Questões sobre Engenharia de Software

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O processo de desenvolvimento de software contém três fases genéricas, independentemente do paradigma de Engenharia de Software escolhido. Elas são encontradas em todo desenvolvimento de software. Entre elas, a que focaliza o "o que", na qual o desenvolvedor de software tenta identificar, por exemplo, quais informações têm que ser processadas e quais os critérios de validação são exigidos para se definir um sistema bem sucedido, é a fase de

  • A.

    codificação.

  • B.

    realização dos testes de software.

  • C.

    desenvolvimento.

  • D.

    definição.

  • E.

    projeto de software.

A gerência de projetos é a primeira camada do processo de engenharia de software, abrangendo todo o processo de desenvolvimento do software. Em um determinado projeto, ocorreram várias reuniões entre o gerente do projeto e o cliente. Em uma delas, foram identificados os objetivos do projeto. No documento resultante dessa reunião, no que se refere aos objetivos, deverão estar identificadas

  • A.

    as metas globais do projeto sem levar em consideração como essas metas serão atingidas.

  • B.

    as funções primárias que o software deve realizar.

  • C.

    as delimitações das funções primárias que o software deve realizar, de uma forma quantitativa.

  • D.

    as métricas do produto.

  • E.

    as métricas e o escopo do projeto.

Considerando-se as diversas medidas de qualidade de software, as mais usadas incluem: corretitude, manutenibilidade, integridade e usabilidade. Entre estes atributos, a medida da capacidade que um sistema tem de suportar ataques está relacionada com

  • A.

    corretitude e manutenibilidade.

  • B.

    manutenibilidade.

  • C.

    integridade.

  • D.

    usabilidade.

  • E.

    usabilidade e corretitude.

Na especificação dos requisitos de um sistema, um dado cliente definiu um conjunto de objetivos gerais para o software, mas não identificou requisitos de entrada e saída detalhados. Neste caso, o desenvolvedor pode não ter certeza da forma que a interação homem-máquina deve assumir. Uma abordagem da Engenharia de Software que pode ser aplicada para melhor solucionar esta deficiência de especificação é a

  • A.

    análise de risco.

  • B.

    manutenção adaptativa.

  • C.

    manutenção perfectiva.

  • D.

    manutenção corretiva.

  • E.

    prototipação.

Se um programa não for amigável ao usuário (user friendliness) freqüentemente estará destinado ao fracasso, mesmo que as funções que ele execute sejam valiosas. A usabilidade é a forma de se quantificar este fator e pode ser medida segundo quatro características. Uma destas características é a(o)

  • A.

    facilidade com que o programa pode ser corrigido se um erro for encontrado.

  • B.

    grau de corretitude com que o software executa a função que é dele exigida.

  • C.

    habilidade física e/ou intelectual exigida para se aprender o sistema.

  • D.

    medida onde um defeito é definido como uma falta verificada de conformidade aos requisitos.

  • E.

    custo para se corrigir defeitos encontrados depois que o software foi liberado para o usuário final.

Ao se considerar as ferramentas CASE como uma solução pontual, pode-se classificá-las, por exemplo, por suas funções. Considerando este modelo de classificação, para um engenheiro de software prever o comportamento de um sistema de tempo real antes de ele ser construído, deve utilizar uma ferramenta CASE de

  • A.

    métrica e gerenciamento.

  • B.

    rastreamento de requisitos.

  • C.

    planejamento de projeto.

  • D.

    prototipação e simulação.

  • E.

    garantia de qualidade.

No RUP, a análise dos eventuais defeitos que devem ser removidos antes da implantação é um objetivo do workflow do Ciclo de Desenvolvimento de

 

  • A.

    entrega.

  • B.

    teste.

  • C.

    análise e projeto.

  • D.

    gerenciamento de configuração.

  • E.

    gerenciamento de projeto.

No RUP, um modelo é uma simplificação da realidade. Ao decidir a topologia do hardware necessária para executar o sistema, a equipe de projeto está no modelo de

  • A.

    implantação.

  • B.

    teste.

  • C.

    projeto.

  • D.

    caso de uso.

  • E.

    processo.

Na UML, para indicar que um atributo é protegido deve-se incorporar ao nome deste atributo o prefixo

  • A.

    + (símbolo de adição).

  • B.

    - (símbolo de subtração).

  • C.

    % (símbolo de porcentagem).

  • D.

    # (símbolo de número).

  • E.

    ! (símbolo de exclamação).

Um gerente de projeto sabe que o modo para descrever os vários aspectos de modelagem pela UML é por meio da notação definida pelos seus vários tipos de diagramas. Em um determinado projeto, ele necessita de um diagrama estático onde a estrutura descrita é sempre válida em qualquer ponto do ciclo de vida do sistema. O diagrama UML recomendado para suprir esta necessidade deste gerente é o

  • A.

    diagrama de componente.

  • B.

    diagrama de colaboração.

  • C.

    diagrama de seqüência.

  • D.

    diagrama de classe.

  • E.

    diagrama de implantação.

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