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Ciência da Computação - Engenharia de Software - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Acerca de engenharia de software, julgue os itens a seguir.
Na disciplina de teste, o produto de software é executado para se verificar a presença de defeitos e aumentar a confiança na correção do produto, mas a execução de testes geralmente não é capaz de demonstrar que um software está correto. Atividades de teste, que podem ser realizadas durante o desenvolvimento, tipicamente são as seguintes: planejar atividades de teste, projetar testes, executar testes e avaliar resultados.
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Acerca de engenharia de software, julgue os itens a seguir.
As técnicas de teste admitem a classificação como estrutural, funcional, com base em erros e com base em máquinas de estados finitos. Na técnica funcional, os requisitos de teste são estabelecidos com base em uma dada implementação. Na técnica estrutural, os requisitos são estabelecidos com base na especificação, sem necessidade de conhecimentos sobre uma dada implementação. Na técnica com base em erros, os requisitos são definidos explorando-se erros típicos durante um desenvolvimento. Na técnica com base em máquinas de estados finitos, para determinar requisitos de teste, são usadas máquinas de estado.
No processo de engenharia de software, os requisitos funcionais podem ser também definidos como requisitos de
qualidade.
capacidade.
segurança.
desempenho.
manutenção.
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Acerca de metodologias de desenvolvimento, julgue os itens de 79 a 90.
No Processo Unificado, atividades são organizadas em fluxos de atividades. Algumas atividades produzem artefatos, que podem ser de engenharia ou gerenciais. Entre os artefatos criados, há modelos que visam especificar o sistema a partir de certos pontos de vista e níveis de abstração.
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Acerca de engenharia de software, julgue os itens a seguir.
Ao longo do desenvolvimento, artefatos produzidos podem ser revisados, objetivando garantir que os mesmos apresentem, pelo menos, a qualidade mínima especificada. Não apenas o código, mas também outros artefatos podem ser revisados. Os defeitos encontrados pelas revisões referem-se à faltas (fault), enquanto os defeitos encontrados por testes são falhas do software, pois testes avaliam a qualidade comparando o comportamento esperado com o observado.
Considere:
I. Farol ligado.
II. Comprar produto.
III. Máquina elétrica.
Os itens acima são representados em diagramas UML, respectivamente, como
estado, caso de uso e classe.
estado, classe e caso de uso.
caso de uso, estado e classe.
caso de uso, classe e estado.
classe, estado e caso de uso.
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Acerca de metodologias de desenvolvimento, julgue os itens de 79 a 90.
No Processo Unificado, a vida de um sistema é dividida em ciclos; cada ciclo, por sua vez, é dividido em fases e, entre as fases, tem-se a fase Construção, na qual as atividades visam capturar requisitos ainda não capturados na fase anterior e produzir uma arquitetura executável, a ser usada na fase Elaboração.
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Acerca de engenharia de software, julgue os itens a seguir.
Um item de configuração de software é um item produzido no desenvolvimento para o qual é importante realizar o controle de alterações. Um conjunto de tais itens compõe uma configuração de software. A gerência de configuração envolve identificação e controle o qual abrange o controle das mudanças e das versões.
Um critério de teste de software baseado no fluxo de dados de aplicação pode ser utilizado como uma técnica de teste baseada
na especificação.
no código.
em falhas.
no uso da aplicação.
na intuição e experiência do engenheiro.
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Acerca de metodologias de desenvolvimento, julgue os itens de 79 a 90.
O Processo Unificado é iterativo e incremental. Ao final de cada iteração, a qual é um miniprojeto, os modelos que representam o sistema encontram-se em um determinado estado, denominado baseline. As atividades de cada fase de um ciclo de vida podem ser distribuídas entre várias iterações.
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