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Um design pattern descreve uma solução geral comprovada e reutilizável para um problema recorrente no desenvolvimento de sistemas de software orientados a objetos. Padrões de projeto ajudam a reconhecer e implementar boas soluções para problemas comuns. Dois dos principais design patterns utilizados atualmente são descritos a seguir:
I. Visa garantir que uma classe só tenha uma única instância e prover um ponto de acesso global a ela. II. Visa definir uma dependência um-para-muitos entre objetos para que quando um objeto mudar de estado os seus dependentes sejam notificados e atualizados automaticamente. Os design patterns descritos em I e II são, respectivamente:Singleton e Observer.
Facade e Adapter.
Composite e Adapter.
Singleton e Command.
Facade e Observer.
Quanto aos modos de transmissão de dados em redes Ethernet, existem três formas possíveis de transmissão de dados, ou seja, formas de utilização do meio físico: simplex, half-duplex e full-duplex. Sobre essas formas de transmissão é correto afirmar que o modo
simplex transmite a informação nos dois sentidos, porém, não simultaneamente, como ocorre em um walk-talk.
half-duplex transmite a informação nos dois sentidos simultaneamente, porém, é mais lento que o modo de transmissão full-duplex.
full-duplex exige que a rede utilize um HUB como concentrador central, pelo fato de poder operar em ambas as direções.
full-duplex permite a comunicação simultânea entre duas estações, entretanto, o enlace deve ser ponto a ponto utilizando determinados meios, como o par trançado ou a fibra ótica.
full-duplex está especificado no suplemento IEEE 802.11c do padrão Ethernet.
de caminho básico - caixa-de-vidro
alfa - beta
caixa branca - caixa preta
de ciclo - de usabilidade
unitário - de interface
A respeito do Active Directory, considere: I. A associação offline de domínio facilita o provisionamento de computadores em um datacenter. Ela tem a capacidade de provisionar antecipadamente contas de computador no domínio a fim de preparar as imagens do sistema operacional para implantação em massa. II. Os computadores são associados ao domínio sempre que acessados. Isso reduz as etapas e o tempo necessário para implantar computadores em um datacenter. III. O BPA (Analisador de Práticas Recomendadas) do Active Directory identifica desvios das práticas recomendadas para ajudar os profissionais de TI a gerenciar melhor suas implantações do Active Directory. O BPA usa cmdlets do Windows PowerShell para coletar dados de tempo de execução. Está correto o que se afirma APENAS em
No desenvolvimento de software podem ser utilizados diversos tipos de processo de desenvolvimento, dentre eles, processos iterativos. Sobre o desenvolvimento iterativo de software é correto afirmar:
É adequado para aplicações bem compreendidas, com saídas previsíveis desde a análise e projeto e que não apresentem incertezas substanciais em seus requisitos.
Na primeira iteração, desenvolve-se uma parte do software, que deve ser utilizado e avaliado. Em seguida, incorpora-se o que se aprendeu na iteração anterior e se repete o ciclo. No final, assim que o cliente testou a parte do software que é apenas uma prova conceito, o código é intencionalmente abandonado, pois o produto final será entregue em seu lugar.
Os desenvolvedores precisam integrar todas as versões de artefatos do sistema e verificá-las no final de uma iteração. Além disso, cada iteração deve produzir uma versão executável do software.
O desenvolvimento iterativo consiste em uma série de iterações com duração máxima de um mês e com, no máximo, seis iterações a cada três meses.
Os desenvolvedores realizam as fases do processo de desenvolvimento de software em uma sequência linear rígida, onde cada etapa deve ser concluída antes que a seguinte comece.
Dentre as principais operações que podem ser efetuadas no protocolo LDAP, se encontram:
Search: O servidor busca e devolve as entradas do diretório que obedecem ao critério da busca. Bind:Considere, abaixo, três dispositivos que podem ser usados na interconexão de redes de computadores:
Dispositivo 1 − Conecta os cabos provenientes de diferentes ramificações. Em uma LAN Ethernet com topologia estrela, esse dispositivo atua simplesmente como um ponto onde os sinais provenientes de diferentes estações colidem: é o ponto de colisão. Faz parte dos meios de transmissão; sua posição na arquitetura TCP/IP é abaixo da camada física.
Dispositivo 2 − Opera tanto na camada física como na camada de enlace de dados da arquitetura TCP/IP. Como um dispositivo da camada física, ele regenera o sinal que recebe. Ao atuar como dispositivo da camada de enlace de dados, ele pode verificar os endereços (MAC) físicos (origem e destino) contidos no frame. Possui capacidade de filtragem. É capaz de verificar o endereço de destino de um frame e decidir se ele deve ser encaminhado ou descartado. Possui uma tabela que é usada nas decisões de filtragem.
Dispositivo 3 − Normalmente é um computador que opera em todas as camadas da arquitetura TCP/IP ou do modelo OSI. Pega uma mensagem de aplicação, a lê e a interpreta. Isso significa que ele pode ser usado como um dispositivo de conexão entre duas redes que usam modelos diferentes (por exemplo, uma rede que usa o modelo OSI pode ser conectada a uma rede que usa a arquitetura TCP/IP). Pode também oferecer segurança quando usado para filtrar mensagens indesejadas na camada de aplicação.
Os dispositivos 1, 2 e 3 são, respectivamente,
switch − repetidor − bridge.
hub ativo − bridge − roteador.
hub passivo − bridge − gateway.
switch − bridge − roteador.
hub passivo − repetidor − gateway.
Com relação aos conceitos básicos e princípios da engenharia de software, analise:
I. Embora nem sempre seja possível uma definição ampla e estável dos requisitos, uma definição de objetivos ambígua pode ser receita para um desastre. II. Os requisitos de software mudam, mas o impacto da mudança varia dependendo do momento em que ela for introduzida. III. Se o cronograma de entrega do software atrasar a solução mais eficiente sempre é a contratação de mais programadores. IV. Quando diferentes clientes ou usuários propõem necessidades conflitantes é preciso conciliar esses conflitos por meio de um processo de negociação. Está correto o que se afirma emI, II, III e IV.
I e IV, apenas.
III e IV, apenas.
II e III, apenas.
I, II e IV, apenas.
No desenvolvimento orientado a objetos, uma das metodologias usadas na modelagem e projeto de sistemas de informação,
os métodos de desenvolvimento concentram-se, principalmente, em formatar processos, ou ações, que capturam, armazenam, manipulam e distribuem dados.
o diagrama de contexto é a principal ferramenta para representar o projeto do software.
o sistema é visto como um conjunto de objetos que combinam processos e dados.
o diagrama de fluxo de informações é a principal ferramenta na fase de análise do sistema, para mostrar a interação entre os objetos.
grupos de objetos são reunidos na forma de componentes de software para funções comuns e combinados para criar aplicações comerciais de grande esc ala.
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