Lista completa de Questões de Ciência da Computação da Fundação Carlos Chagas (FCC) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
É um sistema de armazenamento composto por vários discos rígidos, interligados entre si de várias formas distintas, com o objetivo final de aumentar a segurança, através da tolerância a falhas, e de melhorar o desempenho. É constituído por dois ou mais discos rígidos, interligados entre si. Por exemplo, em um dos casos, um disco pode ser um espelho do outro, ou seja, a informação assim que gravada é replicada em ambos os discos. No caso de falha em um dos discos rígidos, os dados podem ser recuperados, pois estão guardados no segundo disco.
O sistema de armazenamento citado é denominadoArray of Independent Hard Drives.
Recovery Interface of Disks.
Network-Attached Storage.
Redundant Array of Independent Disks.
Hard Drives Data Recovery.
a criação de uma visualização requer a utilização da cláusula WHERE para a restrição dos dados.
não é possível criar uma VIEW sem a identificação do tipo de dado e sem a determinação da quantidade de registros selecionados.
o comando CREATE VIEW deve utilizar a cláusula FROM para o nome da tabela.
a criação de uma visualização (VIEW) requer a definição de um gatilho (trigger) correspondente ao nome da coluna.
por padrão, o tipo de dado será considerado indefinido (unknown) e a coluna irá utilizar o nome padrão ?column?.
Um software servidor de aplicação oferece um ambiente para a instalação e execução de certos tipos de aplicações, centralizando e dispensando a instalação da aplicação nos computadores clientes e disponibilizando uma plataforma que separa do desenvolvedor de software algumas das complexidades de um sistema computacional. Dentre os principais servidores para aplicações Java EE estão o JBoss e o Tomcat. Sobre eles, é correto afirmar:
A grande vantagem do JBoss é que não é necessário fazer a administração e configuração manualmente através da manipulação de arquivos XML. Ele possui, desde que foi criado, assistentes que permitem fazer a configuração e administração do ambiente de forma bastante amigável.
O JBoss é um Contêiner Web, parte da plataforma corporativa Java EE, que abrange as tecnologias Servlet e JSP, incluindo tecnologias de apoio relacionadas como Realms e segurança, JNDI Resources e JDBC DataSources. Porém, o JBoss não implementa um contêiner EJB e, consequentemente, não suporta EJBs.
O JBoss tem como aspectos positivos o fato da administração e manutenção da configuração ser bastante simples após um aprendizado inicial, porém, só é distribuído como um software proprietário, o que gera altos custos de licença de uso.
O Tomcat tem a capacidade de atuar como servidor web/HTTP autônomo, ou pode funcionar integrado a um servidor web dedicado, como o Microsoft IIS, ou ainda como parte integrante de um servidor de aplicações mais amplo, como JBoss AS, provendo os recursos de Java Servlet e JSP.
O Tomcat é um servidor de aplicação completo que suporta as tecnologias servlet/JSP, EJB, JPA e outras tecnologias Java. Desde que foi criado, o Tomcat é a Implementação de Referência para as tecnologias servlet/JSP.
Na programação orientada a objetos, as classes podem conter, dentre outros elementos, métodos e atributos. Os métodos
devem receber apenas parâmetros do mesmo tipo.
não podem ser sobrecarregados em uma mesma classe.
precisam possuir corpo em interfaces e classes abstratas.
podem ser sobrescritos em aplicações que possuem relação de herança.
definidos como private só podem ser acessados de classes do mesmo pacote.
um trecho de pesquisa específico.
uma tabela remota.
um banco de dados do tipo cluster.
uma visualização (VIEW).
um servidor estrangeiro (foreign server).
Uma aplicação utilizando o framework JSF e a IDE NetBeans gera automaticamente dois componentes essenciais assim descritos:
I. É responsável por receber requisições dos componentes View do MVC, redirecioná-las para os beans gerenciados (managed beans) do componente Model do MVC e responder a essas requisições. II. É o arquivo principal de configuração de uma aplicação web que utiliza o framework JSF. É responsável por descrever os elementos e sub-elementos que compõem o projeto, tais como as regras de navegação, beans gerenciados, configurações de localização etc. As descrições I e II referem-se, respectivamente, aos componentesservlet Controller.java e ao arquivo faces_config.xml
FaceletServlet e ao arquivo web_config.xml.
