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Ciência da Computação - UML - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
Ao se modelar uma máquina de estados, por meio da UML 2.0, utilizando statecharts, as notações
representam, respectivamente, históricos
Atributos estáticos são atributos da classe em vez de serem atributos de uma instância da classe. Em UML um atributo estático é representado ao se utilizar em sua transcrição o:
modo sublinhado
símbolo #
símbolo /
modo itálico
símbolo ∼
Considere o diagrama de estados a seguir, apresentado na notação da UML. Esse diagrama representa uma máquina de lavar roupas, que possui dois botões, On e Off, para ligar e desligar a máquina, respectivamente. Nesse diagrama, há uma variável n, cujo valor é alterado em determinadas situações.
Qual o valor da variável n após essa sequência de eventos?
Julgue os itens a seguir, a respeito de diagramas da UML.
O diagrama de implementação é um tipo de diagrama de componente.
Julgue os itens a seguir, a respeito de diagramas da UML.
O diagrama de atividade é composto pelos diagramas de estado e de sequência.
Julgue os itens a seguir, a respeito de diagramas da UML.
O diagrama de colaboração é um tipo de diagrama de interação.
A UML é uma linguagem de modelagem visual, um conjunto de notações e semântica correspondente para representar visualmente uma ou mais perspectivas de um sistema. Nesse contexto, observe a figura, que mostra os diagramas definidos na UML.
Um dos diagramas constitui um tipo especial de diagrama de estados, em que são representados os estados das tarefas executadas, em vez dos estados de um objeto. Ao contrário dos diagramas de estados que são orientados a eventos, esses diagramas são orientados a fluxos de controle. Esses diagramas denominam-se
A UML
retrata a estrutura de código orientado à linguagem no nível defi nido pelo usuário.
retrata a estrutura de código orientado a objeto no nível exatamente acima do próprio código.
retrata critérios de codifi cação de segurança de objetos independentes.
estrutura objetos de codificação orientada a usuários no sentido de estratificar códigos inconsistentes.
retrata a estrutura de código orientado a objeto no nível exatamente abaixo do próprio código.
A utilização de diversos diagramas da UML permite que falhas possam ser descobertas nos diagramas anteriores, diminuindo a possibilidade da ocorrência de erros durante a fase de desenvolvimento do software. As funções de alguns dos diagramas da UML 2.0 são apresentadas abaixo:
I. Preocupa-se com a ordem temporal em que as mensagens são trocadas entre os objetos envolvidos em um determinado processo. Este diagrama costuma identificar o evento gerador do processo modelado, bem como o ator responsável por este evento, e determina como o processo deve se desenrolar e ser concluído por meio do envio de mensagens que, em geral, disparam métodos entre os objetos.
II. Define a estrutura das classes utilizadas pelo sistema, determinando os atributos e métodos possuídos por cada classe, além de estabelecer como as classes se relacionam e trocam informações entre si.
III. Procura identificar os atores (usuários, outros softwares que interagem com o sistema ou algum hardware especial), que utilizarão de alguma forma o software, bem como os serviços, ou seja, as opções que o sistema disponibilizará aos atores.
IV. Fornece uma visão dos valores armazenados pelos objetos de um Diagrama de Classe em um determinado momento da execução de um processo.
A associação correta do diagrama com a sua função está expressa em
Considere as afirmações sobre UML:
I. Surgiu da união de três metodologias de modelagem: o método de Booch, o método OMT (Object Modeling Technique) de Jacobson e o método OOSE (Object-Oriented Software Engineering) de Rumbaugh.
II. É uma linguagem de programação cujo objetivo é auxiliar os engenheiros de software a definir as características do software, tais como seus requisitos, seu comportamento, sua estrutura lógica, a dinâmica de seus processos e até mesmo suas necessidades físicas em relação ao equipamento sobre o qual o sistema deverá ser implantado.
III. Tornou-se, nos últimos anos, a linguagem-padrão de modelagem de software adotada internacionalmente pela indústria de Engenharia de Software.
Está correto o que se afirma em
I, II e III.
I e II, apenas.
III, apenas.
II e III, apenas.
I e III, apenas.
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