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Considere o seguinte procedimento descrito em uma notação algorítmica baseada na linguagem de programação Pascal:
Suponha a chamada troca(i,a[i]) deste procedimento com parâmetros atuais (reais) i e a[i], onde i é uma variável do tipo inteiro, e a um vetor do tipo inteiro. Analise as afirmações, considerando os diversos tipos de passagens de parâmetros.
1) Na passagem de parâmetros por valor, resulta a troca de valores das variáveis i e a[i].
2) Na passagem de parâmetros por resultado, resulta a troca de valores das variáveis i e a[i].
3) Na passagem de parâmetros por valor-resultado, resulta a troca de valores das variáveis i e a[i].
4) Na passagem de parâmetros por referência, resulta a troca de valores das variáveis i e a[i].
5) Na passagem de parâmetros por nome, resulta a troca de valores das variáveis i e a[i].
Estão corretas apenas:
1, 2 e 3
3, 4 e 5
3 e 4
1 e 2
1, 3 e 4
Considere a definição de uma estrutura de dados na linguagem Java composta de elementos chamados nodos
Se G é um objeto da classe Nodo, qual das afirmações abaixo é a correta:
G é uma árvore binária arbitrária;
G é uma árvore binária de pesquisa;
G é uma lista duplamente encadeada arbitrária;
G é uma lista duplamente encadeada ordenada crescentemente;
G é um grafo onde cada vértice tem grau no máximo dois, ordenado crescentemente;
Com relação à Programação Orientada a Objetos, associe o conceito à afirmação correspondente.
1) Herança
2) Framework
3) Interoperabilidade
4) Polimorfismo
5) Encapsulamento
( ) O estado de um objeto não deve ser acessado diretamente, mas sim através de métodos de acesso (ou propriedades).
( ) A mesma operação pode atuar de modos diversos em classes diferentes.
( ) É o compartilhamento de atributos e operações entre classes com base em um relacionamento hierárquico.
( ) É a habilidade de troca de mensagens entre objetos com a finalidade de permitir que estes requisitem serviços de outros objetos, cooperativamente, independente de suas diferenças internas.
( ) É o conjunto de classes que representa um design abstrato para soluções em uma família de aplicações.
A seqüência correta é:
5, 4, 1, 3, 2
2, 4, 1, 3, 5
4, 3, 1, 5, 2
5, 1, 4, 3, 2
5, 4, 1, 2, 3
Correlacione os modelos de desenvolvimento de software com suas respectivas características.
1) Cascata
2) Evolucional
3) Espiral
4) Formal
5) Ágil
( ) Compreende fases distintas e bem delineadas de especificação, projeto e desenvolvimento. É o mais antigo e bem conhecido processo.
( ) A especificação, o projeto e o desenvolvimento são entrelaçados.
( ) Evolui através de vários ciclos completos de especificação, projeto e desenvolvimento.
( ) Realiza a implementação a partir de um modelo matemático.
( ) Cada iteração é como um projeto de software em miniatura.
A seqüência correta é:
1, 2, 3, 4, 5
1, 3, 2, 4, 5
5, 3, 2, 4, 1
5, 2, 4, 3, 1
4, 2, 3, 5, 1
Acerca da Análise e das Técnicas de Levantamento de Requisitos, considere as seguintes afirmações.
1) A Norma ISO/IEC 9126 define seis características de qualidade de software que devem ser avaliadas: Funcionalidade; Usabilidade; Confiabilidade; Eficiência; Manutenibilidade; Portabilidade.
2) De acordo com a IEEE, Requisito é uma condição ou capacidade demandada por um usuário para resolver um problema ou alcançar um objetivo.
3) De acordo com a IEEE, Requisito é uma condição ou capacidade que deve ser satisfeita por um sistema para satisfazer um contrato ou um padrão.
4) Entre as atividades de Análise de Requisitos temos: reconhecimento do problema, avaliação do problema e síntese da solução (Modelagem), especificação dos requisitos do software e revisão.
Estão corretas apenas:
1 e 2
2 e 3
1, 3 e 4
2, 3 e 4
1, 2, 3 e 4
Considerando a Análise Orientada a Objetos (AOO) e o Projeto Orientado a Objetos (POO), assinale a afirmação correta.
