Lista completa de Questões de Ciência da Computação da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Ciência da Computação - Transmissão de Informação - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Acerca de conceitos de largura de banda e capacidade de canal, julgue os itens a seguir.
De acordo com o teorema de Nyquist, a capacidade de um canal, medida em bps, será igual ao dobro da largura de banda vezes o logaritmo do número de níveis discretos.
Com relação a segurança em redes de computadores, julgue os itens subseqüentes.
O não-repúdio a uma ação é um possível requisito de segurança em um ambiente de rede. Uma forma de se conseguir o não-repúdio é por meio de uma assinatura digital, que pode ser obtida pela ação de cifração de um documento com a chave privativa do agente, usando-se um algoritmo de cifração assimétrico.
Com relação à resolução de problemas por meio de algoritmos, julgue os itens subseqüentes.
O uso de recursão dificulta a solução algorítmica de problemas, como ocorre no caso do algoritmo de ordenação quick-sort.
Ciência da Computação - Arquitetura de redes - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Com relação às características dos meios de transmissão, julgue os itens seguintes.
Os cabos de par trançado podem ser classificados em dois tipos: UTP e STP. Em termos de blindagem, esses dois tipos de cabo se diferenciam em possuir ou não uma camada extra de metal trançado para proteger o núcleo do cabo.
Acerca da construção de bases de dados, julgue os itens que se seguem.
Entre as estruturas de bases de dados, as listas invertidas (ou arquivos invertidos) são muito usadas em bases bibliográficas por sua rapidez de acesso aos dados e por não ocuparem espaço adicional.
Ciência da Computação - Engenharia de Software - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
O desenvolvimento de aplicações e bancos de dados vem pouco a pouco se tornando uma atividade sistemática e com métodos próprios, constituindo a chamada engenharia de software, que promete ser uma disciplina fundamental para a produção de software de qualidade. Acerca dessa disciplina, seus métodos, linguagens e ferramentas para análise, construção, teste e validação de aplicações e de bancos de dados, julgue os itens a seguir.
No projeto da interface usuário de um sistema, antes mesmo de produzir a interface, é possível avaliar, usando o tamanho e a complexidade da documentação de especificação, qual será o esforço de aprendizado exigido do usuário para utilizar efetivamente o sistema.
Ciência da Computação - Engenharia de Software - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
A figura acima apresenta o diagrama do modelo de processo de software espiral, proposto em 1988 por Barry Boehm. Acerca das características desse modelo, julgue os itens que se seguem.
O modelo de processo espiral é uma metodologia de desenvolvimento de software fundamentada na análise de riscos.
Ciência da Computação - Filosofia do SGBD - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
A figura acima apresenta os módulos de uma arquitetura típica de SGBD, em que as linhas tracejadas indicam os pontos de acesso (A, B, C, D e E) que são controlados pelo gerenciador de dados armazenados no disco. Os números 1, 2, 3 e 4, na parte superior da figura, indicam os pontos de acesso dos usuários do SGBD, que estão agrupados em quatro categorias: programadores de aplicação, usuários casuais, usuários paramétricos e DBA (administradores de base de dados). Com base na arquitetura descrita, julgue os itens seguintes.
Entre todos os módulos apresentados na arquitetura, o módulo gerenciador de dados armazenados é o que mais utiliza serviços do sistema operacional.
Com relação a segurança em redes de computadores, julgue os itens subseqüentes.
Todo sistema criptográfico embasado em algoritmos é, em princípio, quebrável. Assim, tendo-se recursos e tempo ilimitados, é sempre possível se recuperar a mensagem (e a chave) de determinado criptograma.
Com relação à resolução de problemas por meio de algoritmos, julgue os itens subseqüentes.
O uso de estruturas de dados, como pilhas, filas, árvores e grafos, encapsulados na forma de tipos abstratos de dados, em geral, simplifica a construção de algoritmos.
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