Questões sobre Engenharia de Software

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Sobre o Paradigma de Orientação a Objetos e a figura apresentada a seguir são feitas as seguintes afirmações:

 

I. A UML representa a linguagem de programação fundamental para representação de diagramas, sendo que sua versão padrão é a 2.5.

II. A Figura apresentada mostra a relação de agregação entre as duas classes, sendo que este é um dos principais relacionamentos de classes.

III. Na Figura apresentada a classe Aluno herda todos os métodos e atributos da classe Pessoa.

 

Assinale a opção apresentada a seguir que liste TODAS as afirmativas corretas citadas anteriormente:

  • A.

    II

  • B.

    III

  • C.

    II e III

  • D.

    I e III

A respeiro dos diagramas da UML, julgue os itens subsequentes.

Os diagramas em UML podem ser estáticos ou dinâmicos. O diagrama de classes é um exemplo de um diagrama dinâmico.

  • C. Certo
  • E. Errado

Conforme o SWEBOK, corpo de conhecimento da engenharia de software, a engenharia de software é a aplicação de uma abordagem sistemática, disciplinada e quantificada ao desenvolvimento, operação e manutenção de software. Julgue os itens a seguir acerca das informações apresentadas e dos conceitos de engenharia de software.

Entre os modelos de ciclo de vida de software, o modelo espiral possui maior proximidade com as práticas da engenharia clássica empregadas, por exemplo, na construção de casas, quando comparado aos modelos cascata e de componentes reusáveis.

  • C. Certo
  • E. Errado

Assinale somente a alternativa que caracteriza o modelo de desenvolvimento RUP (Rational Unified Process).

  • A.

    Utiliza o modelo de desenvolvimento de software sequencial no qual o desenvolvimento é visto como um fluir constante para frente através das fases de análise de requisitos, projeto, implementação, testes (validação), integração e manutenção de software.

  • B.

    Arquitetura baseada em componentes cria um sistema que é facilmente extensível, intuitivo e de fácil compreensão e promove a reusabilidade de software.

  • C.

    Reuniões rápidas, apenas abordando tarefas realizadas e tarefas a realizar pela equipe.

  • D.

    O RUP sugere que o cliente esteja no dia-a-dia do projeto, acompanhando os passos dos desenvolvedores, sendo que a sua ausência representa sérios riscos ao projeto.

  • E.

    O desenvolvimento RUP remove a necessidade de depuração do programa, pois assegurando que os erros nunca serão introduzidos no sistema.

A respeiro dos diagramas da UML, julgue os itens subsequentes.

Um diagrama de casos de uso descreve um cenário que mostra as funcionalidades do sistema do ponto de vista do usuário. É comum o uso de atores nesse diagrama.

  • C. Certo
  • E. Errado

Conforme o SWEBOK, corpo de conhecimento da engenharia de software, a engenharia de software é a aplicação de uma abordagem sistemática, disciplinada e quantificada ao desenvolvimento, operação e manutenção de software. Julgue os itens a seguir acerca das informações apresentadas e dos conceitos de engenharia de software.

Entre as metodologias de desenvolvimento de software atualmente empregadas destacam-se as abordagens embasadas no modelo unificado e as abordagens ágeis. O uso das técnicas de test-driven design, refactoring, design patterns e pair programming é, entre os modelos acima, maior nas abordagens do modelo unificado. Por outro lado, o uso de ferramentas CASE-UML é mais comum nas abordagens ágeis.

  • C. Certo
  • E. Errado

O Processo Unificado se caracteriza por ser um

  • A.

    ciclo de desenvolvimento de software em cascata, centrado na arquitetura e guiado pela modelagem de negócio.

  • B.

    ciclo de desenvolvimento de software sequencial com todos os entregáveis produzidos em uma só fase.

  • C.

    processo de software específico para reengenharia, centrado em objetos e orientado a casos de uso.

  • D.

    processo de software iterativo e incremental, centrado na arquitetura e guiado por casos de uso.

  • E.

    processo de software interativo, centrado na temporalidade dos negócios e orientado a eventos.

A respeiro dos diagramas da UML, julgue os itens subsequentes.

Um diagrama de casos de uso descreve um cenário que mostra as funcionalidades do sistema do ponto de vista do usuário. É comum o uso de atores nesse diagrama.

  • C. Certo
  • E. Errado

Conforme o SWEBOK, corpo de conhecimento da engenharia de software, a engenharia de software é a aplicação de uma abordagem sistemática, disciplinada e quantificada ao desenvolvimento, operação e manutenção de software. Julgue os itens a seguir acerca das informações apresentadas e dos conceitos de engenharia de software.

Acerca de métodos e técnicas de estimativas de software, é correto afirmar que a técnica PERT é mais conveniente para a produção de estimativas de custo e esforço que para a produção de estimativas de prazo.

  • C. Certo
  • E. Errado

No âmbito da UML, é o mais importante detalhe que pode ser especificado para atributos e operações de um classificador e cuja especificidade, que pode ser de quatro níveis diferentes (ex. pacote), é utilizável por outros. Tratase de

  • A.

    usabilidade.

  • B.

    parâmetro.

  • C.

    instância.

  • D.

    visibilidade.

  • E.

    escopo de efeito.

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