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Ciência da Computação - Engenharia de Software - Universidade de Pernambuco (UPE / UPENET / IAUPE) - 2007
Analise as seguintes afirmações sobre Requisitos Funcionais e Não-funcionais.
I. Requisitos funcionais são as funcionalidades do software, as necessidades descritas pelo cliente/usuário, o comportamento específico, as regras do negócio de um sistema.
II. Requisitos não-funcionais são restrições de projeto e de implementação que dão suporte aos requisitos funcionais. Diferente dos requisitos funcionais, os requisitos não-funcionais estão ligados à forma com que o software opera e não, ao comportamento específico deste.
III. Exemplos de requisitos não-funcionais são: desempenho, distribuição, persistência e segurança.
Assinale a alternativa que contém a(s) afirmação(ões) CORRETA(S).
Ciência da Computação - Engenharia de Software - Comissão Permanente do Vestibular / UFRN (COMPERVE) - 2007
A análise de pontos de função é uma técnica utilizada para estabelecer uma medida da funcionalidade de um programa em unidades de pontos de função, visando avaliar a produtividade e a realização de estimativas em um projeto de software. Em relação a essa técnica, pode-se afirmar:
I. Os pontos de função são independentes de linguagem, desse modo, a produtividade, em diferentes linguagens de programação, pode ser comparada sem grandes distorções.
II. A análise de pontos de função é de natureza objetiva, não dependendo, portanto, de quem faz a contagem dos pontos.
III. A contagem dos pontos de função baseia-se na avaliação das seguintes características dos programas: entradas e saídas externas; , interações com os usuários; , interfaces externas; e arquivos utilizados pelo sistema.
IV. A análise de pontos de função, não leva em conta a complexidade geral do sistema, influenciada por fatores, tais como: o grau de processamento distribuído, o desempenho e a quantidade de reuso.
V. A análise de pontos de função é mais apropriada para sistemas de processamento de dados dominados por operações de entrada e saída.
Estão corretas apenas:
Ciência da Computação - Engenharia de Software - Universidade de Pernambuco (UPE / UPENET / IAUPE) - 2007
Dependendo da fase em que se encontre o desenvolvimento, é necessário dar maior prioridade a determinadas atividades da engenharia de requisitos. Sobre a Priorização de Atividades na Gerência de Requisitos de Software, analise as seguintes afirmações.
I. Atividades de identificação de requisitos, elicitação das necessidades dos stakeholders e captura de um vocabulário comum devem ser priorizadas nas primeiras iterações de um desenvolvimento de software.
II. A revisão de requisitos é um exemplo de atividade de requisito, normalmente executada mais no final do desenvolvimento do software.
III. Uma atividade que deve ser executada após a primeira iteração do desenvolvimento é a atividade de priorizar requisitos. Esta atividade utiliza o resultado de uma outra atividade de requisitos que deve ser executada ainda no início do desenvolvimento de software, a análise de riscos.
Assinale a alternativa que contém a(s) afirmação(ões) CORRETA(S).
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Dentre os modelos de desenvolvimento de software, destaca-se a prototipagem. Sabe-se que existem dois tipos de prototipagem: a exploratória e a descartável. Essa classificação se dá segundo a compreensão dos requisitos do software que está sendo desenvolvido. Considerando essas informações, pode-se afirmar:
I. A prototipagem exploratória deve ser utilizada quando os requisitos do software estão bem compreendidos.
II. A prototipagem descartável deve ser utilizada quando os requisitos do software não estão bem compreendidos.
III. A especificação dos requisitos é de responsabilidade única do desenvolvedor,. na prototipagem exploratória e na prototipagem descartável.
Está(ão) correta(s) apenas:
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Analise as seguintes afirmações sobre Arquitetura de Software.
I. A arquitetura de um software representa a estrutura do sistema, ou seja, quais são os elementos do software, suas propriedades/serviços externos e como estes se relacionam.
II. São exemplos típicos de componentes de uma arquitetura de software: interface com o usuário (apresentação), lógica (regras) do negócio, comunicação e (armazenamento de) dados.
III. Cliente-servidor, repositório, invocação implícita e camadas são exemplos de arquiteturas de software.
Assinale a alternativa que contém a(s) afirmação(ões) CORRETA(S).
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A utilização do modelo cascata de desenvolvimento de software é recomendada quando:
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Analise as seguintes afirmações sobre Implementação de Arquitetura em Camadas.
I. Um disseminado tipo de arquitetura de software é a Arquitetura em Camadas. Nessa arquitetura, os elementos estão dispostos em 3 camadas (apresentação, negócio e dados).
II. Na arquitetura em camadas, os elementos ficam dispostos um sobre o outro, como camadas de uma lasanha. O elemento que se encontra na camada acima utiliza os serviços do elemento da camada abaixo, e um elemento só se relaciona com o elemento da camada imediatamente acima e com o elemento da camada imediatamente abaixo, se houver.
III. Um dos objetivos dessa arquitetura é que mudanças na implementação dos serviços de uma camada não devem afetar as demais, desde que as interfaces dos serviços oferecidos pelas camadas não sejam alteradas.
Assinale a alternativa que contém a(s) afirmação(ões) CORRETA(S).
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Analise as seguintes afirmações sobre UML.
I. UML é uma linguagem de modelagem de propósito geral, que tem como objetivo exclusivo a modelagem software e é utilizada pelo Rational Unified Process (RUP).
II. Existem diversos diagramas UML que lidam com os modelos funcional, de objeto e dinâmico e de validação de um sistema.
III. UML é uma linguagem que prevê sua extensibilidade através do uso de perfis (profiles) e estereótipos.
Assinale a alternativa que contém a(s) afirmação(ões) CORRETA(S).
O diagrama da UML usado para modelar a visão de projeto estática ou a visão de processo estática de um sistema a partir da perspectiva de instâncias reais ou prototípicas é o diagrama de
Processos.
Comunicação.
Classe.
Seqüência.
Objetos.
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Analise as seguintes afirmações sobre Diagrama de Classes.
I. O diagrama de classes é um diagrama UML, que modela a estrutura estática do sistema.
II. Informações que estão contidas no diagrama de classes são as classes do sistema, seus atributos e métodos bem como as relações existentes entre as classes.
III. São exemplos de relações entre classes em um diagrama de classes: agregação, associação, composição e especialização.
Assinale a alternativa que contém a(s) afirmação(ões) CORRETA(S).
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