Questões sobre UML

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Analise as seguintes afirmações acerca dos diagramas da linguagem de modelagem Unified Modeling Language (UML).

I Os objetos são representados por linhas verticais e as mensagens são desenhadas como linhas horizontais. A ênfase é dada na ordem e nos momentos nos quais mensagens para os objetos são enviadas.

II O UML representa a execução de ações e os fluxos que são disparados pela conclusão de outras ações, oferecendo suporte para comportamentos condicionais e paralelos.

III O UML representa a configuração e a arquitetura de um sistema em que estarão ligados seus respectivos componentes, podendo ser representada também a arquitetura física de hardware, por exemplo.

As afirmações I, II e III relacionam-se, respectivamente, aos diagramas de

  • A. pacotes, de casos de uso, de implantação.
  • B. atividades, de estados, de pacotes.
  • C. sequência, de atividades, de implantação.
  • D. estados, de sequência, de pacotes.
  • E. sequência, de fluxos, de arquitetura.

Ferramentas Computer-Aided Software Engineering (CASE) são aplicativos que auxiliam no desenvolvimento de sistemas. Estão classificadas em Lower-CASE - ferramentas de codificação e Upper-CASE - ferramentas de análise, projeto e implementação. Existe ainda uma terceira categoria, que une as funcionalidades das Lower-CASES e Upper-CASE em um só produto. Assinale a alternativa que contém o nome dessa terceira categoria de ferramentas CASE.

  • A. UML – Unified Modeling Language
  • B. RUP – Rational Unified Process
  • C. ERP – Enterprise Resource Planning
  • D. Data mining
  • E. Integrated CASE

A UML dispõe de regras semânticas para Visibilidade, Nomes, Escopo, Integridade e Execução. Como os nomes podem ser vistos e utilizados, trata-se de

  • A. Escopo.
  • B. Nomes.
  • C. Visibilidade.
  • D. Integridade.
  • E. Execução.

Uma declaração de atributo de classe na UML pode ser, por exemplo, name : String [0..1], que indica a presença APENAS de

  • A. nome e visibilidade.
  • B. nome, tipo e multiplicidade.
  • C. nome e tipo.
  • D. tipo e propriedade.
  • E. tipo e multiplicidade.

Na taxonomia dos diagramas de estrutura (S) e de comportamento (C) da UML, os diagramas de Pacote, Classe, Sequência e Objeto são, respectivamente, de

  • A. S, S, C e S.
  • B. S, S, C e C.
  • C. S, C, S e C.
  • D. C, S, C e S.
  • E. C, C, S e C.

Na UML, um relacionamento entre superclasses (classesmãe) e subclasses (classes-filha), é uma

  • A. associação.
  • B. dependência.
  • C. composição.
  • D. agregação.
  • E. generalização.

Na UML, um pacote pode conter, entre outros elementos,

  • A. pacotes, componentes e colaborações, apenas.
  • B. classes e pacotes, apenas.
  • C. classes e componentes, apenas.
  • D. componentes e nós, apenas.
  • E. classes, interfaces, diagramas e pacotes.

Considerando a figura acima, que apresenta um esquema de vários tipos de diagramas suportados pela UML, julgue os seguintes itens, a respeito de análise e projeto orientado a objetos e de UML.

I O esquema apresentado é um diagrama de comportamento (behavior diagram), no qual 18 classificadores (classifiers) estão presentes.

II Um diagrama de caso de uso (use case diagram) é um diagrama de comportamento (behavior diagram) utilizado para representar requisitos de um sistema. Nele, estão presentes atores e casos de uso, sendo que os atores sempre representam entidades fora do sistema.

III Diagramas de sequência (sequence diagram) são diagramas de interação (interaction diagram) e de comportamento (behavior) que podem descrever realizações de casos de uso na forma de troca de mensagens entre um conjunto de linhas de vida de objetos (lifelines).

IV Diagramas de comunicação (communication diagram) privilegiam a representação da sequência de troca de mensagens entre objetos, em detrimento da representação da arquitetura do sistema no qual essa troca de mensagens ocorre.

Estão certos apenas os itens

  • A. I e II.
  • B. I e IV.
  • C. II e III.
  • D. II e IV.
  • E. III e IV.

Reúso e reusabilidade, que constituem princípios da engenharia de software, são apoiados pelo uso adequado dos mecanismos fornecidos pelo paradigma orientado a objetos. A figura acima apresenta um diagrama UML no qual se define o relacionamento entre várias entidades, todas elas com maior ou menor reusabilidade. Considerando essa figura, julgue os itens a seguir, a respeito de UML, de análise e projeto orientado a objetos e dos princípios da engenharia de software.

I Order recebe de Store a delegação para realizar a interface OrderEntry.

II Customer é uma Person e sistemas que reúsam Order sempre dependem de Customer.

III Store depende de Account para funcionar.

IV Order é composto por Customer, Product e Account.

V Store é mais reusável que Customer.

Estão certos apenas os itens

  • A. I e II.
  • B. I e III.
  • C. II e V.
  • D. III e IV.
  • E. IV e V.

Considerando o diagrama ilustrado na figura acima, que representa um sistema telefônico, assinale a opção correta a respeito de UML e orientação a objetos.

  • A. O sistema em tela tem 13 possíveis estados e, em determinado instante, pode-se encontrar em apenas um deles.
  • B. O sistema pode alcançar o estado de time-out sem que tenha sido emitido um tom de discar.
  • C. Após o alcance do estado falando, apenas o estado terminar pode ser alcançado.
  • D. Para que o estado conectando seja atingido, é necessário que todas as seguintes condições tenham ocorrido: n dígitos tenham sido discados; um dígito inválido não tenha sido digitado desde o recebimento do último tom de discar; e a campainha não tenha tocado.
  • E. Um sistema no estado ocupado pode não estar no estado ativo.
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