Pode-se dizer que o núcleo de um POO consiste de um conjunto de objetos.
Entre as dificuldades da POO, está a tendência a associar muitos métodos a uma classe que representa uma entidade ativa no mundo real. Quando uma ou duas classes fazem tudo, e as outras são meras pacientes desse processo, não existe propriamente orientação a objetos, mas uma estrutura concentradora e seria preferível fazer um projeto estruturado bem feito a fazer um projeto orientado a objetos desta forma.
O modelo conceitual da POO contém elementos (classes, atributos e associações) e métodos.
Um modelo de AOO completo leva em consideração não só restrições de implementação, tais como concorrência, distribuição, persistência ou herança, mas também a forma como o sistema vai ser construído.
O Processo Unificado implementado na Unified Modelling Language, devido ao seu sucesso, vem substituindo gradativamente a AOO e o POO.
Sobre a UML (Unified Modelling Language), é correto afirmar que:
os objetivos da UML são: a modelagem exclusivamente de software; o estabelecimento de uma união fazendo com que métodos conceituais sejam executáveis; a criação de uma linguagem de modelagem executável pela máquina.
em UML, um diagrama de classes é uma representação da estrutura dinâmica de um sistema que descreve como os métodos agem.
o diagrama de componente e o de execução são diagramas estáticos de um sistema que exibem as classes do sistema, os atributos destas classes e as relações entre estas classes.
os diagramas de atividade representam os fluxos conduzidos por processamentos. São essencialmente um gráfico de fluxo, mostrando o fluxo de controle de uma atividade para outra. Na UML 2.0, têm semântica baseada em Redes de Petri.
os diagramas utilizados pela UML 1.0, que totalizavam 13, foram condensados na UML 2.0 e são, agora, compostos de nove tipos: diagrama de use case, de classes, de objeto, de estado, de seqüência, de colaboração, de atividade, de componente e de execução.
Todos os sistemas possuem uma estrutura estática e um comportamento dinâmico. A UML 2.0 suporta Diagramas Estruturais, Diagramas Comportamentais e Diagramas de Interação. Assinale a alternativa em que nem todos os diagramas são do mesmo tipo.
Diagramas de objetos, de classes e de componentes.
Diagramas de objetos, de classes e de instalação.
Diagramas de caso de uso, de máquina de estados e de atividade.
Diagrama de pacotes, de estrutura e de instalação.
Diagrama de pacotes, de estrutura e de atividade.
Sobre arquitetura de aplicações para o ambiente Internet, assinale a afirmação correta.
A camada de aplicação no modelo TCP/IP de cinco camadas corresponde às camadas de aplicação, de apresentação e de sessão do modelo OSI de sete camadas.
A camada de aplicação faz a interface entre o protocolo de comunicação e o aplicativo que pediu ou receberá a informação através da rede.
São exemplos de protocolos na camada de aplicação: TCP DNS FTP HTTP IMAP
São exemplos de protocolos que não estão na camada de aplicação: RPC RTP RTCP SDP SOAP.
São exemplos de protocolos na camada de aplicação no modelo TCP/IP: 802.11 ATM DTM Ethernet.
Em relação à arquitetura cliente/servidor, identifique a afirmação incorreta.
Há uma separação das aplicações entre servidores (aplicações que disponibilizam algum serviço) e clientes (aplicações que usam esses serviços) num ambiente distribuído.
Um dos seus atrativos é o aumento da confiabilidade e a redução de custos uma vez que máquinas mais simples podem executar os serviços isoladamente sem a necessidade de uma grande máquina fazendo todos os serviços.
As aplicações são programas executados em máquinas distintas que trocam informação através de uma rede de computadores. A aplicação cliente deve conhecer quem fornece o serviço e qual o protocolo pré-estabelecido para realizar a solicitação.
Arquiteturas cliente/servidor genéricas são, às vezes, chamadas de arquiteturas de duas camadas (two-tiers).
As arquiteturas em foco estão sendo substituídas pelas arquiteturas multicamadas (Multitiers) modernas.
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