FacesServlet e ao arquivo faces-config.xml.
servlet Controller e ao arquivo web-config.xml.
servlet Facelet e ao arquivo web.xml.
Evoluindo a já clássica e conhecida Web of documents, o W3C ajuda no desenvolvimento de tecnologias que darão suporte à Web of data, viabilizando pesquisas como num banco de dados. O objetivo final da Web of data é possibilitar que computadores façam coisas mais úteis e que o desenvolvimento de sistemas possa oferecer suporte a interações na rede. O termo ...... refere-se à visão do W3C da Web of linked data que dará às pessoas a capacidade de criarem repositórios de dados na Web, construírem vocabulários e escreverem regras para interoperarem com esses dados. A linkagem de dados é possível com tecnologias como RDF, SPARQL, OWL e SKOS.
A lacuna da frase acima é preenchida corretamente comWeb Architecture.
Cloud Computing.
Semantic Web.
Web of Services.
W3C Web Standards.
O CobiT é orientado para os objetivos e escopo da governança de TI, assegurando que a metodologia de controle seja compreensiva e alinhada com os princípios de governança de organizações. Além disso,
o CobiT é baseado na análise e na harmonização dos padrões e boas práticas de TI existentes, adequando-se aos princípios de governança geralmente aceitos. Ele está posicionado em alto nível, direcionado por requisitos de negócios, abrange todas as atividades de TI e concentra-se em como atingir uma efetiva governança, gerenciamento e controle e não no que deveria ser obtido.
o CobiT age como um modelo único que reúne todas as boas práticas de governança de TI e influencia a alta direção, gerências de negócios e de TI, profissionais de governança, avaliação e segurança e profissionais de auditoria de TI. É desenhado para ser independente de outros padrões.
para atingir o alinhamento das boas práticas com os requisitos de negócios é recomendável que o CobiT seja utilizado em um alto nível, provendo uma metodologia de controle geral com base em um modelo de processos de TI que deve servir para toda a empresa. Práticas e padrões cobrindo áreas específicas podem ser mapeados com o CobiT, provendo, assim, um material de orientação.
os padrões e boas práticas do CobiT só funcionam quando aplicados como uma política rígida de regras e princípios para produzir procedimentos genéricos. Para evitar que as práticas fiquem só no papel, a gerência e os funcionários devem entender o que fazer, como fazer e porque isso é importante.
a implementação de boas práticas provindas de diferentes modelos sempre gera conflitos com a governança e o ambiente de controle da organização, devido às dificuldades de integração com outros métodos e práticas utilizadas. Assim, o CobiT provê uma solução que integra todos os padrões, gerando a efetividade desejada e dispensando a utilização de outros modelos.
O comando em SQL capaz de serializar dados de uma tabela para um arquivo em disco, ou efetuar a operação contrária, transferindo dados de um arquivo em disco para uma tabela de um banco de dados, é o comando
COPY.
TRANSFER.
SERIALIZE.
FILE TRANSFER.
EXPORT.
o elemento Header é um elemento obrigatório que contém informações específicas sobre a mensagem SOAP.
uma mensagem SOAP pode conter um ou mais elementos Fault que são opcionais e usados para indicar mensagens de erro.
o atributo encodingStyle do elemento Envelope é utilizado para definir os tipos de dados utilizados no documento. Este atributo pode aparecer apenas no elemento Envelope.
o xmlns:soap namespace deve sempre ter o valor "http://www.w3.org/2001/12/soap-envelope". Se um namespace diferente for usado, o aplicativo gera um erro e descarta a mensagem.
se houver um elemento Fault na mensagem, ele deve aparecer obrigatoriamente como um elemento filho do elemento Header.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...