Vida de um Sistema especifica todas as fases de desenvolvimento, desde sua concepção até o processo de manutenção e declínio. No que diz respeito ao desenvolvimento de software, existem alguns processos conhecidos. Um destes processos, possui característica iterativa e incremental, inicia cada fase do projeto realizando um planejamento prévio, realiza a execução da fase, verifica o progresso e os resultados da fase (riscos, lições aprendidas) e incrementa novos objetivos para a fase seguinte, seguindo para a próxima iteração. O processo de software em questão é o
modelo espiral.
ciclo de vida em cascata.
modelo de desenvolvimento evolucionário (prototipação).
modelo de desenvolvimento ágil.
método de desenvolvimento Cleanroom (Sala Limpa).
Ciência da Computação - Engenharia de Software - Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos (FEPESE) - 2012
Assinale a alternativa que representa uma característica do Diagrama de Sequência.
É um dos diagramas estruturais da UML.
A passagem do tempo é contada de cima para baixo no contexto do diagrama.
As interações entre objetos são representadas por setas rotuladas que ligam as linhas do tempo verticalmente.
Os objetos envolvidos na interação são organizados verticalmente, com uma linha horizontal ligada a cada objeto.
Os fluxos de dados são fundamentais para a interação, e são representados por setas rotuladas.
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