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Ciência da Computação - Programação Orientada a Objetos - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
A respeito de orientação a objetos em linguagem Java, julgue os itens subsequentes.
A interface é uma coleção de operações que pode especificar serviços de uma classe ou componente.
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A figura acima apresenta o estado visual de uma ferramenta CASE denominada BlueJ, que realiza a depuração de um programa na linguagem Java. Essa figura mostra cinco janelas na interface gráfica, nomeadas Servidor, Projeto, Cargo BlueJ: trt e BlueJ: Debugger, sendo que três delas apresentam-se o código completo das classes Servidor, Projeto e Cargo. Esses códigos estão sintaticamente corretos e em estado de execução no depurador da ferramenta BlueJ. Existem também quatro breakpoints sinalizados nas linhas de código: dois na classe Servidor, um na classe Projeto e um na classe Cargo. Nota-se, ainda, que o depurador foi iniciado por meio da execução do único método main() apresentado nos códigos e que o ponteiro de código do debugger encontra-se na linha 11 da classe Servidor.
A partir da figura e das informações acima, julgue os itens a seguir.
Das classes apresentadas, a que possui maior acoplamento ao projeto é Cargo.
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A figura acima apresenta o estado visual de uma ferramenta CASE denominada BlueJ, que realiza a depuração de um programa na linguagem Java. Essa figura mostra cinco janelas na interface gráfica, nomeadas Servidor, Projeto, Cargo BlueJ: trt e BlueJ: Debugger, sendo que três delas apresentam-se o código completo das classes Servidor, Projeto e Cargo. Esses códigos estão sintaticamente corretos e em estado de execução no depurador da ferramenta BlueJ. Existem também quatro breakpoints sinalizados nas linhas de código: dois na classe Servidor, um na classe Projeto e um na classe Cargo. Nota-se, ainda, que o depurador foi iniciado por meio da execução do único método main() apresentado nos códigos e que o ponteiro de código do debugger encontra-se na linha 11 da classe Servidor.
A partir da figura e das informações acima, julgue os itens a seguir.
Quando o ponteiro de código estiver na linha 20 da classe Servidor, uma única variável será apresentada no painel Instance variables e outra, no painel Static variables.
Compartilhamento de atributos e operações genéricas entre diversas classes descendentes de uma classe ancestral remete ao conceito de
cardinalidade.
encapsulamento.
herança.
agregação.
multiplicidade.
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Julgue os itens seguintes, relacionados aos conceitos de análise orientada a objetos. Na modelagem de classes, a hierarquia entre elas é representada por meio de um relacionamento chamado generalização.
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Julgue os itens seguintes, relacionados aos conceitos de análise orientada a objetos. A modelagem do comportamento dos objetos de um sistema pode ser feita por meio do modelo de objetos do sistema.
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Julgue os itens seguintes, relacionados aos conceitos de análise orientada a objetos. A análise orientada a objetos é inadequada a situações em que os dados do sistema devam ser armazenados em um sistema de banco de dados relacional.
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Considerando os aspectos de linguagem de programação, julgue os itens subsequentes. Em diversos casos de orientação a objetos, é necessário realizar alguma(s) ação(ões) para o objeto poder ser destruído. Um exemplo disso é a desalocação dinâmica de memória.
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Considerando os aspectos de linguagem de programação, julgue os itens subsequentes. O desenvolvedor deve utilizar herança múltipla para agilizar os processos de busca e execução dos processos.
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Julgue os itens de 72 a 78, com relação a conceitos de programação orientada a objetos.
Um objeto é uma instância de uma classe.
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