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Com relação ao ITIL é correto afirmar que
A administração de determinado órgão decidiu implantar as seguintes atividades relativas à governança de TI:
1 estabelecer processo para obtenção de dados, de maneira a fornecer informações acerca de disponibilidade, desempenho e capacidade de todos os recursos relativos à informação;
2 coordenar e executar atividades e procedimentos operacionais necessários para entregar serviços de TI, incluindo-se a execução de procedimentos operacionais pré-definidos;
3 aferir, por métricas temporais, a confiabilidade dos serviços.
Considerando essas informações, julgue os próximos itens, relativos a ITIL v3 e COBIT 5.
O ITIL atende à atividade 3 por meio de três métricas de serviços: TMEIS (tempo médio entre incidentes de serviço); TMEF (tempo médio entre falhas); e TMRS (tempo médio para restaurar serviço), em que TMRS = TMEIS + TMEF.A melhor descrição de problema para o ITIL v3 é
O processo do ITIL v3 que utiliza o tempo médio entre falhas (TMEF) corresponde ao gerenciamento
Presente nas publicações do ITIL v3 relativas à melhoria contínua de serviço, ao desenho de serviço e à estratégia de serviço, a modelagem analítica
De acordo com o ITIL v3, constitui item de configuração (IC)
Com base nos conceitos do ITIL v3 sobre incidentes e problemas, analise as afirmativas a seguir:
I. Um incidente que impacta negativamente muitos usuários/serviços deve ser tratado como um problema.
II. Incidentes e problemas devem ser tratados por setores e analistas diferentes, para evitar conflitos entre os respectivos processos de gerenciamento.
III. Pode ocorrer a abertura de um registro de problema, mesmo não havendo nenhum incidente registrado previamente.
Está correto somente o que se afirma em:
Considere que em uma organização que utiliza a ITIL v3 edição 2011, um usuário de um serviço abriu um chamado para o Service Desk solicitando a restauração ao normal da operação de um serviço que se tornou indisponível. Após a restauração da operação do serviço, um chamado foi aberto para se encontrar a causa raiz da indisponibilidade e resolvê-la definitivamente evitando, assim, novas ocorrências. Os processos da Operação de Serviço responsáveis por restaurar o serviço ao seu estado normal e por identificar a causa raiz da indisponibilidade são, respectivamente, Gerenciamento de
Devido ao fato de os serviços não serem estocáveis, ou seja, o serviço é consumido assim que é gerado, é importante que seja conhecido o seu comportamento ao longo do tempo para que a quantidade adequada de recursos seja alocada. Como exemplo, considere um site de e-commerce durante o dia das mães, dia das crianças e o período de Natal. Com certeza o volume de compras é bem maior do que nas datas normais. Sabendo-se o comportamento do serviço, é possível aumentar o estoque de produtos e ampliar a capacidade de acesso ao site nestas datas. De acordo com a ITIL v3 edição 2011, o processo responsável pelo entendimento, previsão e influência da necessidade do cliente por serviços é o processo da Estratégia de Serviços denominado Gerenciamento de
No contexto do Planejamento e Gestão de Tecnologia da Informação, o gerenciamento de serviços de TI pode ser realizado com a adoção da biblioteca ITILv3, podendo-se afirmar que
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