Lista completa de Questões sobre Modelo de Entidade-Relacionamento para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
NÃO é uma restrição de integridade básica:
Ciência da Computação - Modelo de Entidade-Relacionamento - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Com relação aos conceitos de modelagem dimensional, assinale a opção correta.
Na abordagem utilizada por Kimball, todos os dados de uma empresa são reunidos em um repositório central, caracterizado por um projeto dimensional, e que pode ser consultado diretamente.
A abordagem de Inmon consolida todas as informações de uma empresa em um repositório central chamado data warehouse corporativo. Essa abordagem é caracterizada por um projeto na terceira forma normal, no qual os dados são consultados diretamente por aplicativos de data warehouse.
Na abordagem de Kimball, os data marts são adaptados às necessidades e pontos de vista de um grupo de negócios específico, suportando a modelagem dimensional, e são consultados por aplicativos de data warehouse.
A abordagem de data marts autônomos tem foco empresarial e atende às necessidades dentro de uma área de assunto. Seu desenvolvimento necessita explorar o uso de elementos de dados comuns em toda a empresa.
Se, em um sistema transacional usando-se um esquema estrela, um cliente, identificado por Codigo_do_cliente 1010, modificar o seu endereço da empresa sede, então, para fins analíticos, não será possível acompanhar a história de endereços desse cliente, pois, nessa abordagem, depende-se de Codigo_do_cliente para identificar uma linha exclusiva na dimensão cliente, de tal forma que não é possível armazenar várias versões do cliente.
Considere o DER (conceito estendido):
R1 representa
relacionamento quaternário.
associação de dependência.
entidade ternária.
entidade fraca.
entidade associativa.
No relacionamento 1:n (um para muitos) é correto
criar uma nova tabela com as chaves das entidades envolvidas no relacionamento.
acrescentar a chave da entidade do lado n, como chave estrangeira, na tabela no lado 1.
acrescentar ambas as chaves, em todas as tabelas envolvidas, como chaves estrangeiras.
criar chaves primárias adicionais, em cada uma das tabelas, para estabelecer o relacionamento entre as entidades.
acrescentar a chave da entidade do lado 1, como chave estrangeira, na tabela no lado n.
No Modelo Relacional de Dados, o mecanismo fundamental para manter a consistência dos dados e evitar registros órfãos é denominado
Integridade Relacional.
Normalização.
Integridade Referencial.
Dependência Funcional.
Integridade de Chave.
Atenção: As questões de números 63 a 65 referem-se ao enunciado abaixo.
Considere um formulário eletrônico de pedidos onde conste o código e o nome do cliente que faz o pedido; o número e a data do pedido; e a lista de produtos pedidos contendo o código do produto, o nome do produto, a quantidade pedida do produto e o valor unitário do produto. Todos os dados serão persistidos em um SGBD relacional, com exceção dos totais. Todos os códigos são identificadores únicos.
No modelo E-R não normalizado, o relacionamento entre Pedido e Produto (considere o vetor no sentido Pedido-Produto) é do tipoentidade associativa.
entidade fraca.
1:n.
n:m.
n:1.
No contexto das regras de integridade no modelo relacional de banco de dados, a afirmação que "o conteúdo de uma chave estrangeira deve, necessariamente, ser igual ao de uma ocorrência da tabela-pai ou então ser nulo", refere-se à regra de integridade
de entidade.
de obrigatoriedade.
de unicidade de valores.
de conjunto de valores permitidos.
referencial.
O Modelo de Entidade e Relacionamento (MER) é uma representação abstrata das estruturas de dados, baseada nos conceitos de entidade, atributos e relacionamentos. Cada entidade pode se relacionar com uma ou mais entidades diferentes, resultando em mapeamentos 1:1, 1:N, N:1 ou N:M. Esses mapeamentos, com base no número de entidades às quais outra entidade pode ser associada, são chamados de
Ciência da Computação - Modelo de Entidade-Relacionamento - Instituto Americano de desenvolvimento (IADES) - 2010
O Diagrama de Entidades e Relacionamentos (DER) é uma representação gráfica em que
aparecem tipos de objetos, relacionamentos, valores e atributos.
são utilizados operadores algébricos para definir os relacionamentos.
não existe relação entre um objeto do DER e um depósito de dados do DFD.
um relacionamento pode interligar duas ou mais instâncias do mesmo objeto.
Ciência da Computação - Modelo de Entidade-Relacionamento - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Considerando o diagrama entidade-relacionamento (E-R) na figura acima, julgue o próximo item.
No modelo E-R da figura, os atributos de uma agregação, de modo geral, coincidem com os atributos do relacionamento que são englobados.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...