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Ciência da Computação - Engenharia de Software - Instituto de Estudos Superiores do Extremo Sul (IESES) - 2009
Sobre o Paradigma de Orientação a Objetos e a figura apresentada a seguir são feitas as seguintes afirmações:
I. A UML representa a linguagem de programação fundamental para representação de diagramas, sendo que sua versão padrão é a 2.5.
II. A Figura apresentada mostra a relação de agregação entre as duas classes, sendo que este é um dos principais relacionamentos de classes.
III. Na Figura apresentada a classe Aluno herda todos os métodos e atributos da classe Pessoa.
Assinale a opção apresentada a seguir que liste TODAS as afirmativas corretas citadas anteriormente:
II
III
II e III
I e III
Ciência da Computação - Engenharia de Software - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
A respeiro dos diagramas da UML, julgue os itens subsequentes.
Os diagramas em UML podem ser estáticos ou dinâmicos. O diagrama de classes é um exemplo de um diagrama dinâmico.
Ciência da Computação - Engenharia de Software - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Conforme o SWEBOK, corpo de conhecimento da engenharia de software, a engenharia de software é a aplicação de uma abordagem sistemática, disciplinada e quantificada ao desenvolvimento, operação e manutenção de software. Julgue os itens a seguir acerca das informações apresentadas e dos conceitos de engenharia de software.
Entre os modelos de ciclo de vida de software, o modelo espiral possui maior proximidade com as práticas da engenharia clássica empregadas, por exemplo, na construção de casas, quando comparado aos modelos cascata e de componentes reusáveis.
Ciência da Computação - Engenharia de Software - Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da Educação de Mato Grosso do Sul (FADEMS) - 2009
Assinale somente a alternativa que caracteriza o modelo de desenvolvimento RUP (Rational Unified Process).
Utiliza o modelo de desenvolvimento de software sequencial no qual o desenvolvimento é visto como um fluir constante para frente através das fases de análise de requisitos, projeto, implementação, testes (validação), integração e manutenção de software.
Arquitetura baseada em componentes cria um sistema que é facilmente extensível, intuitivo e de fácil compreensão e promove a reusabilidade de software.
Reuniões rápidas, apenas abordando tarefas realizadas e tarefas a realizar pela equipe.
O RUP sugere que o cliente esteja no dia-a-dia do projeto, acompanhando os passos dos desenvolvedores, sendo que a sua ausência representa sérios riscos ao projeto.
O desenvolvimento RUP remove a necessidade de depuração do programa, pois assegurando que os erros nunca serão introduzidos no sistema.
Ciência da Computação - Engenharia de Software - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
A respeiro dos diagramas da UML, julgue os itens subsequentes.
Um diagrama de casos de uso descreve um cenário que mostra as funcionalidades do sistema do ponto de vista do usuário. É comum o uso de atores nesse diagrama.
Ciência da Computação - Engenharia de Software - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Conforme o SWEBOK, corpo de conhecimento da engenharia de software, a engenharia de software é a aplicação de uma abordagem sistemática, disciplinada e quantificada ao desenvolvimento, operação e manutenção de software. Julgue os itens a seguir acerca das informações apresentadas e dos conceitos de engenharia de software.
Entre as metodologias de desenvolvimento de software atualmente empregadas destacam-se as abordagens embasadas no modelo unificado e as abordagens ágeis. O uso das técnicas de test-driven design, refactoring, design patterns e pair programming é, entre os modelos acima, maior nas abordagens do modelo unificado. Por outro lado, o uso de ferramentas CASE-UML é mais comum nas abordagens ágeis.
O Processo Unificado se caracteriza por ser um
ciclo de desenvolvimento de software em cascata, centrado na arquitetura e guiado pela modelagem de negócio.
ciclo de desenvolvimento de software sequencial com todos os entregáveis produzidos em uma só fase.
processo de software específico para reengenharia, centrado em objetos e orientado a casos de uso.
processo de software iterativo e incremental, centrado na arquitetura e guiado por casos de uso.
processo de software interativo, centrado na temporalidade dos negócios e orientado a eventos.
Ciência da Computação - Engenharia de Software - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
A respeiro dos diagramas da UML, julgue os itens subsequentes.
Um diagrama de casos de uso descreve um cenário que mostra as funcionalidades do sistema do ponto de vista do usuário. É comum o uso de atores nesse diagrama.
Ciência da Computação - Engenharia de Software - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Conforme o SWEBOK, corpo de conhecimento da engenharia de software, a engenharia de software é a aplicação de uma abordagem sistemática, disciplinada e quantificada ao desenvolvimento, operação e manutenção de software. Julgue os itens a seguir acerca das informações apresentadas e dos conceitos de engenharia de software.
Acerca de métodos e técnicas de estimativas de software, é correto afirmar que a técnica PERT é mais conveniente para a produção de estimativas de custo e esforço que para a produção de estimativas de prazo.
No âmbito da UML, é o mais importante detalhe que pode ser especificado para atributos e operações de um classificador e cuja especificidade, que pode ser de quatro níveis diferentes (ex. pacote), é utilizável por outros. Tratase de
usabilidade.
parâmetro.
instância.
visibilidade.
escopo de efeito.
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