Questões de Ciência da Computação da Fundação Carlos Chagas (FCC)

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As tarefas de Engenharia de Requisitos ajudam a levar a um entendimento de qual será o impacto do software sobre o negócio, quais são as necessidades do cliente e como os usuários finais irão interagir com o software. Existem sete etapas na Engenharia de Requisitos que executam funções distintas e, embora possam interagir entre si, sugerem uma ordem sequencial, qual seja:

As lacunas de I a V correspondem, correta e respectivamente, a:

  • A. quarta - segunda - terceira - sexta - quinta
  • B. segunda - terceira - quarta - quinta - sexta
  • C. terceira - quarta - sexta - quinta - segunda
  • D. sexta - quinta - quarta - segunda - terceira
  • E. quinta - segunda - terceira - sexta - quarta

Considerando-se que v receba os valores 12, 21, 3, 9, 57, 33, 27 e 41, nessa ordem, após executar todos os laços de repetição as posições 4 e 5 do vetor v conterão, respectivamente, os valores

  • A. 33 e 41.
  • B. 21 e 27.
  • C. 57 e 33.
  • D. 27 e 33.
  • E. 21 e 12.

O sistema de gerenciamento de redes de computadores SNMP é composto dos serviços SNMP, do SMI e do MIB. Este último componente, o MIB,

  • A. é o protocolo de transporte das informações do SNMP.
  • B. descreve a estrutura de gerenciamento da informação do SNMP.
  • C. define a estrutura de dados dos objetos gerenciados no SNMP.
  • D. é utilizado para sinalizar eventos nos dispositivos gerenciados.
  • E. descreve o funcionamento dos serviços do SNMP.

A rede de computadores mais conhecida atualmente é a internet, na qual são utilizados os protocolos do conjunto TCP/IP. Nesse conjunto, o IPv4, utilizado para a identificação de computadores e no processo de roteamento, possui o comprimento, em bits, de

  • A. 24.
  • B. 54.
  • C. 32.
  • D. 64.
  • E. 48.

A usabilidade tem como objetivo elaborar interfaces capazes de permitir uma interação fácil, agradável, com eficácia e eficiência. Deve induzir à criação de interfaces transparentes de maneira a não dificultar o processo, permitindo ao usuário pleno controle do ambiente evitando que este se torne um obstáculo durante a interação. A usabilidade pode ser dividida em cinco critérios básicos, dentre os quais NÃO consta:

  • A. Intuitividade: o sistema deve apresentar facilidade de uso permitindo que mesmo um usuário sem experiência seja capaz de produzir algum trabalho satisfatoriamente.
  • B. Memorização: suas telas devem apresentar facilidade de memorização permitindo que usuários ocasionais consigam utilizá-lo mesmo depois de um longo intervalo de tempo.
  • C. Performance: o sistema deve ser projetado tendo como alvo principal usuários experientes, capazes de superar dificuldades de aprendizagem e ter alta performance na utilização.
  • D. Erro: a quantidade de erros apresentados pelo sistema deve ser o mais reduzido possível. Erros graves ou sem solução não podem ocorrer.
  • E. Satisfação: o sistema deve satisfazer os usuários, sejam eles iniciantes ou avançados, permitindo uma interação agradável.

A figura abaixo apresenta o diagrama da relação entre os principais elementos de uma solução baseada em SQL Server Reporting Services.

É correto afirmar sobre os elementos do diagrama:

  • A. Os Relatórios podem ser de diversos tipos como: de análise, detalhado, de clickthrough, sub-relatório, histórico, armazenado em cache, instantâneo e relatório modelo.
  • B. As Aplicações Cliente são capazes de implementar, gerenciar e visualizar os Relatórios, sendo os principais o Report XML Manager, Visual Studio, aplicações .NET por meio do ReportRDLX, além do aplicativo Office-SSRS Builder.
  • C. Os Relatórios são baseados na linguagem RDLX (Report Definition XML Language), que é uma representação de XHTML criada pela Microsoft.
  • D. DB Access Engine são os diversos mecanismos possíveis para acessar os dados. Corresponde às fontes de dados de acesso ao SQL Server e ao Microsoft Access, únicos SGBDs acessíveis.
  • E. Repositório de Dados são as fontes de dados das quais se extraem as informações para os Relatórios criados e acessados através da linguagem SSRS.

Uma das recomendações do Modelo de Acessibilidade do Governo Eletrônico (eMAG versão 3.1) é “fornecer âncoras para ir direto a um bloco de conteúdo”. Para isso, apresenta a tabela abaixo, na qual são listados os mecanismos em CSS para ocultar elementos e seus efeitos na acessibilidade.

Completam corretamente as lacunas da tabela:

  • A.

    I. text-indent: none;

    II. O elemento fica oculto e não ocupa espaço

    III. Os leitores de tela não acessam o conteúdo

  • B.

