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Ciência da Computação - Programação Orientada a Objetos - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Um sistema deverá ser executado no escritório central da empresa de turismo, assim como no conjunto de escritórios de agentes de viagens, de tal forma que possam ser efetuadas reservas em passeios de ônibus operados pela empresa. O sistema permitirá que um operador configure os detalhes das rotas dos passeios, tais como número, nome e uma breve descrição. Os passeios serão categorizados como visões cênicas, paradas sociais, compras artesanais e visitas a sítios históricos. Cada passeio pode incluir o denominado trips, que consiste em um dia de passeio em ônibus privativo com um número especifico de lugares. Essa informação também necessita ser configurada pelo operador. Os agentes de viagem serão capazes de fazer e armazenar informações de reservas nos trips para os clientes.
Com relação à essa situação hipotética, assinale a opção incorreta, acerca dos objetos e dos métodos que podem ser usados na implementação do sistema mencionado.
O escritório central, as rotas dos passeios e os passeios são objetos que podem ser definidos no sistema.
O número, o nome e a descrição do passeio podem ser considerados como atributos de objetos do sistema.
O ônibus e os clientes são objetos que podem ser considerados na descrição do sistema.
O armazenamento é um método associado às reservas.
As reservas em passeios e a configuração de detalhes das rotas são métodos que podem ser definidos no sistema.
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Acerca da arquitetura orientada ao serviço (SOA), assinale a opção incorreta.
Os principais conceitos do SOA são a visibilidade, a interação e os efeitos.
Na programação orientada a objetos, o foco está no empacotamento de dados com operações, enquanto que, no SOA, o foco central é a interface entre as aplicações.
O SOA se constitui na base mais viável para o desenvolvimento de sistemas de grande escala.
O UDDI (universal description, discovery, and integration) é um protocolo para descrever componentes de serviços web disponíveis.
Nos web services, utiliza-se SOAP sobre HTTP para se realizar a comunicação entre os serviços.
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Com relação à programação orientada a objetos, assinale a opção incorreta.
Um objeto é qualquer elemento do software ao qual se associam dados e rotinas.
Uma das vantagens da programação orientada a objetos é que os programas não precisam recorrer a áreas ou partições de memória para encontrar os objetos que representam uma realidade.
Polimorfismo, herança e tipos de dados abstratos são recursos introduzidos pela programação orientada a objetos.
Subtipo é uma classe derivada que tem relação com sua classe pai da forma é-uma.
Algumas linguagens imperativas, apesar de não serem orientadas a objetos, possuem suporte a esse tipo de programação.
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Acerca de linguagens orientadas a objetos (OO), assinale a opção correta.
O Smalltalk, apesar de ser uma das precursoras da linguagem Java, não é uma linguagem orientada a objetos.
O Visual Basic foi pioneiramente adotado para tornar as páginas da Internet menos estáticas.
A principal diferença entre o Java e o C++ é que o Java apenas usa objetos, exclusivamente.
Na programação com linguagem OO, quando uma mensagem é enviada a um objeto para chamar um de seus métodos, é o próprio objeto que retorna, como resposta, o valor da computação do método.
O C++ é uma linguagem que não permite orientação a objetos embasada em procedimentos, por não ter características de linguagem imperativa.
Ciência da Computação - Programação Orientada a Objetos - CONSULPLAN Consultoria (CONSULPLAN) - 2009
Com base nos termos empregados na programação orientada a objetos, analise as afirmativas abaixo:
I. Classe: conjunto de objetos que possuem uma ou mais características comuns, podendo ser abstratas ou concretas.
II. Objeto: representação de um elemento do mundo real; instância de uma classe, que pode ser persistente ou transitória.
III. Atributo: carasterística específica de uma classe ou objeto.
IV. Método: característica que possibilita alterar a funcionalidade de um determinado atributo de um objeto.
Estão corretas apenas as afirmativas:
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Julgue os seguintes itens, a respeito de conceitos de programação orientada a objeto.
I As classes descrevem apenas os tipos de dados que compõem os objetos.
II Objetos são instâncias de uma mesma classe.
III Métodos são as ações que os objetos podem exercer.
Assinale a opção correta.
Apenas o item I está certo.
Apenas o item II está certo.
Apenas os itens I e III estão certos.
Apenas os itens II e III estão certos.
Todos os itens estão certos.
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Na programação orientada a objetos, o mecanismo pelo qual uma classe pode se estender a outra, aproveitando seus comportamentos, é denominado
encapsulamento.
herança.
polimorfismo.
junção.
relacionamento.
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Em relação às características de programação orientada a objetos, julgue os itens que se seguem.
Classe é uma instância de um objeto específico. Por meio da característica de herança, uma classe pode herdar atributos e métodos de sua superclasse.
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Em relação às características de programação orientada a objetos, julgue os itens que se seguem.
Polimorfismo é a propriedade que um objeto tem de esconder os seus atributos, os quais têm o acesso permitido por meio de métodos públicos.
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Em relação às características de programação orientada a objetos, julgue os itens que se seguem.
A propriedade que uma classe tem de comportar-se de maneira diferente de acordo com o objeto instanciado é denominada encapsulamento.
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