Questões sobre Engenharia de Software

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A figura ao lado apresenta um diagrama de especificação de um software embasada em tecnologia de browsers web e XHTML 1.0 Strict. Trechos da especificação foram destacados em etapas numeradas de #1 a #8, à direita do diagrama. Acerca das informações apresentadas nesse diagrama, julgue os itens subseqüentes.

A transferência de dados na direção  é relativamente mais sigilosa, com relação ao uso dos métodos do protocolo http, durante a etapa #1 que durante a etapa #5.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação aos diagramas da UML, é correto afirmar que o diagrama de

  • a.

    componentes trata da organização dos componentes físicos do sistema, ou seja, como browsers, servers e aplicações se relacionam.

  • b.

    atividades mostra como um processo de negócio ou uma lógica computacional devem ser tratados dentro do sistema.

  • c.

    casos de Uso mostra como o fluxo de dados do sistema se relaciona com seus componentes e outros sistemas.

  • d.

    classes trata de aspectos estáticos e mostra como os objetos do sistema se relacionam entre si.

  • e.

    seqüência trata de aspectos dinâmicos e mostra como o sistema interage com seus usuários ou outros sistemas.

No ciclo de vida do Processo Unificado, os testes têm seu apogeu demonstrado na linha divisória entre

  • A.

    Concepção e Elaboração.

  • B.

    Requisitos e Análise.

  • C.

    Projeto e Construção.

  • D.

    Construção e Concepção.

  • E.

    Construção e Transição.

Sobre o Diagrama de Caso de Uso da UML, é correto afirmar que:

  • a.

    casos de uso são mais utilizados no levantamento de requisitos não funcionais do que no levantamento de requisitos funcionais.

  • b.

    são elementos obrigatórios de um caso de uso: Ator, Objetivo, Classe, Fronteira do Sistema, Fluxo principal, Fluxo Alternativo, Pré-condição e Pós-condição.

  • c.

    um ator pode ser um subsistema do sistema principal.

  • d.

    casos de uso podem definir relações de inclusão (includes), exclusão (excludes), extensão (extends) e generalização com outros casos de uso.

  • e.

    atores são agentes externos que correspondem a um papel (role) que um ser humano, um processo, um outro sistema ou um dispositivo de hardware desempenha ao interagir com a aplicação.

Embora os diagramas de seqüência e de colaboração na notação UML sejam semanticamente equivalentes, sabe-se que eles não explicitam visualmente a mesma informação. Analisando as sentenças afirmativas abaixo, que tratam das diferenças apresentadas entre esses dois diagramas,  identifique com V a(s) verdadeira(s) e com F, a(s) falsa(s):

( ) Um diagrama de colaboração enfatiza a organização dos objetos que participam de uma interação, enquanto um diagrama de seqüência enfatiza o ordenamento temporal das mensagens trocadas entre os objetos em uma interação.

( ) Um diagrama de colaboração representa diretamente o período de tempo de existência de um objeto transiente através da linha de vida (lifeline) desse objeto, enquanto um diagrama de seqüência não mostra explicitamente a linha de vida correspondente ao período de tempo de existência de um objeto transiente, embora mostre as mensagens para criação e destruição do mesmo.

( ) Um diagrama de colaboração capta visualmente o fluxo de controle entre os objetos de uma interação ao longo do tempo, enquanto um diagrama de seqüência capta visualmente o fluxo de controle no contexto da organização estrutural dos objetos de uma interação.

( ) Um diagrama de colaboração usa um número de seqüência prefixado às mensagens para indicar a ordem no tempo do envio de mensagens entre os objetos de uma interação, enquanto um diagrama de seqüência usa o eixo y (de cima para baixo) para indicar a ordem temporal do envio de mensagens entre os objetos, que ficam dispostos ao longo do eixo x (da esquerda para a direita).

( ) Um diagrama de colaboração mostra explicitamente as ligações (links) entre os objetos de uma interação, enquanto um diagrama de seqüência permite mostrar explicitamente o retorno de uma mensagem enviada a um objeto. A seqüência correta é:

  • A. V F F F V
  • B. F F V V F
  • C. F V V F F
  • D. V F F V V
  • E. V V F V V

Assinale a alternativa que lista as fases do Rational Unified Process (RUP) na ordem correta.

  • A. Elaboração, Definição, Construção e Transição.
  • B. Definição, Elaboração, Construção e Transição.
  • C. Concepção, Elaboração, Construção e Transição.
  • D. Elaboração, Concepção, Construção e Transição.
  • E. Concepção, Elaboração, Implementação e Implantação.

São elementos da representação de um Diagrama de Classes da UML:

  • a.

    Classe, Objeto, Ator, Componente, Nó e Caso de Uso.

  • b.

    Classe, Interface, Objeto, Componente, Associação e Relação de Herança.

  • c.

    Classe, Interface, Associação, Composição, Agregação, Relação de Herança.

  • d.

    Objeto, Ator, Componente, Recurso, Associação e Relação de Herança.

  • e.

    Classe, Pacote, Componente, Nó, Recurso e Requisito.

Quanto aos diagramas de caso de uso (use case diagrams) na notação UML, pode-se afirmar:

I. Contêm, em geral, casos de uso, atores e relacionamentos de generalização, de dependência e de associação.

II. Podem ser usados para expressar os requisitos funcionais de um sistema.

III. Mostram um conjunto de objetos e seus relacionamentos num certo momento no tempo.

IV. Podem ser usados para modelar o contexto de um sistema.

V. Podem conter pacotes, anotações ou restrições.

Está correta

  • A. I, II, III, IV e V
  • B. apenas I, e III
  • C. apenas III e V
  • D. apenas II e IV
  • E. apenas I, II, IV e V

Analise as seguintes afirmações sobre o Rational Unified Process (RUP).

I. O RUP não é um processo, mas um framework de processos. Ou seja, o mesmo possui uma série de disciplinas e atividades que devem ser instanciadas/configuradas/adaptadas para uma equipe de desenvolvimento ou uma organização.

II. O desenvolvimento de software baseado no RUP tem cinco características principais: guiado por casos de uso, centrado na arquitetura, iterativo e incremental, integração contínua e influenciado pelos riscos.

III. O RUP define atividades que devem ser executadas durante o desenvolvimento, as quais possuem responsáveis associados, artefatos de entrada e saída e uma seqüência de passos para executar as atividades.

Assinale a alternativa que contém a(s) afirmação(ões) CORRETA(S).

  • A. Apenas I.
  • B. Apenas I e III.
  • C. Apenas II.
  • D. Apenas II e III.
  • E. Apenas III.

No paradigma da orientação a objetos, é correto afirmar que:

  • a.

    Polimorfismo é o processo pelo qual um objeto envia dados a outro objeto ou solicita a este objeto para invocar um método.

  • b.

    Interface é a representação abstrata de uma tela para interação com o usuário final.

  • c.

    Sobrecarga é a capacidade de uma classe estender outra classe aproveitando-se de seus métodos e atributos.

  • d.

    Encapsulamento é o recurso utilizado para separar aspectos internos e externos de um objeto, de modo a promover o princípio do ocultamento de informação.

  • e.

    Herança é um princípio onde o comportamento de um objeto varia de acordo com a classe no qual o comportamento foi invocado, ou seja, duas ou mais classes podem reagir de forma diferente à mesma mensagem.

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