Questões sobre Programação Orientada a Objetos

Lista completa de Questões sobre Programação Orientada a Objetos para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Uma transação é uma sequência de operações executadas como uma única unidade lógica de trabalho. Uma unidade lógica de trabalho deve mostrar quatro propriedades para que seja qualificada como uma transação, sendo elas atomicidade, consistência, isolamento e

  • A.

    durabilidade.

  • B.

    rastreabilidade.

  • C.

    segurança.

  • D.

    visualização.

  • E.

    modularidade.

Sobre herança na orientação a objetos com Java é correto afirmar:

  • A.

    Um erro de compilação ocorre se um construtor de subclasse chamar um de seus construtores de superclasse com argumentos que não correspondem exatamente ao número e tipos de parâmetros especificados em uma das declarações de construtor de superclasse.

  • B.

    Com a herança, as variáveis de instância comuns e os métodos de todas as classes na hierarquia são declarados em uma subclasse. Quando as alterações são requeridas para esses recursos comuns, os desenvolvedores só precisam fazer as alterações na subclasse − as superclasses herdam as alterações.

  • C.

    É aconselhável utilizar o modificador de acesso public quando uma superclasse precisar fornecer um método somente para suas subclasses e outras classes do mesmo pacote, mas não para outros clientes.

  • D.

    Não é adequado sobrescrever na subclasse métodos da superclasse para fornecer versões que são mais apropriadas para os objetos da subclasse.

  • E.

    Quando um programa cria um objeto da superclasse, o construtor da superclasse imediatamente chama o construtor da subclasse (explicitamente, via super ou implicitamente).

Uma tabela para estar na primeira forma normal (1FN) deve garantir que

  • A.

    todos os atributos não chave dependam diretamente da chave primária.

  • B.

    seus atributos sejam atômicos.

  • C.

    nenhuma coluna não chave dependa de outra coluna não chave.

  • D.

    todos atributos não chave não dependam diretamente da chave primária.

  • E.

    seus atributos sejam multivalorados.

  • A.

    objeto, métodos, assinaturas, Classes, cópias.

  • B.

    polimorfismo, funções, métodos, Herança, cópias.

  • C.

    classe, atributos, operações, Objetos, instâncias.

  • D.

    multiplicidade, símbolos, números, Classes, herdeiros.

  • E.

    domínio, diagramas, casos de caso, Diagramas de classe, exemplos.

São características da análise estruturada e da análise orientada a objetos, respectivamente:

  • A.

    a organização do código-fonte em pacotes e o uso de diagrama de classes.

  • B.

    programas elaborados com o uso de funções e determinação do dicionário de dados.

  • C.

    o uso de diagramas de sequência e o uso do diagrama de contexto.

  • D.

    a modelagem do fluxo de dados e a abstração de conceitos do mundo real.

  • E.

    a técnica de encapsulamento e a extensão de classes com a aplicação de herança.

Na orientação a objetos

  • A.

    a herança permite que os membros de uma classe, chamada de classe-pai, possam ser reaproveitados na definição de outra classe, chamada de classe-filha. Esta classe-filha tem acesso aos membros públicos e protegidos da classe-pai. O polimorfismo, associado à herança, permite que métodos abstratos definidos em uma classe abstrata sejam implementados nas classes-filhas, podendo estes métodos, nas classes-filhas, apresentar comportamentos distintos.

  • B.

    atributos e métodos podem ser reaproveitados através da herança, quando uma subclasse herda as características de uma superclasse. Uma subclasse pode ter acesso aos membros de uma superclasse, independente do modificador atribuído. O polimorfismo é um recurso que permite a uma subclasse reimplementar os métodos herdados de uma superclasse, sendo este método abstrato ou não.

  • C.

    a herança e o polimorfismo são complementares, ou seja, devem ser aplicados em conjunto. A herança existe a partir de classes abstratas que contêm atributos e métodos abstratos. O polimorfismo obriga que as classes-filhas implementem os métodos e atributos desta classe-pai. O acesso aos atributos da classe-pai independe do modificador utilizado.

  • D.

    o conceito de herança estabelece que uma classe possa aproveitar a implementação, definições dos atributos e métodos de uma classe-base. A classe-filha pode ter acesso aos métodos e atributos públicos e protegidos da classe-base. O polimorfismo é aplicado ao caso em que existe a necessidade de implementar métodos sobrecarregados, nos quais a classe-filha necessita implementar dois métodos com o mesmo nome e parâmetros diferentes.

  • E.

    o polimorfismo é uma técnica que permite um objeto nascer a partir do uso de sobrecarga de construtores de uma classe, ou seja, o polimorfismo permite que um objeto possa ser instanciado de diferentes maneiras. A herança permite que uma classe sirva de base para que outras classes sejam implementadas. Entretanto, os membros com modificadores públicos da classe-base podem ser acessados pela classe-filha.

  • A.

    0 0 1 0 0 1 0 0 1

  • B.

    0 1 2 0 1 2 0 1 2

  • C.

    0 1 0 1 0 1 0 1 0

  • D.

    1 2 1 2 1 2 1 2 1

  • E.

    0 2 1 0 2 1 0 2 1

  • A.

    100 70 30 20 4

  • B.

    50 35 15 10 2

  • C.

    4 20 30 70 100

  • D.

    2 10 15 35 50

  • E.

    10 50 2 15 35

Em programação orientada a objetos, a possibilidade de haver funções de mesmo nome, com funcionalidades similares em classes sem nenhuma relação entre elas, denomina-se

  • A.

    encapsulamento.

  • B.

    objeto.

  • C.

    classe.

  • D.

    polimorfismo.

  • E.

    relacionamento hierárquico.

Assinale a opção correta quanto à abordagem conceitual de abstração sob o paradigma de programação orientada a objetos.

  • A.

    As abstrações, idealmente, caracterizam-se por não serem grandes demais em comparação aos módulos, pois senão elas se tornam multifuncionais e de difícil compreensão. Como consequência, a abstração deve ser implementada apenas no nível de estruturas de dados necessários para se atingir o objetivo pretendido.

  • B.

    Abstração consiste em uma linguagem puramente lógica. A motivação para isso veio em parte da vontade de se reconciliar o uso da lógica como uma linguagem declarativa de representação do conhecimento com a representação procedimental do conhecimento.

  • C.

    Abstração é uma linguagem declarativa que permite acesso à base de dados mediante a utilização da teoria dos conjuntos e da álgebra relacional como fundamento de seu funcionamento.

  • D.

    Abstração é um conceito segundo o qual o sistema ou software é dividido em partes distintas. Compõe o ferramental necessário para um programa mais legível com uma melhor manutenção e melhor desempenho por meio da programação orientada a objetos.

  • E.

    Abstração é a habilidade de se concentrar nos aspectos essenciais de um contexto qualquer, ignorando características menos importantes ou acidentais. Em modelagem orientada a objetos, uma classe é uma abstração de entidades existentes no domínio do sistema de software.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...