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O processo de desenvolvimento de software contém três fases genéricas, independentemente do paradigma de Engenharia de Software escolhido. Elas são encontradas em todo desenvolvimento de software. Entre elas, a que focaliza o "o que", na qual o desenvolvedor de software tenta identificar, por exemplo, quais informações têm que ser processadas e quais os critérios de validação são exigidos para se definir um sistema bem sucedido, é a fase de
codificação.
realização dos testes de software.
desenvolvimento.
definição.
projeto de software.
A gerência de projetos é a primeira camada do processo de engenharia de software, abrangendo todo o processo de desenvolvimento do software. Em um determinado projeto, ocorreram várias reuniões entre o gerente do projeto e o cliente. Em uma delas, foram identificados os objetivos do projeto. No documento resultante dessa reunião, no que se refere aos objetivos, deverão estar identificadas
as metas globais do projeto sem levar em consideração como essas metas serão atingidas.
as funções primárias que o software deve realizar.
as delimitações das funções primárias que o software deve realizar, de uma forma quantitativa.
as métricas do produto.
as métricas e o escopo do projeto.
Considerando-se as diversas medidas de qualidade de software, as mais usadas incluem: corretitude, manutenibilidade, integridade e usabilidade. Entre estes atributos, a medida da capacidade que um sistema tem de suportar ataques está relacionada com
corretitude e manutenibilidade.
manutenibilidade.
integridade.
usabilidade.
usabilidade e corretitude.
Na especificação dos requisitos de um sistema, um dado cliente definiu um conjunto de objetivos gerais para o software, mas não identificou requisitos de entrada e saída detalhados. Neste caso, o desenvolvedor pode não ter certeza da forma que a interação homem-máquina deve assumir. Uma abordagem da Engenharia de Software que pode ser aplicada para melhor solucionar esta deficiência de especificação é a
análise de risco.
manutenção adaptativa.
manutenção perfectiva.
manutenção corretiva.
prototipação.
Se um programa não for amigável ao usuário (user friendliness) freqüentemente estará destinado ao fracasso, mesmo que as funções que ele execute sejam valiosas. A usabilidade é a forma de se quantificar este fator e pode ser medida segundo quatro características. Uma destas características é a(o)
facilidade com que o programa pode ser corrigido se um erro for encontrado.
grau de corretitude com que o software executa a função que é dele exigida.
habilidade física e/ou intelectual exigida para se aprender o sistema.
medida onde um defeito é definido como uma falta verificada de conformidade aos requisitos.
custo para se corrigir defeitos encontrados depois que o software foi liberado para o usuário final.
Ao se considerar as ferramentas CASE como uma solução pontual, pode-se classificá-las, por exemplo, por suas funções. Considerando este modelo de classificação, para um engenheiro de software prever o comportamento de um sistema de tempo real antes de ele ser construído, deve utilizar uma ferramenta CASE de
métrica e gerenciamento.
rastreamento de requisitos.
planejamento de projeto.
prototipação e simulação.
garantia de qualidade.
No RUP, a análise dos eventuais defeitos que devem ser removidos antes da implantação é um objetivo do workflow do Ciclo de Desenvolvimento de
entrega.
teste.
análise e projeto.
gerenciamento de configuração.
gerenciamento de projeto.
No RUP, um modelo é uma simplificação da realidade. Ao decidir a topologia do hardware necessária para executar o sistema, a equipe de projeto está no modelo de
implantação.
teste.
projeto.
caso de uso.
processo.
Na UML, para indicar que um atributo é protegido deve-se incorporar ao nome deste atributo o prefixo
+ (símbolo de adição).
- (símbolo de subtração).
% (símbolo de porcentagem).
# (símbolo de número).
! (símbolo de exclamação).
Um gerente de projeto sabe que o modo para descrever os vários aspectos de modelagem pela UML é por meio da notação definida pelos seus vários tipos de diagramas. Em um determinado projeto, ele necessita de um diagrama estático onde a estrutura descrita é sempre válida em qualquer ponto do ciclo de vida do sistema. O diagrama UML recomendado para suprir esta necessidade deste gerente é o
diagrama de componente.
diagrama de colaboração.
diagrama de seqüência.
diagrama de classe.
diagrama de implantação.
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