Lista completa de Questões de Ciência da Computação da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Ciência da Computação - Filosofia do SGBD - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
A figura acima apresenta os módulos de uma arquitetura típica de SGBD, em que as linhas tracejadas indicam os pontos de acesso (A, B, C, D e E) que são controlados pelo gerenciador de dados armazenados no disco. Os números 1, 2, 3 e 4, na parte superior da figura, indicam os pontos de acesso dos usuários do SGBD, que estão agrupados em quatro categorias: programadores de aplicação, usuários casuais, usuários paramétricos e DBA (administradores de base de dados). Com base na arquitetura descrita, julgue os itens seguintes.
O escalonamento de execução de consultas e atualizações à base de dados é controlado pelo módulo compilador de consultas.
Ciência da Computação - Linguagem SQL - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Os bancos de dados relacionais são um dos principais elementos de armazenamento e processamento da informação da atualidade. Acerca dos métodos e técnicas de análise para a estruturação de bancos de dados relacionais, bem como dos fundamentos lógicos e matemáticos, linguagens de programação e tecnologias que embasam o modelo relacional, julgue os itens que se seguem.
A linguagem SQL (structured query language) possui instruções para definição de dados, consulta e atualização, constituindo uma linguagem tanto para definição de dados (DDL) quanto para manipulação de dados (DML).
Ciência da Computação - Programação Orientada a Objetos - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Considerando os conceitos de orientação a objetos, julgue os itens seguintes.
Abstração é a técnica utilizada pelos objetos para obter segurança, modularidade e autonomia.
Ciência da Computação - Programação Orientada a Objetos - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
A programação orientada a objetos provê diversos elementos conceituais e estruturas de programa para a construção de softwares modulares e reutilizáveis. O desenvolvimento de software orientado a objetos pode ser realizado com auxílio de uma linguagem de modelagem unificada, a UML (unified modeling language). A respeito da programação orientada a objetos, suas linguagens e métodos de modelagem e programação, julgue os itens subseqüentes.
A dificuldade de rastrear seqüências de herança é um dos problemas apontados na utilização da múltipla herança.
Com relação à resolução de problemas por meio de algoritmos, julgue os itens subseqüentes.
Para dois algoritmos que solucionam o mesmo problema, em geral, o que possui uma maior quantidade de passos computacionais é o de melhor qualidade.
Ciência da Computação - Arquiteturas - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
A grande popularidade da Internet levou à construção de aplicações com características específicas para tal rede, inclusive as chamadas aplicações cliente-servidor. Acerca da arquitetura dessas aplicações, das tecnologias nelas empregadas, bem como dos padrões de formatação, das linguagens de programação e dos protocolos de comunicação a elas associados, julgue os itens a seguir.
Em uma arquitetura cliente-servidor em 3 camadas (three tier architecture), o principal critério para definir a localização física da camada de aplicação e da camada de armazenamento é a quantidade de classes ou de estruturas de dados da aplicação.
A respeito de estrutura de dados, julgue os itens que se seguem.
As filas com prioridade são listas lineares nas quais os elementos são pares da forma (qi, pi), em que q é o elemento do tipo base e p é uma prioridade. Elas possuem uma política de fila do tipo FIFO (first in first out) entre os elementos de mesma prioridade.
Ciência da Computação - Engenharia de Software - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
O desenvolvimento de aplicações e bancos de dados vem pouco a pouco se tornando uma atividade sistemática e com métodos próprios, constituindo a chamada engenharia de software, que promete ser uma disciplina fundamental para a produção de software de qualidade. Acerca dessa disciplina, seus métodos, linguagens e ferramentas para análise, construção, teste e validação de aplicações e de bancos de dados, julgue os itens a seguir.
Uma tabela de rastreamento (traceability table) é utilizada na engenharia de um sistema para prever a capacidade de rastreamento das operações do produto de software que será desenvolvido.
Ciência da Computação - Engenharia de Software - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
A figura acima apresenta o diagrama do modelo de processo de software espiral, proposto em 1988 por Barry Boehm. Acerca das características desse modelo, julgue os itens que se seguem.
No escopo de um projeto integrado de desenvolvimento de software e sistemas, atividades relacionadas à validação de requisitos e validação de design podem ser efetuadas em paralelo.
Ciência da Computação - Filosofia do SGBD - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
A figura acima apresenta os módulos de uma arquitetura típica de SGBD, em que as linhas tracejadas indicam os pontos de acesso (A, B, C, D e E) que são controlados pelo gerenciador de dados armazenados no disco. Os números 1, 2, 3 e 4, na parte superior da figura, indicam os pontos de acesso dos usuários do SGBD, que estão agrupados em quatro categorias: programadores de aplicação, usuários casuais, usuários paramétricos e DBA (administradores de base de dados). Com base na arquitetura descrita, julgue os itens seguintes.
O módulo sistemas de controle de concorrência, backup e recuperação é responsável pela manutenção das propriedades ACID (atomicidade, consistência, isolamento, durabilidade) de execução de transações.
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