Lista completa de Questões sobre Programação Orientada a Objetos para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Ciência da Computação - Programação Orientada a Objetos - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Considerando os conceitos de orientação a objetos, julgue os itens seguintes.
O polimorfismo, em que se usa o mesmo nome de método com o mesmo retorno e argumentos idênticos, chama-se sobrecarga.
Ciência da Computação - Programação Orientada a Objetos - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Em um projeto de software orientado a objetos, é necessário definir quais são as responsabilidades das classes de objetos, os modos de interação entre os objetos, os agrupamentos e a hierarquização das classes de objetos, questões que têm levado à busca de soluções por meio de princípios e padrões de projeto testados e validados. Acerca do uso de padrões de projeto, das funcionalidades da orientação a objetos e dos processos e técnicas relativos ao projeto orientado a objetos, julgue os itens a seguir.
Há casos em que é útil definir classes para as quais o programador nunca pretende instanciar nenhum objeto. Uma classe desse tipo, denominada classe abstrata, tem o propósito de fornecer uma superclasse da qual outras classes possam herdar interface e(ou) implementação.
Ciência da Computação - Programação Orientada a Objetos - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Em um projeto de software orientado a objetos, é necessário definir quais são as responsabilidades das classes de objetos, os modos de interação entre os objetos, os agrupamentos e a hierarquização das classes de objetos, questões que têm levado à busca de soluções por meio de princípios e padrões de projeto testados e validados. Acerca do uso de padrões de projeto, das funcionalidades da orientação a objetos e dos processos e técnicas relativos ao projeto orientado a objetos, julgue os itens a seguir.
A vinculação tardia consiste em uma operação para associar um objeto a uma classe durante a execução do programa.
Ciência da Computação - Programação Orientada a Objetos - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Em um projeto de software orientado a objetos, é necessário definir quais são as responsabilidades das classes de objetos, os modos de interação entre os objetos, os agrupamentos e a hierarquização das classes de objetos, questões que têm levado à busca de soluções por meio de princípios e padrões de projeto testados e validados. Acerca do uso de padrões de projeto, das funcionalidades da orientação a objetos e dos processos e técnicas relativos ao projeto orientado a objetos, julgue os itens a seguir.
Uma subclasse em geral encapsula menos funcionalidades do que sua superclasse, pois representa um número menor de objetos.
Ciência da Computação - Programação Orientada a Objetos - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Em um projeto de software orientado a objetos, é necessário definir quais são as responsabilidades das classes de objetos, os modos de interação entre os objetos, os agrupamentos e a hierarquização das classes de objetos, questões que têm levado à busca de soluções por meio de princípios e padrões de projeto testados e validados. Acerca do uso de padrões de projeto, das funcionalidades da orientação a objetos e dos processos e técnicas relativos ao projeto orientado a objetos, julgue os itens a seguir.
Uma das conseqüências da utilização do polimorfismo é a realização de programas que contêm menos lógica de desvio, o que facilita o teste, a depuração e a manutenção desses programas, além de lhes conferir uma aparência mais simples.
Ciência da Computação - Programação Orientada a Objetos - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Em um projeto de software orientado a objetos, é necessário definir quais são as responsabilidades das classes de objetos, os modos de interação entre os objetos, os agrupamentos e a hierarquização das classes de objetos, questões que têm levado à busca de soluções por meio de princípios e padrões de projeto testados e validados. Acerca do uso de padrões de projeto, das funcionalidades da orientação a objetos e dos processos e técnicas relativos ao projeto orientado a objetos, julgue os itens a seguir.
Uma descrição de um objeto, resultante do processo de design, pode assumir a forma de uma descrição de protocolo, que estabelece a interface do objeto com cada mensagem, ou a forma de uma descrição de implementação, que mostra detalhes das operações que devem ocorrer quando uma mensagem é passada ao objeto.
Ciência da Computação - Programação Orientada a Objetos - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
O desenvolvimento de software orientado a objetos atingiu um estado de maturidade que permitiu a criação de elementos metodológicos de eficácia comprovada, incluindo uma linguagem de modelagem unificada, a UML (unified modeling language). Acerca das metodologias da orientação a objetos e da linguagem UML, julgue os itens seguintes.
Na análise orientada a objetos, a análise gramatical de um texto descritivo das funções de um sistema permite ao analista identificar potenciais candidatos a classes e objetos no sistema com base na identificação dos substantivos presentes no texto descritivo do sistema.
Ciência da Computação - Programação Orientada a Objetos - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
A respeito de conceitos de orientação a objetos, julgue os seguintes itens.
Por meio da relação de herança, é possível reutilizar ou alterar os métodos de classes existentes, bem como adicionar novos atributos e métodos a fim de adaptá-las a novas situações.
Ciência da Computação - Programação Orientada a Objetos - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
O desenvolvimento de software orientado a objetos atingiu um estado de maturidade que permitiu a criação de elementos metodológicos de eficácia comprovada, incluindo uma linguagem de modelagem unificada, a UML (unified modeling language). Acerca das metodologias da orientação a objetos e da linguagem UML, julgue os itens seguintes.
Uma descrição de protocolo de um objeto estabelece os formatos das estruturas de dados que descrevem os atributos do objeto e os detalhes procedurais que descrevem suas operações.
Ciência da Computação - Programação Orientada a Objetos - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
A respeito de conceitos de orientação a objetos, julgue os seguintes itens.
Em Java, se uma superclasse não tiver construtor padrão e o construtor de uma subclasse não chamar explicitamente nenhum dos outros construtores da superclasse, ocorrerá erro em fase de compilação.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...