Lista completa de Questões sobre Engenharia de Software para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Ciência da Computação - Engenharia de Software - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Com relação a requisitos de software, julgue os itens a seguir.
Uma técnica para levantamento de requisitos eficiente e recomendada pelo SWEBOK é o envio de questionário por e-mail, visto ser uma forma de se elucidar com precisão as necessidades do usuário.
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Com relação a requisitos de software, julgue os itens a seguir.
O gerenciamento de requisitos é uma atividade básica que deve anteceder as demais atividades da engenharia de software, pois é pré-requisito para todas elas.
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Com relação a requisitos de software, julgue os itens a seguir.
A especificação de requisitos é uma atividade fundamental do processo de software, mas carece de normas e técnicas que auxiliem as equipes nessa tarefa.
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Com relação a requisitos de software, julgue os itens a seguir.
A validação de requisitos deve ser feita tanto por meio da análise subjetiva quanto por meio de atividades técnicas de revisão, prototipação, validação de modelo e testes de aceitação.
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Considerando a figura acima, assinale a opção correta, a respeito de UML (
unified modelling language). Na figura,
É incorreto afirmar que PERSON seja o nome da classe.
First name e Last name são instâncias da classe PERSON.
Na figura, PERSON representa uma instância com os métodos First name, Last name, Age e Weight; enquanto set_first_name e get_first_name representam operações.
Na figura, set_age e get_age são métodos associados aos atributos da classe e dependem da instância que esta assuma para funcionar.
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A respeito da engenharia de software, julgue os itens de 101 a 109.
O modelo em espiral, que descreve o processo de desenvolvimento de um software, apresenta uma espiral em que cada loop representa uma fase distinta desse processo. A ausência de risco nesse modelo o diferencia dos demais modelos de software.
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A respeito de análise de requisitos, julgue os itens a seguir.
I O usuário deve ser capaz de pesquisar tanto no banco de dados inteiro como em uma parte dele.
II A interface de usuário para o sistema deve ser implementada em HTML sem frames ou em applets Java.
III O sistema deve fornecer visões apropriadas para que o usuário possa ler documentos.
IV Cada ordem deve ter um identificador único (OSID), que o usuário deve poder copiar na área permanente de armazenamento da conta.
V O processo de desenvolvimento do sistema e os documentos devem ser realizados conforme o padrão interno da empresa.
São requisitos funcionais apenas os itens
I, II e III.
I, II e V.
I, III e IV.
II, IV e V.
III, IV e V.
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Julgue os itens de 61 a 70, a respeito de engenharia de software.
De acordo com o IEEE (Institute of Electric and Electronic Engineers), engenharia de software é sinônimo de engenharia de sistemas, ou seja, é a aplicação de uma abordagem sistemática, disciplinada e quantificável, para o desenvolvimento, a operação e a manutenção de software.
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A respeito da engenharia de software, julgue os itens de 101 a 109.
O extreme programming (XP) constitui método ágil de desenvolvimento de software. Uma das práticas que se enquadram nos princípios dos métodos ágeis é a programação em pares, que promove o compartilhamento da autoria do código do sistema. Além dessa vantagem, a programação em pares atua como processo informal de revisão porque cada linha de código é vista por pelo menos duas pessoas.
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Julgue os itens a seguir, a respeito da engenharia de requisitos de software.
Durante a elicitação de requisitos de um projeto pode ser empregada uma técnica denominada workshop, na qual os principais stakeholders de um projeto são reunidos por um curto período de tempo. Essa técnica prevê a existência de um facilitador, que deve ser um dos stakeholders e não deve interferir nas decisões do grupo ou emitir opiniões.
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