Questões sobre Engenharia de Software

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Quando avaliamos a modularidade de um design de software devemos:

  • A.

    considerar que existe um número ideal de módulos baseado no grau de abstração.

  • B.

    avaliar os custos de integração versus os custos unitários dos módulos.

  • C.

    aumentar ao máximo possível o número de módulos para garantir custos menores.

  • D.

    diminuir o número de módulos porque, assim, vamos conseguir custos menores.

Sobre orientação a objetos é correto afirmar que:

  • A.

    Uma subclasse é uma instância de uma superclasse apenas com seus métodos privados.

  • B.

    Uma subclasse é uma instância de uma superclasse apenas com seus métodos públicos.

  • C.

    Uma instância de uma classe abstrata não tem método construtor.

  • D.

    Uma instância de uma classe em geral encapsula mais funcionalidades que sua superclasse.

Projetistas de software devem procurar produzir sistemas:

  • A.

    fortemente coesos e acoplados.

  • B.

    fortemente coesos e fracamente acoplados

  • C.

    fracamente coesos e fortemente acoplados

  • D.

    fracamente coesos e acoplados

Entre os paradigmas de ciclo de vida de engenharia de software, aquele que se caracteriza mais fortemente por uma abordagem sistemática e sequencial das atividades é o denominado.

  • A. espiral.
  • B. híbrido
  • C. prototipação
  • D. clássico ou cascata.

Tomando por base que boa parte do processo desenvolvimento de projetos hoje, é baseada na utilização de componentes e que uma tecnologia muito utilizada na construção desses objetos é ActiveX, qual das afirmações sobre ActiveX é correta ?

  • A.

    Objetos ActiveX são baseados em herança e não suportam delegação.

  • B.

    Objetos ActiveX são baseados em interfaces COM e são extensíveis por agregação.

  • C.

    Delphi 3 pode utilizar objetos ActiveX, mas não pode criá-los.

  • D.

    Objetos ActiveX são seguros, quando carregados pela Internet.

O recurso "Journal" do Caché (versão 4.x) é necessário quando:

  • A.

    1 e 2.

  • B.

    1, 3 e 5.

  • C.

    2, 3 e 5.

  • D.

    1, 4 e 5.

Os métodos utilizados na análise e projeto orientados a objetos significam

  • A.

    os atributos definidos para uma classe herdados pelas instâncias novas.

  • B.

    as operações que modificam os atributos dos objetos.

  • C.

    as instâncias de uma classe de objetos.

  • D.

    os dados encapsulados que definem uma instância.

  • E.

    os atributos genéricos associados aos objetos.

As estruturas de classificação e de montagem utilizadas na modelagem orientada a objetos NÃO se aplicam na etapa

  • A.

    definir operações e conexões de mensagens.

  • B.

    identificar os objetos.

  • C.

    identificar as estruturas.

  • D.

    definir os sujeitos.

  • E.

    definir atributos e conexões de instâncias.

O paradigma do ciclo de vida clássico da engenharia de software requer uma abordagem sistemática, seqüencial ao desenvolvimento do software, que se inicia no nível do sistema e avança ao longo da análise, projeto, codificação, teste e manutenção. A etapa deste ciclo, que se apresenta como um processo de múltiplos passos e se concentra em quatro atributos distintos do programa: estrutura de dados, arquitetura de software, detalhes procedimentais e caracterização da interface, é a atividade de

  • A.

    codificação.

  • B.

    análise de requisitos de software.

  • C.

    análise de sistemas.

  • D.

    engenharia de sistemas.

  • E.

    projeto.

A Engenharia de Software abrange um conjunto de três elementos fundamentais: métodos, ferramentas e procedimentos. Com relação a estes elementos, é correto afirmar que

  • A.

    os procedimentos envolvem várias tarefas, entre elas, o planejamento e estimativa de projeto.

  • B.

    as ferramentas da engenharia de software constituem o elo de ligação que mantém juntos os procedimentos e os métodos, e possibilita o desenvolvimento racional e oportuno do software.

  • C.

    os métodos de engenharia de software proporcionam os detalhes de "como fazer" para construir o software.

  • D.

    os métodos definem a seqüência em que os procedimentos são aplicados.

  • E.

    os métodos definem os controles que ajudam a assegurar a qualidade e a coordenar as mudanças e os marcos de referência que possibilitam aos gerentes de software avaliar o progresso.

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