    I. text-indent: 0;

    II. O elemento fica oculto, mas continua a ocupar o espaço que normalmente ocuparia

    III. Os leitores de tela ignoram o conteúdo

  • C.

    I. text-indent: −999em;

    II. O elemento fica oculto e não ocupa espaço

    III. Os leitores de tela ignoram o conteúdo

  • D.

    I. text-indent: 0;

    II. O elemento fica oculto e não ocupa espaço

    III. Os leitores de tela não acessam o conteúdo

  • E.

    I. text-indent: −999em;

    II. O elemento fica oculto, mas continua a ocupar o espaço que normalmente ocuparia

    III. Os leitores de tela acessam o conteúdo

O Microsoft Office é um produto que conta com recursos inexistentes em outras suítes de escritório, no entanto, trata-se de um produto proprietário, de código fonte fechado, sendo uma solução paga. Em busca de formas alternativas de ferramentas de escritório, um Analista de Desenvolvimento do CNMP realizou uma pesquisa, que constatou que

  • A. a Norma ABNT NBR ISO/IEC 26300:2008 cuida da especificação do formato Open Document Format for Office Applications, um formato de arquivo aberto, baseado em HTML para aplicações de escritório.
  • B. com a utilização de padrões abertos, como o ODF, os documentos gerados podem ser usados entre diversas ferramentas compatíveis, independente do aplicativo usado para manipulá-lo.
  • C. o padrão ODF se refere aos formatos dos arquivos do OpenOffice.org. Desta forma, as ferramentas deste pacote são as únicas que podem servir de alternativa a suítes de escritório proprietárias.
  • D. a Norma ISO 32000-1:2008 define os processos específicos para conversão de documentos em formato PDF, além de detalhes técnicos para o projeto de interfaces com o usuário e renderização de imagens neste padrão aberto.
  • E. o formato ODF tem como foco aplicações para escritório e as extensões dos tipos de arquivo mais utilizados são: .odt para texto, .odp para planilha de cálculo, .ods para apresentação de slides e .odb para imagens.

Soluções informatizadas de Business Intelligence (BI) geralmente contêm sistemas que podem ser de diversos tipos, dependendo do objetivo das análises e do perfil do usuário, como:

  • A. Online Analytical Processing (OLAP), também conhecidos como sintéticos, que baseiam-se em transações, como: Sistemas Contábeis; Aplicações de Cadastro; Sistemas de Compra, Estoque, Inventário; ERPs; CRMs.
  • B. Decision Support Systems (DSS) ou Sistemas de Apoio a Decisão, voltados para profissionais que atuam no nível estratégico das empresas, como diretoria e presidência. Oferecem, para tanto, um conjunto de indicadores chave de desempenho como o CMMI.
  • C. Management Information Systems (MIS) ou Sistemas de Informações Gerenciais, que permitem análises mais profundas, com a realização de simulações de cenários. Por vezes, utilizam-se de ferramentas de Data Mining para identificação de cruzamentos não triviais. São utilizados por analistas de negócio no nível tático.
  • D. Online Transactional Processing (OLTP) ou Sistemas transacionais, que fornecem subsídio para tomadas de decisão a partir de análises realizadas sobre bases de dados históricas, por vezes com milhões de registros a serem totalizados.
  • E. Executive Information Systems (EIS) ou Sistemas de Informações Executivas, que são baseados em relatórios analíticos, normalmente utilizados por usuários de nível operacional.

Numa etapa prévia ao início das atividades de desenvolvimento dos entregáveis de um projeto, um Gerente está planejando as interações e comunicações que acontecerão com um dos interessados para quebrar resistências e garantir o seu engajamento. Considerando que ele segue o PMBoK 5a edição, essa atividade é integrante do Processo

  • A. Controlar o engajamento das partes interessadas também conhecida como Controlar stakeholders, do Grupo de Processos Gerenciamento da comunicação do projeto, também conhecido como Gerenciamento das comunicações.
  • B. Controlar o engajamento das partes interessadas também conhecida como Controlar stakeholders, da área de conhecimento de Gerenciamento das partes interessadas, também conhecido como Gerenciamento dos stakeholders do projeto.
  • C. Planejar o gerenciamento das partes interessadas também conhecida como Planejar o gerenciamento dos stakeholders, da área de conhecimento de Gerenciamento das partes interessadas, também conhecido como Gerenciamento dos stakeholders do projeto.
  • D. Planejar o escopo do projeto também conhecida como Planejar o gerenciamento do escopo, da área de conhecimento de Gerenciamento do escopo do projeto, também conhecido como Gerenciamento das atividades do projeto.
  • E. Gerenciamento das partes interessadas também conhecido como Gerenciamento dos stakeholders do projeto, do Grupo de Processos Planejar o gerenciamento das partes interessadas, também conhecida como Planejar o gerenciamento dos stakeholders.
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