Questões de Ciência da Computação da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

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Considerando os conceitos de orientação a objetos, julgue os itens seguintes.

Os atributos e métodos protegidos (protected) são acessíveis no pacote e nos métodos da própria classe, mas não o são nas suas subclasses.

  • C. Certo
  • E. Errado

A programação orientada a objetos provê diversos elementos conceituais e estruturas de programa para a construção de softwares modulares e reutilizáveis. O desenvolvimento de software orientado a objetos pode ser realizado com auxílio de uma linguagem de modelagem unificada, a UML (unified modeling language). A respeito da programação orientada a objetos, suas linguagens e métodos de modelagem e programação, julgue os itens subseqüentes.

O polimorfismo é a característica de determinada classe apresentar diferentes comportamentos, cada um podendo ser ativado simplesmente pelo envio de uma mensagem apropriada e diferenciada das demais.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação à resolução de problemas por meio de algoritmos, julgue os itens subseqüentes.

Duas estratégias para a resolução algorítmica de problemas são a de desenvolvimento incremental e a de divisão e conquista.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens seguintes, relativos a conceitos de informática.

Em um microcomputador do tipo PC, a BIOS é um programa instalado na memória permanente do computador cujo objetivo é o gerenciamento das atividades básicas de entrada e de saída; a RAM é uma memória volátil, enquanto a ROM é uma memória permanente (não-volátil) que possui, geralmente, códigos ou programas gravados pelo fabricante do equipamento.

  • C. Certo
  • E. Errado

A respeito de estrutura de dados, julgue os itens que se seguem.

Uma árvore binária é dita equilibrada se a diferença entre as alturas das subárvores de cada nó — valor absoluto da diferença entre as alturas da subárvore direita e da subárvore esquerda — é, no máximo, igual a 1.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considerando as características do framework Zachman apresentadas no texto II e as características dos processos, métodos e técnicas para a construção de sistemas de informação, julgue os itens seguintes.

Tendo por base a tabela incluída no texto I, é correto afirmar que o framework Zachman está mais adequado para uso em uma abordagem de planejamento dirigida a negócios que para uso em uma abordagem de planejamento tecnológica.

  • C. Certo
  • E. Errado

A figura acima apresenta o diagrama do modelo de processo de software espiral, proposto em 1988 por Barry Boehm. Acerca das características desse modelo, julgue os itens que se seguem.

O modelo de processo em cascata é plenamente compatível com o modelo espiral.

  • C. Certo
  • E. Errado

A figura acima apresenta os módulos de uma arquitetura típica de SGBD, em que as linhas tracejadas indicam os pontos de acesso (A, B, C, D e E) que são controlados pelo gerenciador de dados armazenados no disco. Os números 1, 2, 3 e 4, na parte superior da figura, indicam os pontos de acesso dos usuários do SGBD, que estão agrupados em quatro categorias: programadores de aplicação, usuários casuais, usuários paramétricos e DBA (administradores de base de dados). Com base na arquitetura descrita, julgue os itens seguintes.

Sendo o SGBD do tipo relacional, a função do módulo “compilador DML” é compilar comandos para inserção, remoção, alteração e consultas de tuplas e tabelas do SBGD.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considerando os conceitos de orientação a objetos, julgue os itens seguintes.

Encapsulamento significa ser capaz de incorporar os dados e métodos de uma classe previamente definida.

  • C. Certo
  • E. Errado

A programação orientada a objetos provê diversos elementos conceituais e estruturas de programa para a construção de softwares modulares e reutilizáveis. O desenvolvimento de software orientado a objetos pode ser realizado com auxílio de uma linguagem de modelagem unificada, a UML (unified modeling language). A respeito da programação orientada a objetos, suas linguagens e métodos de modelagem e programação, julgue os itens subseqüentes.

Dentro de uma classe em C++, é possível declarar uma função-membro com sua implementação ou apenas o protótipo da função membro, deixando a implementação fora da declaração da classe.

  • C. Certo
  • E. Errado
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