Questões sobre UML

Lista completa de Questões sobre UML para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

A respeito da linguagem UML, julgue os itens que se seguem.

O ícone seguinte é a representação para um ator de um caso de uso.

  • C. Certo
  • E. Errado

O diagrama de casos de uso da UML tenta representar o sistema por intermédio de uma perspectiva do usuário, utilizando uma linguagem simples. Nesse tipo de diagrama

  • A. o objetivo principal é representar a forma como as funcionalidades do sistema serão implementadas.
  • B. os sistemas legados externos são representados como casos de uso estendidos.
  • C. são representados principalmente os requisitos não funcionais e as interações envolvendo estes requisitos.
  • D. os casos de uso são representados por retângulos e os atores, por bonecos magros.
  • E. as associações de extensão são utilizadas para descrever cenários opcionais de um caso de uso.

João está preparando uma palestra sobre diagramas de classe da UML, e criou um slide com a figura:

O título correto para esse slide deve ser “Relacionamento de”:

  • A. agregação;
  • B. correspondência;
  • C. dependência;
  • D. especialização;
  • E. generalização.

Considere a opção de utilizar a família de notações gráficas da UML para ajudar a descrever o projeto de um sistema de software.

Os diagramas mais adequados para descrever como grupos de objetos colaboram em algum comportamento, os tipos de objetos com os relacionamentos estáticos existentes entre eles e o comportamento do ciclo de vida de um objeto específico são, respectivamente:

  • A. diagrama de comunicação, diagrama de objetos e diagrama de atividades;
  • B. diagrama de sequência, diagrama de classes e diagrama de máquina de estados;
  • C. diagrama de comunicação, diagrama de sequência e diagrama de atividades;
  • D. diagrama de sequência, diagrama de classes e diagrama de atividades;
  • E. diagrama de comunicação, diagrama de sequência e diagrama de máquina de estados.

O diagrama da UML mais adequado para representar o comportamento de vários objetos dentro de um único caso de uso, de modo a evidenciar como esses objetos colaboram em algum comportamento ao longo do tempo, é o diagrama de:

  • A. estruturas compostas;
  • B. objetos;
  • C. componentes;
  • D. tempo;
  • E. sequência.

O Diagrama de Atividade da UML 2 é utilizado para modelar atividades, que podem ser um método ou um algoritmo, ou mesmo um processo de negócio. Sobre este diagrama, considere:

I. As partições de atividade permitem representar o fluxo de um processo que passa por diversos setores ou departamentos de uma empresa, ou mesmo um processo que é manipulado por diversos atores.

II. Um nó de bifurcação/união é um nó de controle que pode tanto dividir um fluxo em dois ou mais fluxos concorrentes (quando é chamado de nó de bifurcação), como mesclar dois ou mais fluxos concorrentes em um único fluxo de controle (quando é chamado de nó de união).

III. Um pino (ou alfinete) é um tipo de nó de objeto que representa uma entrada para uma ação ou uma saída de uma ação. São obrigatórios no diagrama de atividades e são utilizados para ver os dados que são consumidos em cada ação.

IV. Um nó de término ou encerramento de fluxo representa o encerramento de toda a atividade. O símbolo de final de fluxo é representado por um círculo com um X em seu interior.

Está correto o que se afirma APENAS em

  • A. I, II e III.
  • B. III e IV.
  • C. II e III.
  • D. I e II.
  • E. II, III e IV.

A respeito da linguagem UML, julgue os itens que se seguem. A linguagem UML, que utiliza conceitos orientados a objetos, é um sistema de notação dirigida à modelagem de sistemas.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considerando a figura apresentada, que ilustra um diagrama UML, julgue os itens a seguir.

O método handleRequest() é abstrato no tipo Handler e concreto nas classes concretas denominadas ConcreteHandler1 e ConcreteHandler2.

  • C. Certo
  • E. Errado

A respeito da linguagem UML, julgue os itens que se seguem. A linguagem UML padroniza artefatos e notação e define um processo padrão de desenvolvimento de softwares.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considerando a figura apresentada, que ilustra um diagrama UML, julgue os itens a seguir.

O referido diagrama representa um arcabouço de classes para o padrão denominado Lista.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...