Questões de Ciência da Computação da Fundação Carlos Chagas (FCC)

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Uma equipe de TI está trabalhando na mudança de serviços implantados, seguindo a proposta do estágio de Transição de Serviços da ITIL v3 atualizada em 2011. Nesse processo de preparação, o banco de dados que deverá ser atualizado é o de

  • A. Itens de configuração.
  • B. Problemas.
  • C. Indicadores de desempenho da infraestrutura.
  • D. Metas estratégicas de TI.
  • E. Incidentes.

Considere a tabela funcionario a seguir, cuja chave primária é FuncCPF, em um banco de dados relacional.

Está correto o que se afirma APENAS em

  • A. I, III e IV.
  • B. III e IV.
  • C. I, II e III.
  • D. II e IV.
  • E. I, II e IV.

Considerando os diversos tipos de backup existentes para um sistema, é correto afirmar que

  • A. no backup do tipo on-line, os usuários têm seu acesso bloqueado ao sistema.
  • B. o backup do tipo off-line é feito quando o sistema não estiver disponível a seus usuários.
  • C. no backup do tipo completo (full) são atualizados apenas os arquivos que sofreram alteração desde o último backup.
  • D. quando o backup for do tipo off-line não comporta o backup do tipo completo.
  • E. no backup do tipo incremental são desprezadas alterações mais recentes dos arquivos do sistema.

Um Analista de Sistemas, após conduzir todos os casos de teste de validação, descobriu um desvio da especificação de requisitos e criou uma lista de deficiências. Uma atitude correta, após este fato, é

  • A. entregar o produto e, posteriormente, chamar o cliente para a condução do teste beta.
  • B. negociar com o cliente e estabelecer um método de resolução das deficiências.
  • C. reescrever os critérios de validação da especificação para adequar o produto aos resultados.
  • D. passar à etapa de revisão da configuração, que é realizada junto com o teste alfa.
  • E. entregar ao cliente a lista de deficiências e passar à etapa de teste de integração para solução dos problemas.

Um banco de dados de conhecimentos sobre ativos de tecnologia da informação está sendo alimentado com dados sobre ativos de TI, no momento em que usuários dos recursos de informática são atendidos numa central de serviços. Segundo a ITIL v3, essa atividade acontece no estágio do ciclo de vida de serviços de

  • A. Estratégia de Serviços.
  • B. Desenho de Serviços.
  • C. Transição de Serviços.
  • D. Operação de Serviços.
  • E. Alteração de Serviços.

O Zope possui o arquivo de configuração $INSTANCE_HOME/etc/zope.conf no qual, através de diretivas, é possível configurar opções de serviços de uma instância Zope. Dentre as diretivas permitidas neste arquivo estão

  • A. zope-port, zope-protocols e zope-domain.
  • B. zope-address, zope-locale e zope-debug.
  • C. port-access, protocols e domain.
  • D. zserver-locale, zserver-port e zserver-address.
  • E. port-base, debug-mode e effective-user.

Há alguns tipos de estratégia que podem ser utilizadas em um plano de contingência, no que se refere à forma de armazenamento do backup. No tipo denominado hot-site

  • A. os arquivos de backup devem ser carregados a partir de mídias externas ao equipamento de backup.
  • B. o equipamento de backup está desligado e necessita ser inicializado antes de entrar em operação.
  • C. a sala em que se encontra o servidor principal teve problema de sobreaquecimento.
  • D. o prazo mínimo para o restabelecimento do sistema é de duas a três horas.
  • E. o equipamento de backup encontra-se apto a entrar em operação, imediatamente após um problema ter ocorrido no sistema principal.

Eliana, técnica de TI do Tribunal, pretende se informar sobre o COBIT 5 a fim de participar conscientemente da Implementação de Governança e Gestão de TI naquele órgão. Desta forma, ao estudar as sete fases do Ciclo de Vida da Implementação do COBIT, ela percebeu, corretamente, que as três seguintes perguntas:

I. Onde estamos agora?

II. O que precisa ser feito?

III. Como mantemos essa dinâmica?

correspondem, respectivamente, às fases:

  • A. Definir problemas e oportunidades; Planejar o programa; Analisar a eficácia.
  • B. Iniciar o programa; Executar o plano; Definir o guia de implementação.
  • C. Realizar benefícios; Executar o Plano; Analisar a eficácia.
  • D. Planejar o programa; Definir problemas e oportunidades; Realizar benefícios.
  • E. Executar o plano; Analisar a eficácia; Iniciar o programa.

Buscando adequar a Defensoria aos processos mais modernos de desenvolvimento, a equipe de Analistas de Sistemas passou a facilitar a comunicação, entregar incrementos de software, envolver o cliente como parte da equipe e aceitar naturalmente modificações no produto sendo implementado. A equipe adotou práticas da metodologia de desenvolvimento

  • A. Espiral, um processo incremental.
  • B. RAD, um processo evolucionário.
  • C. Concorrente, um processo incremental.
  • D. Ágil, com base no Manifesto Ágil.
  • E. XP, com base nas técnicas Cowboy Clear.

A Melhoria Contínua de Serviços não é considerada um Estágio do Ciclo de Vida dos Serviços pela ITIL v3, por se tratar de um paradigma, ou seja, uma forma de pensar e atuar e não um momento específico da vida do serviço. Essa afirmação, segundo as definições da ITIL v3 é

  • A. incorreta, pois a Melhoria Contínua de Serviços é um estágio que determina ações que influenciam os demais estágios do Ciclo de Vida de Serviços.
  • B. incorreta, uma vez que a Melhoria Contínua de Serviços é o estágio imediatamente posterior à Transição de Serviço e anterior à Operação de Serviços.
  • C. correta, pois a Melhoria Contínua de Serviços acontece somente nos estágios de Estratégia de Serviço e Desenho de Serviços.
  • D. correta, pois a Melhoria Contínua de Serviços acontece somente nos estágios de Desenho de Serviço e Operação de Serviços.
  • E. correta, pois a Melhoria Contínua de Serviços acontece somente nos estágios de Transição de Serviço e Operação de Serviço.
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