Questões sobre Programação Orientada a Objetos

Lista completa de Questões sobre Programação Orientada a Objetos para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Julgue os itens subsequentes a respeito de programação orientada a objetos.

Na programação orientada a objetos, o polimorfismo permite que cada componente de um programa agregue toda a informação relevante para sua manipulação como uma unidade. Com esse mecanismo ocultam-se detalhes de uma estrutura complexa, que podem interferir no processo de desenvolvimento da classe.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens subsequentes a respeito de programação orientada a objetos.

A herança em programação orientada a objetos é um relacionamento pelo qual uma classe, chamada de subclasse, herda todos os comportamentos e estados possíveis de outra classe, chamada de superclasse ou classe base.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca da orientação a objetos, julgue os itens seguintes. Ao se criar um objeto, seus atributos são acessados por qualquer outro objeto, sem restrições.

  • C. Certo
  • E. Errado

No paradigma de programação orientada a objetos, existe um conceito que consiste na separação de aspectos internos e externos de um objeto, utilizado para impedir o acesso direto ao estado de um objeto, disponibilizando, externamente, apenas métodos para alterar esse estado.

Trata-se do conceito denominado

  • A.

    classe.

  • B.

    herança.

  • C.

    mensagem.

  • D.

    associação.

  • E.

    encapsulamento.

Considerando o paradigma da orientação a objetos, a herança é um mecanismo

  • A.

    de chamada a um objeto para invocar um de seus métodos.

  • B.

    pelo qual uma classe pode estender outra classe, aproveitando seus métodos e atributos.

  • C.

    que consiste na separação de aspectos internos e externos de um objeto.

  • D.

    que representa as características de um objeto, como sua estrutura de dados.

  • E.

    que representa um conjunto de objetos com características afins.

Em relação aos conceitos de programação orientada a objetos e lógica de programação, julgue os itens subsequentes. Em programação orientada a objetos, polimorfismo é o princípio pelo qual duas ou mais classes derivadas da mesma superclasse podem invocar métodos que têm a mesma assinatura, mas comportamentos distintos.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca dos conceitos e aplicações de paradigmas de orientação a objetos, julgue o item subsequente.

A assinatura dos métodos de uma classe é composta por nome do método, tipo de retorno, lista de argumentos e visibilidade.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca de programação orientada a objetos, julgue os itens a seguir. Nas diversas partes de um objeto agregado, cada relacionamento parte-todo deve ser tratado como uma agregação separada, a fim de enfatizar a similaridade mediante a associação.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca de programação orientada a objetos, julgue os itens a seguir. Conceitua-se objeto como uma entidade em um sistema de software que representa instâncias de entidades do mundo real. Os objetos podem ser iguais, apresentando as mesmas características e identificador.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca de programação orientada a objetos, julgue os itens a seguir. Caso dois construtores sejam declarados para uma mesma classe, sendo um sem parâmetros e outro com parâmetros, pode-se aplicar a sobrecarga.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...