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Em sua análise das organizações formais modernas, em oposição aos arranjos organizacionais típicos das sociedades primitivas e feudais, Max Weber desenvolveu um modelo ideal que deve ser compreendido como uma abstração descritiva e não como um modelo prescrito. Em relação à visão Weberiana, é INCORRETO afirmar que:
a burocracia, mais do que um arranjo social ou um sistema de produção de bens e serviços, é uma forma de poder.
em uma organização, a previsibilidade do funcionamento de um sistema gerencial é, em geral, resultante das próprias características da burocracia.
um dos seus fundamentos é a racionalidade, entendida como a adequação dinâmica dos meios aos fins.
a burocracia, por combater o favoritismo e o nepotismo, não constitui uma ameaça às liberdades básicas dos indivíduos.
O Brasil é um país de grande potencialidade e capacidade produtiva, no entanto apresenta elevados níveis de pobreza e desigualdades na distribuição de renda e de oportunidades de inclusão econômica e social. Objetivando reduzir essas disparidades o governo vem implementando, nos últimos anos, políticas públicas de caráter social. Considerando verdadeiro(V) e falso(F) para as afirmações abaixo, assinale a alternativa da seqüência CORRETA:
I. As políticas sociais na área da saúde, educação e assistência social foram descentralizadas para Estados e Municípios, para que a ação seja mais efetiva;
II. Maior participação formal da sociedade na formulação, implementação e por meio de conselhos estaduais, municipais e de bairros, contando com participantes da área do governo e não governamental;
III. O governo vem promovendo um programa de distribuição de renda a partir da substancial elevação real do salário mínimo;
IV. O governo vem promovendo programas de inclusão social, tais como "bolsa escola", " bolsa alimentação", "Vale gás", e ultimamente o "Programa Bolsa Família", que unifica os programas de transferência de renda do governo federal;
V. Os programas sociais apresentam o aspecto do fortalecimento da cidadania, ao vincular os benefícios recebidos ao cumprimento de exigências tais como freqüência escolar, vacinação infantil, entre outras.
V-V-F-V-V
V-V-F-V-F
F-V-V-F-F
Assinale a única opção totalmente correta.
O Estado de Bem-Estar Social surgiu quando coalizões políticas socialistas, em alguns países europeus, procuraram combinar a manutenção de uma economia de mercado com a ampliação da democracia política e a adoção de mecanismos de proteção social para as camadas médias e baixas da sociedade.
Após a Revolução Russa foi implantado o modelo econômico soviético com base nas idéias keynesianas, sendo posteriormente estendido a todas as economias do Leste Europeu. Baseando-se nas mesmas proposições, os países subdesenvolvidos adotaram o modelo de "industrialização por substituição de importações", como forma de acelerar o desenvolvimento econômico e elevar os padrões de bem-estar social de suas classes trabalhadoras.
O sistema de Estados Nacionais representa uma fase da política mundial que vem sofrendo importantes mudanças devido às transformações globais deste final de século. Com isto, torna-se importante a reforma das instituições administrativas dos Estados, mediante a adoção dos anéis burocráticos, e a formação de regimes, como meio de estruturação da nova ordem mundial.
A crise do Estado contemporâneo tem originado tentativas de reforma das instituições públicas em quase todo o mundo. A fim de tornar a administração pública mais flexível, menos onerosa e mais eficiente, diversos países têm adotado a estratégia do insulamento burocrático. Pretendem, assim, afastar a burocracia e a tecnoburocracia das influências políticas com a criação de agências governamentais autônomas, encarregadas do planejamento e implementação das políticas públicas.
O neocorporativismo corresponde a um conjunto de procedimentos formais e informais que expressam relações de poder e que se destinam a prover a resolução pacífica dos conflitos entre os líderes partidários e a burocracia, envolvendo políticas públicas.
A crise do Estado contemporâneo tem dado origem a políticas de reforma da administração pública e de redução da intervenção do Estado no mercado em diversos países, com o objetivo de tornar suas economias mais dinâmicas no plano interno e mais competitivas no sistema de trocas internacionais. Assinale a afirmativa que, além de correta, expresse a tendência mais recente no sentido acima mencionado.
