Questões sobre Programação Orientada a Objetos

Lista completa de Questões sobre Programação Orientada a Objetos para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Na programação orientada a objetos um elemento objeto é:

  • A.

    Uma estrutura dinâmica originada com base em uma classe.

  • B.

    Um método especial utilizado para definir o comportamento inicial de um objeto.

  • C.

    A utilização do código em classes com intuito do paradigma do reuso.

  • D.

    Um método especial executado quando o objeto é deslocado da memória.

Observe a figura ao lado e assinale a alternativa conforme os números.

  • A.

    1 – métodos, 2 – nome e 3 - atributos.

  • B.

    1 – métodos, 2 – atributos e 3 - nome.

  • C.

    1 - nome, 2 – métodos e 3 - atributos.

  • D.

    1– atributos, 2 - nome e 3 – métodos.

Para a emissão de laudo a respeito de ferramentas e outros itens utilizados na programação de um sistema de informação, o perito deve dispor de conhecimentos de diversas áreas. Com referência a esses conhecimentos, julgue os próximos itens.

Considere a figura abaixo, que ilustra o extrato de um diagrama de classes.

Em face desse diagrama, é correto afirmar que, caso não se saiba, a priori, se um funcionário da escola é professor ou apoio administrativo, o programa pode invocar o método calcularSalario(), por meio da superclasse FuncionarioDaEscola, e, em tempo de execução, a versão de subclasse será chamada.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação às linguagens de programação orientada a objetos, julgue os itens que se seguem.

Uma variável que não seja um parâmetro, declarada como do tipo de uma interface, pode referenciar qualquer objeto de qualquer classe que implemente a interface.

  • C. Certo
  • E. Errado

No paradigma de programação orientada a objetos, a capacidade de uma classe possuir métodos com o mesmo nome e assinatura diferente é conhecida por

  • A.

    herança.

  • B.

    encapsulamento.

  • C.

    polimorfismo.

  • D.

    interface.

  • E.

    abstração.

Na linguagem Orientada a Objetos, a separação de aspectos internos e externos de um objeto refere-se ao conceito de:

  • A.

    Encapsulamento.

  • B.

    Herança.

  • C.

    Abstração.

  • D.

    Istanciação.

  • E.

    Polimorfismo

Classificação é

  • A.

    a tarefa de atualizar uma função focal f que permeia cada conjunto de variáveis x para um dos blocos de classes y discretos.

  • B.

    o mapeamento de uma função objetivo f à qual são atribuídos valores x fixados por categorias de rótulos de classes z pré-determinados.

  • C.

    a função alvo f que mapeie cada classificação de atributos x para um dos eixos de classes y pré-determinados.

  • D.

    a tarefa de aprender uma função alvo f que mapeie cada conjunto de atributos x para um dos rótulos de classes y pré-determinados.

  • E.

    a tarefa de ordenar funções de mapeamento para cada categoria de atributos x para um dos rótulos de variáveis y controladas.

Considere uma transação no banco de dados de uma instituição financeira referente à transferência de valores da conta-corrente de um determinado cliente para a conta- -corrente de outro cliente, mostrada no quadro a seguir.

 

Caso ocorra uma falha no sistema logo após ter sido executada a operação de número 3 e antes de ter sido executada a operação de número 6 do quadro acima, e se o sistema não conseguir restabelecer o valor original de X, qual propriedade de transações foi violada?

  • A. Atomicidade
  • B. Bloqueio
  • C. Seriabilidade
  • D. Isolamento
  • E. Normalização

Com relação à programação orientada a objetos (POO), julgue os itens subsequentes.

O uso de objetos em POO facilita o desenvolvimento de software, pois os objetos são divididos em propriedades e métodos, que representam, respectivamente, suas características e funções.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação à programação orientada a objetos (POO), julgue os itens subsequentes.

As operações realizadas no método de POO representam o comportamento de um objeto.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...