Questões sobre Engenharia de Software

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Analise as seguintes afirmações sobre Requisitos Funcionais e Não-funcionais.

I. Requisitos funcionais são as funcionalidades do software, as necessidades descritas pelo cliente/usuário, o comportamento específico, as regras do negócio de um sistema.

II. Requisitos não-funcionais são restrições de projeto e de implementação que dão suporte aos requisitos funcionais. Diferente dos requisitos funcionais, os requisitos não-funcionais estão ligados à forma com que o software opera e não, ao comportamento específico deste.

III. Exemplos de requisitos não-funcionais são: desempenho, distribuição, persistência e segurança.

Assinale a alternativa que contém a(s) afirmação(ões) CORRETA(S).

  • A. Apenas I.
  • B. Apenas II.
  • C. Apenas II e III.
  • D. Apenas III.
  • E. I, II e III.

A análise de pontos de função é uma técnica utilizada para estabelecer uma medida da funcionalidade de um programa em unidades de pontos de função, visando avaliar a produtividade e a realização de estimativas em um projeto de software. Em relação a essa técnica, pode-se afirmar:

I. Os pontos de função são independentes de linguagem, desse modo, a produtividade, em diferentes linguagens de programação, pode ser comparada sem grandes distorções.

II. A análise de pontos de função é de natureza objetiva, não dependendo, portanto, de quem faz a contagem dos pontos.

III. A contagem dos pontos de função  baseia-se na avaliação das seguintes características dos programas: entradas e saídas externas; , interações com os usuários; , interfaces externas; e arquivos utilizados pelo sistema.

IV. A análise de pontos de função, não  leva em conta a complexidade geral do sistema, influenciada por fatores, tais como: o grau de processamento distribuído, o desempenho e a quantidade de reuso.

V. A análise de pontos de função é mais apropriada para sistemas de processamento de dados dominados por operações de entrada e saída.

Estão corretas apenas:

  • A. III, IV e V
  • B. I e V
  • C. II, III e IV
  • D. I, III e V
  • E. I, II, IV e V

Dependendo da fase em que se encontre o desenvolvimento, é necessário dar maior prioridade a determinadas atividades da engenharia de requisitos. Sobre a Priorização de Atividades na Gerência de Requisitos de Software, analise as seguintes afirmações.

I. Atividades de identificação de requisitos, elicitação das necessidades dos stakeholders e captura de um vocabulário comum devem ser priorizadas nas primeiras iterações de um desenvolvimento de software.

II. A revisão de requisitos é um exemplo de atividade de requisito, normalmente executada mais no final do desenvolvimento do software.

III. Uma atividade que deve ser executada após a primeira iteração do desenvolvimento é a atividade de priorizar requisitos. Esta atividade utiliza o resultado de uma outra atividade de requisitos que deve ser executada ainda no início do desenvolvimento de software, a análise de riscos.

Assinale a alternativa que contém a(s) afirmação(ões) CORRETA(S).

  • A. Apenas I.
  • B. Apenas I e III.
  • C. Apenas II.
  • D. Apenas II e III.
  • E. I, II e III.

Dentre os modelos de desenvolvimento de software, destaca-se a prototipagem. Sabe-se que existem dois tipos de prototipagem: a exploratória e a descartável. Essa classificação se dá segundo a compreensão dos requisitos do software que está sendo desenvolvido. Considerando essas informações, pode-se afirmar:

I. A prototipagem exploratória deve ser utilizada quando os requisitos do software estão bem compreendidos.

II. A prototipagem descartável deve ser utilizada quando os requisitos do software não estão bem compreendidos.

III. A especificação dos requisitos é de responsabilidade única do desenvolvedor,. na prototipagem exploratória e na prototipagem descartável.

Está(ão) correta(s) apenas:

  • A. I e III
  • B. I e II
  • C. II
  • D. II e III
  • E. I

Analise as seguintes afirmações sobre Arquitetura de Software.

I. A arquitetura de um software representa a estrutura do sistema, ou seja, quais são os elementos do software, suas propriedades/serviços externos e como estes se relacionam.

 II. São exemplos típicos de componentes de uma arquitetura de software: interface com o usuário (apresentação), lógica (regras) do negócio, comunicação e (armazenamento de) dados.

III. Cliente-servidor, repositório, invocação implícita e camadas são exemplos de arquiteturas de software.

Assinale a alternativa que contém a(s) afirmação(ões) CORRETA(S).

  • A. Apenas I.
  • B. Apenas I e II.
  • C. Apenas II e III.
  • D. Apenas III.
  • E. I, II e III.

A utilização do modelo cascata de desenvolvimento de software é recomendada quando:

  • A. a possibilidade da decomposição funcional existe.
  • B. os requisitos são bem compreendidos desde o início.
  • C. a equipe de desenvolvimento é bem treinada.
  • D. os incrementos são pequenos.
  • E. o resultado da análise de risco é satisfatório.

Analise as seguintes afirmações sobre Implementação de Arquitetura em Camadas.

 I. Um disseminado tipo de arquitetura de software é a Arquitetura em Camadas. Nessa arquitetura, os elementos estão dispostos em 3 camadas (apresentação, negócio e dados).

II. Na arquitetura em camadas, os elementos ficam dispostos um sobre o outro, como camadas de uma lasanha. O elemento que se encontra na camada acima utiliza os serviços do elemento da camada abaixo, e um elemento só se relaciona com o elemento da camada imediatamente acima e com o elemento da camada imediatamente abaixo, se houver.

III. Um dos objetivos dessa arquitetura é que mudanças na implementação dos serviços de uma camada não devem afetar as demais, desde que as interfaces dos serviços oferecidos pelas camadas não sejam alteradas.

Assinale a alternativa que contém a(s) afirmação(ões) CORRETA(S).

  • A. Apenas I.
  • B. Apenas I e II.
  • C. Apenas II e III.
  • D. Apenas III.
  • E. I, II e III.

Analise as seguintes afirmações sobre UML.

I. UML é uma linguagem de modelagem de propósito geral, que tem como objetivo exclusivo a modelagem software e é utilizada pelo Rational Unified Process (RUP).

II. Existem diversos diagramas UML que lidam com os modelos funcional, de objeto e dinâmico e de validação de um sistema.

III. UML é uma linguagem que prevê sua extensibilidade através do uso de perfis (profiles) e estereótipos.

Assinale a alternativa que contém a(s) afirmação(ões) CORRETA(S).

  • A. Apenas I.
  • B. Apenas I e II.
  • C. Apenas II e III.
  • D. Apenas III.
  • E. I, II e III.

O diagrama da UML usado para modelar a visão de projeto estática ou a visão de processo estática de um sistema a partir da perspectiva de instâncias reais ou prototípicas é o diagrama de

  • a.

    Processos.

  • b.

    Comunicação.

  • c.

    Classe.

  • d.

    Seqüência.

  • e.

    Objetos.

Analise as seguintes afirmações sobre Diagrama de Classes.

I. O diagrama de classes é um diagrama UML, que modela a estrutura estática do sistema.

II. Informações que estão contidas no diagrama de classes são as classes do sistema, seus atributos e métodos bem como as relações existentes entre as classes.

III. São exemplos de relações entre classes em um diagrama de classes: agregação, associação, composição e especialização.

Assinale a alternativa que contém a(s) afirmação(ões) CORRETA(S).

  • A. Apenas I.
  • B. Apenas I e II.
  • C. Apenas II.
  • D. Apenas II e III.
  • E. Apenas III.
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