A função dos governos democráticos se restringe ao cumprimento das leis, logo, a intervenção do Estado na economia é ilegítima, além de ineficiente.
O Estado mínimo, capaz de assegurar a eficiência do mercado e de suprimir os gastos sociais, é um requisito indispensável para tornar as economias mais competitivas na era da globalização.
O incentivo ao desenvolvimento, a regulamentação em áreas essenciais e a manutenção do equilíbrio macroeconômico são funções do Estado compatíveis com as iniciativas de reforma no contexto da globalização.
Nas democracias contemporâneas, o aumento da participação eleitoral torna o exercício da autoridade menos necessário. Porém, as eleições freqüentes sobrecarregam o Estado de demandas, tornando-o ineficiente.
Para que o Estado cumpra seu papel na nova ordem global, a administração pública precisa tornar-se capaz de atuar mediante critérios técnicos, mostrando-se independente de interesses políticos setoriais ou corporativistas.
Numere os enunciados conforme os conceitos a seguir:
(1) neocorporativismo
(2) governança
(3) institucionalização política
(4) governabilidade
(5) representação política
( ) Condições sistêmicas do exercício do poder que incluem as características do sistema político, a forma de governo, as relações entre os poderes, o sistema partidário, o sistema de intermediação de interesses e outras.
( ) Maneira pela qual o poder é exercido na administração dos recursos econômicos e sociais tendo em vista o desenvolvimento que envolve os modos de uso da autoridade, expressos mediante os arranjos institucionais que coordenam e regulam as transações dentro e fora dos limites da esfera econômica.
( ) Arranjo de intermediação política a partir da organização da sociedade civil em associações baseadas em interesses estruturais, as quais são reconhecidas pelo Estado como interlocutores autorizados e são diretamente incorporadas ao processo de formação e gestão das decisões, especialmente na área econômica.
Indique a seqüência correta entre as opções abaixo.
Entre as opções abaixo, indique aquela que não se apresenta como uma diferença entre a teoria weberiana e a teoria clássica.
Quanto aos sistemas de incentivos, a teoria clássica privilegiava os incentivos materiais e salariais, enquanto que a teoria weberiana privilegiava os incentivos sociais e simbólicos.
A teoria clássica preocupou-se com detalhes, como a amplitude ótima, a alocação de autoridade e responsabilidade, números de níveis hierárquicos, grupamento de funções etc, enquanto a teoria de Weber preocupou-se mais com os grandes esquemas de organização.
Quanto ao método, os autores clássicos utilizaram uma abordagem predominantemente dedutiva, enquanto Weber é essencialmente indutivo.
A teoria clássica refere-se quase que exclusivamente à moderna organização industrial, enquanto a teoria de Weber é parte integrante de uma teoria geral da organização social e econômica.
A teoria clássica apresenta uma orientação francamente normativa, prescritiva, enquanto a orientação de Weber é mais descritiva e explicativa.
Indique, entre as opções abaixo, uma dessas disfunções.
superconformidade às rotinas e procedimentos
Uma das principais contribuições de Maquiavel ao pensamento político foi:
Sugerir a idéia de um Príncipe moderno, ciente de seus poderes e de sua soberania.
A idéia de soberania limitada, absoluta e arbitrária.
Para Rousseau, o estado de natureza seria dominado pela
Quanto às concepções de Estado e de Direito, não se pode fazer a seguinte afirmação:
Para Hegel, o Direito corresponde ao Direito Privado e Público, mas sua perspectiva não contempla as questões da moralidade e da ética das leis.
Para Kant, a sociedade natural precede o Estado e é uma sociedade de Direito Natural ou Privado.
Hobbes pode ser considerado como um dos precursores da teoria do Estado Moderno ao propor a passagem de um Estado não-jurídico - onde não existe um direito objetivo, universalmente válido, o Estado de Natureza – para um Estado Jurídico, onde o Estado é fundado por meio de um pacto ou acordo social.
Em Locke, a passagem da sociedade natural – onde se desenvolvem relações familiares e econômicas - para o Estado pode ser representada como a passagem de uma perspectiva de Direito Privado para uma outra, de Direito Público.
Para Rousseau, o estado de natureza é um estado não-jurídico, porque não é essencialmente sociável.
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