Questões sobre Gestão de TI

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Para responder as questões de números 49 a 60, considere o texto abaixo.

Caso se queira implantar a tecnologia GED para organizar os processos documentais, é mister saber que relacionado a ela podem existir vantagens e desvantagens tais como redução de áreas de arquivamento, constantes mudanças de mídia, possibilidade de acesso por mais de um usuário e obrigatoriedade de existência de equipamento e software para recuperação do dado. Esta afirmação apresenta

  • A.

    uma vantagem e três desvantagens.

  • B.

    quatro vantagens.

  • C.

    quatro desvantagens.

  • D.

    duas vantagens e duas desvantagens.

  • E.

    três vantagens e uma desvantagem.

Para responder as questões de números 49 a 60, considere o texto abaixo.

O trecho "...considerando, principalmente, aquele feito por pessoas com necessidades especiais" pode ser obtido com páginas web dinâmicas cujo estilo possa variar de acordo com a necessidade. Pode facilitar esse processo o uso das implementações de páginas por meio de

  • A.

    CMMI

  • B.

    CSS

  • C.

    AS-IS

  • D.

    CMM

  • E.

    CRM

Limitar o número de revisões do projeto pode reduzir os custos do projeto à custa de um aumento no custo de operação do cliente. De acordo com o corpo de conhecimento da gerência de projeto, esta visão mais ampla da gerência do custo do projeto é

  • a.

    chamada de custo do investimento.

  • b.

    conhecida por custeio operacional.

  • c.

    demonstrada no Diagrama de Pareto.

  • d.

    chamada de custo do ciclo de vida.

  • e.

    conhecida por workaround.

No processo de software é correto afirmar que o modelo Cascata descreve um método de desenvolvimento que é

  • A. linear e seqüencial e o prazo final é determinado muito tarde no projeto.
  • B. linear e seqüencial e o prazo final é determinado muito cedo no projeto.
  • C. linear mas não seqüencial e o prazo final é determinado muito tarde no projeto.
  • D. iterativo e incremental e o prazo final é determinado muito tarde no projeto.
  • E. iterativo e o prazo final é determinado muito cedo no projeto.

No processo de software, a premissa que o desenvolvimento de sistema pode começar com informação incompleta e que requisitos completos são obtidos através de um processo cíclico e dialético de reações do usuário e que o importante nesta abordagem é que o ponto de vista orientado a projeto é enriquecido com o aumento de interesse da participação do usuário final,

  • A. explica a abordagem bottom-up.
  • B. conduz ao caos e à desestruturação do sistema.
  • C. é uma definição da engenharia reversa.
  • D. define o component-based development.
  • E. justifica a abordagem por prototipação.

O método que busca medir esforço, prazo, tamanho de equipe e custo necessário para o desenvolvimento do software, desde que se tenha a dimensão do mesmo, por meio de um modelo de estimativa de tamanho de software (Boehm) é o

  • A. Function Point Analysis.
  • B. CoCoMo.
  • C. Work Breakdown Structure.
  • D. Benchmarking.
  • E. Flowcharting.

Como várias pessoas trabalham em paralelo e concorrentemente nos mesmos arquivos do projeto, é necessária uma política para ordenar e integrar todas essas fontes de alterações, de modo a evitar que uma pessoa sobrescreva o trabalho de outra.

No controle de mudanças de software, a frase acima

  • A. está coerente e diz respeito à sincronização de mudanças concorrentes.
  • B. se baseia em uma premissa não recomendada que é ter várias pessoas trabalhando concorrentemente.
  • C. se baseia em uma necessidade real, porém a política de ordenar e integrar não é recomendada.
  • D. não está totalmente correta porque quando relaciona a política de ordenação e integração ao fato "evitar que uma pessoa sobrescreva o trabalho de outra", entra no campo do impraticável.
  • E. está coerente e diz respeito à proibição de mudanças concorrentes.

A norma NBR ISO/IEC 12207 é composta por um conjunto de processos, atividades e tarefas que pode ser adaptado de acordo com os projetos de software. Estes processos são classificados em três tipos: funamentais, de apoio e organizacionais.

São elementos inseridos, respectivamente, em cada um deles:

  • A.

    Documentação, Treinamento e Gerência

  • B.

    Fornecimento, Garantia da Qualidade e Infraestrutura

  • C.

    Melhoria, Auditoria e Aquisição

  • D.

    Desenvolvimento, Gerência e Operação

  • E.

    Manutenção, Operação e Desenvolvimento

Na utilização das técnicas de Análise de Pontos de Função cada ALI (Arquivo Lógico Interno) deve ser classificado com relação à sua complexidade funcional com base em

  • A. Número de Total de Transações (TT) e Número de Acesso a Campos Lógicos (ACL).
  • B. Número de Transações que Recebem Dados (TRD) e Número de Transações que Enviam Dados (TED).
  • C. Número de Relatórios com Totalização de Dados (RTD) e Número de Tipos de Relatórios (TR).
  • D. Número de Tipos de Dados (TD) e Número de Tipos de Registros (TR).
  • E. Número de Leitura a Campos Lógicos (LCL) e Número de Alterações a Campos Lógicos (ACL).

A modelagem de processos de negócio de uma organização utiliza modelos que representam a forma como os processos são executados na vida real e como eles podem ser reformulados e implementados ou não. Sobre os modelos AS-IS e TO-BE é correto afirmar:

  • A. O mapeamento efetuado pelo modelo TO-BE demonstra, entre outros aspectos, a situação existente dos processos da organização, apontando os problemas na sua execução para serem tratados pelo modelo AS-IS.
  • B. Durante o mapeamento AS-IS são identificados os problemas na execução de processos, como, por exemplo, a mesma tarefa sendo executada mais de uma vez e de formas diferentes, ou ainda, tarefas executadas desordenadamente.
  • C. AS-IS e TO-BE exercem papéis complementares na modelagem de processos de negócios, pois, enquanto AS-IS usa suas ferramentas para avaliar e otimizar os processos existentes, TO-BE cuida da implementação de novos processos.
  • D. AS-IS e TO-BE exercem papéis complementares na modelagem de processos de negócios, pois, enquanto TO-BE usa suas ferramentas para avaliar e otimizar os processos existentes, AS-IS cuida da implementação de novos processos.
  • E. O modelo TO-BE é uma representação abstrata da organização no presente, incluindo, entre outras, a estrutura, o relacionamento com o exterior e os fluxos de trabalho.
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