Questões sobre Gestão de TI

Lista completa de Questões sobre Gestão de TI para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

O planejamento de informação, conhecimentos e informática deve ser metodologicamente realizado para não causar danos e investimentos desnecessários e para efetivamente apoiar a organização. Acerca desse tema, julgue os itens que se seguem.

A implementação do planejamento dos sistemas de informação não é uma tarefa individual, exige uma equipe multidisciplinar, formada, entre outros, por patrocinador, gestor, clientes e executores técnicos. A competência e a capacitação dos membros dessa equipe não são muito importantes, desde que a alta administração da organização esteja envolvida.

  • C. Certo
  • E. Errado

O planejamento de informação, conhecimentos e informática deve ser metodologicamente realizado para não causar danos e investimentos desnecessários e para efetivamente apoiar a organização. Acerca desse tema, julgue os itens que se seguem.

A avaliação do resultado do planejamento de sistemas de informação pode ser realizada de três maneiras diferentes: por método ou metodologia aplicada pela organização, por processos do planejamento e pela implementação do que foi planejado.

  • C. Certo
  • E. Errado

O planejamento de informação, conhecimentos e informática deve ser metodologicamente realizado para não causar danos e investimentos desnecessários e para efetivamente apoiar a organização. Acerca desse tema, julgue os itens que se seguem.

O planejamento de sistemas de informação unido ao negócio organizacional é um processo que, para ser implementado e avaliado com sucesso, deve considerar, entre outras diretrizes práticas, o valor do negócio demonstrado no planejamento e o entendimento da organização pela equipe do planejamento, o que torna desnecessário o uso de consultores externos.

  • C. Certo
  • E. Errado

O planejamento de informação, conhecimentos e informática deve ser metodologicamente realizado para não causar danos e investimentos desnecessários e para efetivamente apoiar a organização. Acerca desse tema, julgue os itens que se seguem.

A observação dos problemas e limitações da implementação e da avaliação do planejamento dos sistemas de informação permite identificar os fatores de insucesso desse planejamento e definir parâmetros para adaptar os planejamentos à realidade dos recursos da organização.

  • C. Certo
  • E. Errado

O planejamento de informação, conhecimentos e informática deve ser metodologicamente realizado para não causar danos e investimentos desnecessários e para efetivamente apoiar a organização. Acerca desse tema, julgue os itens que se seguem.

Os sistemas de informação devem ser nominados e conhecidos por todos na organização. Essa nominação compreende pelo menos o título (nome) do sistema, o tipo ou classificação, o objetivo principal, os principais usuários e sua integração sistêmica.

  • C. Certo
  • E. Errado

A figura acima apresenta um diagrama de configuração de redes, no qual se destacam as redes A e B, pontos numerados de #1 a #6, além de outros dispositivos. Julgue os itens de 104 a 112 que se seguem, acerca das informações apresentadas e dos conceitos de segurança de redes e sistemas de informação.

Considere que, após a elaboração de um plano de contingência para a organização proprietária da rede A, tenha sido identificado que o valor da métrica RPO (recovery point objective) é da ordem de 7 dias, e não de poucos segundos, como havia sido estimado inicialmente. Nessa situação, há indicativo de que o tipo de negócio realizado pela organização possui natureza menos transacional e mais orientada ao conhecimento.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca do modelo CMM, julgue os próximos itens.

I Uma área chave de processo (KPA) especifica objetivos e práticas que contribuem para uma organização alcançar um nível de maturidade. Porém, para atingir um determinado nível, a organização não precisa satisfazer KPAs nos níveis inferiores.

II Os objetivos definidos para uma KPA podem ser alcançados por meio das práticas descritas no CMM. Esses objetivos não podem ser atingidos por meio de práticas que não sejam as descritas no CMM.

III No nível de maturidade 2 do CMM, uma das KPAs tem, entre seus objetivos, planejar atividades que visam garantir a qualidade dos produtos, a aderência a padrões e a procedimentos.

IV No nível de maturidade 3 do CMM, uma das KPAs tem, entre seus objetivos, desenvolver e manter processos padronizados para a organização. Uma outra KPA visa definir e executar tarefas relacionadas à engenharia de software.

 V No nível de maturidade 4 do CMM, há KPAs que têm, entre seus objetivos, planejar atividades que visam prevenir defeitos, incorporar mudanças tecnológicas e melhorar continuamente os processos.

Estão certos apenas os itens

  • A.

    I e II.

  • B.

    I e III.

  • C.

    II e V.

  • D.

    III e IV.

  • E.

    IV e V.

Para responder as questões de números 28 e 29 considere o diagrama abaixo.

Supondo que as 3 camadas verticais do diagrama sejam aplicadas a um modelo MVC e que X represente a camada de apresentação e Z a camada de negócios, é correto afirmar que X, Y e Z correspondem, respectivamente, a

  • A.

    Controlador, Visão e Modelo.

  • B.

    Controlador, Modelo e Visão.

  • C.

    Modelo, Visão e Controlador.

  • D.

    Visão, Modelo e Controlador.

  • E.

    Visão, Controlador e Modelo.

Para responder as questões de números 28 e 29 considere o diagrama abaixo.

Supondo que as 3 camadas verticais do diagrama sejam aplicadas a um modelo MVC (versão Modelo 1) e considerando duas regras básicas de interação, é correto afirmar que os componentes representados nas camadas se comunicam da seguinte forma:

  • A.

    Z despacha as solicitações para Y e Y observa X.

  • B.

    Y despacha as solicitações para X e Z observa X.

  • C.

    Y despacha as solicitações para Z e X observa Z.

  • D.

    Z despacha as solicitações para Y e Z observa X.

  • E.

    X despacha as solicitações para Z e Z observa X.

No modelo descrito pelo PMI, dentre as Ferramentas e Técnicas para o Planejamento da Qualidade, aquela que envolve a comparação das práticas reais ou planejadas do projeto com as de outros projetos, para gerar idéias para a melhoria e para fornecer um padrão pelo qual se possa medir o desempenho é denominada

  • A.

    Declaração do Escopo.

  • B.

    Flowcharting.

  • C.

    Listening.

  • D.

    Downsizing.

  • E.

    Benchmarking.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...