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Ciência da Computação - Engenharia de Software - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Acerca de engenharia de software, julgue os itens a seguir.
Em um processo de manutenção, há atividades que provêem serviços de manutenção ao software. Em um processo, a manutenção, ativada quando o software é modificado, pode ser adaptativa, corretiva, perfectiva ou preventiva. É corretiva se, por exemplo, objetiva corrigir desvios em relação ao padrão de codificação; é perfectiva se, por exemplo, visa incluir novas funcionalidades.
No processo de gerenciamento de configuração de software, um conjunto de itens de configuração que deve ser controlado, formalmente designado e fixado num tempo específico do ciclo de vida do software, é denominado
software configuration.
item relationships.
acquiring items.
baseline.
version.
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Acerca de metodologias de desenvolvimento, julgue os itens de 79 a 90.
Os requisitos de um sistema são descrições dos serviços fornecidos pelo sistema e suas restrições operacionais. O processo de descobrir, analisar, documentar e verificar esses serviços e restrições é denominado engenharia de requisitos. Requisitos de um sistema de software podem ser funcionais, não funcionais ou de domínio.
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Acerca de tecnologias usadas no desenvolvimento de aplicações, julgue os itens subseqüentes.
Acerca do JBoss é correto afirmar: MBeans são componentes na arquitetura do servidor; minimal, default, production e all são possíveis configurações do servidor; informações de configuração estão no arquivo jbossservice. xml que deve ser armazenado no diretório data; o início da execução do servidor faz-se via comando
O objetivo da Engenharia de Software é estabelecer uma sistemática abordagem de desenvolvimento, através de ferramentas e técnicas apropriadas, dependendo do problema a ser abordado, considerando restrições e recursos disponíveis. A Engenharia de Software
I. não se confunde com a Ciência da Computação, pois enquanto esta visa o desenvolvimento de teorias e fundamentações, a Engenharia de Software se preocupa com as práticas de desenvolvimento de software.
II. tem como foco único o tratamento dos aspectos de desenvolvimento de software, o que a diferencia da Engenharia de Sistemas, que trata dos sistemas baseados em computadores, incluindo hardware e software.
III. tem como métodos as abordagens estruturadas para o desenvolvimento de software que incluem os modelos de software, notações, regras e maneiras de desenvolvimento.
IV. segue princípios, tais como, o da Abstração, que identifica os aspectos importantes sem ignorar os detalhes e o da Composição, que agrupa as atividades em um único processo para distribuição aos especialistas.
É correto o que consta em
I e II, apenas.
III e IV, apenas.
I, II e III, apenas.
II, III e IV, apenas.
I, II, III e IV.
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Acerca de metodologias de desenvolvimento, julgue os itens de 79 a 90.
No Processo Unificado, um modelo de casos de uso é um artefato construído por analistas de sistemas e especificadores de casos de uso na disciplina Implementação. Esse artefato informa o que o sistema realiza para diferentes atores via casos de uso, que especificam as ações que o sistema executa ao interagir com os atores.
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Acerca de tecnologias usadas no desenvolvimento de aplicações, julgue os itens subseqüentes.
Acerca do servidor Apache HTTP, é correto afirmar que: em máquinas com Windows, o servidor pode ser executado como um serviço; em máquinas com Unix, o httpd pode ser executado como um daemon em background; pode-se configurar o servidor via diretivas em httpd.conf.
Em Arquitetura de Software, um estilo de arquitetura é a descrição de tipos de componentes, dos padrões que guiam a interação entre eles e de suas restrições. Nesse sentido, considere:
Ele oferece decomposição controlada das tarefas em subtarefas cooperativas. Antes de projetar um sistema, coleta-se os requisitos, transformando-os em especificações, considerando-se que os requisitos estão bem definidos e estáveis. Inclui os padrões Camada (Layers), Canos e Filtros (Pipes and Filters) e Blackboard.
Trata-se do estilo de arquitetura:
From mud to structure.
sistemas distribuídos.
sistemas interativos.
sistemas adaptáveis.
time-sharing.
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Acerca de metodologias de desenvolvimento, julgue os itens de 79 a 90.
No Processo Unificado, modelos de projeto contêm classes de projeto e seus objetos; cada classe de projeto representa uma abstração de classes no modelo de análise; em uma classe de projeto, os atributos são conceituais e os comportamentos são definidos via responsabilidades, que são descrições textuais dos comportamentos.
Representar a arquitetura de software em várias visões, utilizando vários modelos, produz um resultado mais consistente uma vez que há muita informação dissociada para retratar em um único modelo. Nesse sentido considere os itens abaixo, relativos aos principais esquemas de visões:
I. Um esquema que ressalta, em separado, os detalhes estático, dinâmico e funcional dos objetos identificados no sistema, ou seja, cada objeto possui sua estrutura e sua descrição definidas do ponto de vista estático, dinâmico e funcional.
II. As visões determinam uma seqüência de atividades que ocorrem no tempo, ou seja, uma evolução incremental dos conceitos do negócio e suas representações. Primeiro devem ser pensados os detalhes da visão lógica para, em seguida, se pensar nos detalhes da visão física. As semânticas determinam as representações estática e dinâmica de ambas as visões.
III. Um esquema onde as visões são coordenadas com o objetivo de representar a arquitetura como um modelo de abstração que possui o foco na estrutura nos elementos essenciais, sugerindo a notação UML [Booch98] como principal mecanismo de representação dos propósitos das visões.
IV. Um esquema onde vários propósitos são atendidos pelas visões, tais como, abordar a organização lógica do sistema, organizar suas funcionalidades, abordar os aspectos de concorrência e descrever a distribuição física do software na plataforma utilizada. As visões se dividem em lógica, de processo, de desenvolvimento, de implementação e de casos de uso.
Os itens acima referem-se, respectivamente, às visões
do RM-ODP; da OMT; de 4+1(RUP); de Zackman.
da OMT; de Booch; de 4+1(RUP); de 4+1(RUP).
de Zackman; de 4+1(RUP); do RM-ODP; do RM-ODP.
do RM-ODP; da OMT; de Booch; de Zackman.
de Booch; de Zakman; da OMT; do RM-ODP.
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