Questões sobre Programação Orientada a Objetos

Lista completa de Questões sobre Programação Orientada a Objetos para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Acerca dos padrões de projeto utilizados em programação orientada a objetos, julgue os itens a seguir.

O padrão Command encapsula uma requisição em um objeto, permitindo a parametrização de clientes com diferentes requisições, filas ou requisições de log.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca do desenvolvimento de sistemas e aplicações, julgue os itens seguintes.

A programação orientada a objetos introduziu no desenvolvimento de sistemas a criação de módulos de programas para a reutilização de código.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca dos padrões GRASP, julgue os itens a seguir.

O padrão Pure Fabrication objetiva designar a responsabilidade unívoca pela criação de uma nova instância de uma classe.

  • C. Certo
  • E. Errado

A homologação de sistema é um tipo de serviço que reúne um ou mais tipos de testes de acordo com a estratégia acordada no Plano de Testes. Em um sistema OO − Orientado a Objetos, a natureza do software muda tanto a estratégia quanto a tática de teste. Luiza, que trabalha no Tribunal Regional do Trabalho da 15ªRegião, deparou-se com a seguinte situação:

“Há uma hierarquia de classes na qual uma operação X é definida para a superclasse e é herdada por suas subclasses. Cada subclasse usa a operação X, mas ela é aplicada dentro do contexto dos atributos e operações privadas que foram definidas para a subclasse. O contexto no qual a operação X é usada varia de modo sutil.”

Para Luiza aplicar o teste de unidade na operação X é

  • A. necessário testar a operação X no contexto de cada uma das subclasses.
  • B. obrigatório testar a operação X isoladamente.
  • C. desnecessário testar a operação X nas subclasses, pois o mecanismo de herança cuida disto.
  • D. impossível testar a operação X por causa do polimorfismo.
  • E. necessário testar apenas a interface da classe, pois o teste de unidade num sistema OO testa todos os métodos da classe simultaneamente.

No que se refere às linguagens de programação, julgue os itens subsecutivos.

Coesão e acoplamento são dois critérios úteis para se analisar a qualidade da interface pública de uma classe. A interface pública será considerada coesa se todos os seus recursos estiverem relacionados ao conceito que a classe representa, enquanto, no acoplamento, uma classe é dependente de outra.

  • C. Certo
  • E. Errado

No desenvolvimento orientado a objetos, uma das metodologias usadas na modelagem e projeto de sistemas de informação,

  • A.

    os métodos de desenvolvimento concentram-se, principalmente, em formatar processos, ou ações, que capturam, armazenam, manipulam e distribuem dados.

  • B.

    o diagrama de contexto é a principal ferramenta para representar o projeto do software.

  • C.

    o sistema é visto como um conjunto de objetos que combinam processos e dados.

  • D.

    o diagrama de fluxo de informações é a principal ferramenta na fase de análise do sistema, para mostrar a interação entre os objetos.

  • E.

    grupos de objetos são reunidos na forma de componentes de software para funções comuns e combinados para criar aplicações comerciais de grande esc ala.

Um dos conceitos básicos de orientação a objetos é o fato de um objeto, ao tentar acessar as propriedades de outro objeto, deve sempre fazê-lo por uso de métodos do objeto ao qual se deseja atribuir ou requisitar uma informação, mantendo ambos os objetos isolados. A essa propriedade da orientação a objetos se dá o nome de

  • A.

    herança.

  • B.

    abstração.

  • C.

    polimorfismo.

  • D.

    mensagem.

  • E.

    encapsulamento.

Em orientação a objetos, o processo ou resultado de generalização por redução do conteúdo da informação de um conceito ou fenômeno observável, normalmente para reter apenas a informação que é relevante para um propósito particular é chamado de

  • A.

    agregação.

  • B.

    abstração.

  • C.

    polimorfismo.

  • D.

    encapsulamento.

  • E.

    modelagem lógica.

Em aplicações para web orientadas a objeto, há um design pattern muito utilizado, (relacionado à arquitetura de sistemas) que possui um componente que:

− Define o comportamento da aplicação.

− Mapeia ações do usuário para classes que cuidam do acesso aos dados.

− Seleciona páginas web para entregar resultados vindos das classes de acesso aos dados.

O componente citado no texto acima é o

  • A.

    Business.

  • B.

    Controller.

  • C.

    Persistence.

  • D.

    Middle.

  • E.

    Core.

Após a execução do método main, o conteúdo impresso no console será

  • A.

    1 4.0 3.

  • B.

    1 2 4.0.

  • C.

    1 2 3.

  • D.

    java.lang.ClassCastException: java.lang.Double cannot be cast to java.lang.Long.

  • E.

    java.lang.NumberFormatException: For input number: 4.0.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...