Lista completa de Questões sobre Engenharia de Software para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Ciência da Computação - Engenharia de Software - Comissão Permanente do Vestibular / UFRN (COMPERVE) - 2007
Um diagrama de classe na notação UML é um diagrama que mostra
Ciência da Computação - Engenharia de Software - Universidade de Pernambuco (UPE / UPENET / IAUPE) - 2007
Assinale a alternativa que lista Disciplinas do Rational Unified Process (RUP).
Modelagem de negócio, requisitos, análise, projeto, implementação, teste, implantação, gerenciamento de configuração, gerenciamento de mudança e gerenciamento de projeto.
Requisitos, análise e projeto, modelagem de negócio, teste, implantação, implementação, gerenciamento de projeto e gerenciamento de configuração e mudança.
Modelagem de negócio, desenvolvimento, teste, requisitos, análise e projeto, implantação, gerenciamento de configuração e mudança, gerenciamento de projeto e ambiente.
Ambiente, modelagem de negócio, requisitos, implementação, teste, implantação, análise, projeto, gerenciamento de configuração e mudança, gerenciamento de projeto e ambiente.
Modelagem de negócio, requisitos, análise e projeto, desenvolvimento, teste, implementação, gerenciamento de configuração e mudança, gerenciamento de projeto e ambiente.
Com relação a teste de software, é correto afirmar que:
Teste de Stress tem caráter destrutivo, sendo utilizado para definir os valores máximos de carga que a aplicação suporta.
Ferramentas de acompanhamento de erros (bug tracking) são utilizadas para automatizar testes de performance.
Teste Unitário é utilizado para validar as interfaces entre os componentes e é baseado no grafo de chamadas entre estes componentes.
Teste de Sistema é utilizado para análise do fluxo de dados e de controle, sendo normalmente automatizado por ferramentas xUnit como JUnit e CppUnit.
Teste Estrutural é utilizado para medir o comportamento da aplicação em função de seus recursos e da carga gerada por um gerador de transações.
Ciência da Computação - Engenharia de Software - Comissão Permanente do Vestibular / UFRN (COMPERVE) - 2007
Quanto ao conceito de interface na notação UML, pode-se afirmar:
I. É uma descrição de um conjunto de objetos que compartilham semântica e o mesmo conjunto de atributos, de operações e de relacionamentos.
II. É uma coleção de operações usadas para especificar um serviço de uma classe ou componente.
III. Implementa um serviço que pode ser executado a partir de qualquer objeto, instância da classe que o define.
IV. Permite, Que uma interface situada entre dois componentes, permite quebrar a dependência direta entre os esses componentes.
V. Pode ser exportada por um componente e importada por outro.
Está(ão) correta(s) apenas:
Ciência da Computação - Engenharia de Software - Universidade de Pernambuco (UPE / UPENET / IAUPE) - 2007
Analise as seguintes afirmações sobre o desenvolvimento iterativo e incremental do Rational Unified Process (RUP).
I. O desenvolvimento de software no RUP é iterativo, pois ele se dá através da repetição da execução de um mesmo conjunto de atividades, durante o desenvolvimento do software. Tal repetição acontece inúmeras vezes, até que o software esteja terminado.
II. A natureza iterativa e incremental do RUP permite atacar o desenvolvimento do software em partes, no qual uma parte é desenvolvida por vez. Essa natureza segue o princípio bastante conhecido de "dividir para conquistar".
III. O desenvolvimento deve ser planejado, de tal forma que cada iteração adicione um incremento ao software tanto no que diz respeito ao programa em si quanto na documentação e nos demais artefatos que compõem o desenvolvimento.
Assinale a alternativa que contém a(s) afirmação(ões) CORRETA(S).
Um padrão de projeto é uma solução repetível para um problema recorrente no projeto de sistemas de software. Um exemplo de padrão de projetos apresentado pelo Gang of Four (GOF) é o
Observer, que é utilizado quando se faz necessária a instanciação de um e apenas um objeto de uma determinada classe.
Strategy, que permite a criação de uma família de algoritmos encapsulados na forma de objetos que podem ser selecionados e substituídos dinamicamente pela aplicação.
Método Fábrica, que prove a habilidade de retornar o estado do objeto a seu estado anterior.
Composite, que realiza a adaptação da interface de uma determinada classe para a interface que um cliente espera.
Data Access Object (DAO), que permite acessar seqüencialmente os elementos de um objeto agregado sem expor sua representação interna.
Ciência da Computação - Engenharia de Software - Comissão Permanente do Vestibular / UFRN (COMPERVE) - 2007
Em relação ao padrão de projeto MVC (model view controller), pode-se afirmar:
I. Desacopla o modelo (model) da sua visão (view) pelo estabelecimento de um protocolo de subscrição/notificação entre os mesmos.
.II. Consiste três tipos de objetos: o modelo que é o objeto da aplicação; a visão que é a tela de apresentação para o usuário; e o controlador que define o modo como a interface reage às ações do usuário.
III. Permite que se modifique o modo como uma visão responde à ação do usuário, sem que se modifique a sua apresentação visual.
IV. Permite que se anexe múltiplas visões a um modelo, para prover diferentes apresentações do mesmoesse modelo. V. Permite que visões sejam organizadas de forma aninhada.
Está correta:
Ciência da Computação - Engenharia de Software - Universidade de Pernambuco (UPE / UPENET / IAUPE) - 2007
Analise as seguintes afirmações sobre Requisitos de Software.
I. As atividades da engenharia de requisitos são fundamentais no desenvolvimento de software, pois os requisitos é que vão guiar o software a ser desenvolvido. Erros nestas atividades são propagados por todo o desenvolvimento.
II. A engenharia de requisitos é responsável por definir o escopo do software, identificando, refinando, modelando e especificando funções, desempenho, interfaces com outros sistemas e restrições do software a ser desenvolvido.
III. Um dos grandes problemas da atividade de levantamento de requisitos é garantir que as necessidades reais do cliente/usuário são identificadas. É bastante comum que os próprios clientes/usuários do software não saibam exatamente o que querem ou não consigam exprimir suas necessidades de forma clara, levando a erros na identificação dos requisitos.
Assinale a alternativa que contém a(s) afirmação(ões) CORRETA(S).
Apenas I e II.
Apenas II e III.
São elementos da representação de um modelo conceitual de dados (MCD):
identificador, relacionamento, atributo, entidade.
entidade, coluna, índice primário, relacionamento.
tabela, coluna, índice primário, relacionamento.
entidade, relacionamento, identificador, chave estrangeira.
relacionamento, chave estrangeira, índice secundário, índice único.
Ciência da Computação - Engenharia de Software - Comissão Permanente do Vestibular / UFRN (COMPERVE) - 2007
O texto, a seguir, contém lacunas que devem ser preenchidas.
Um teste de software para detecção de defeitos é __________________ quando faz com que o sistema opere _________________________, conseqüentemente, demonstrando a ___________________ de defeitos.
As lacunas são preenchidas, correta e respectivamente, por:
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...