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Assinale a única opção que não corresponde ao pensamento de Max Weber.
Conjuntos complexos de causas variadas interagem competitivamente para produzir os fenômenos sociais, o que exclui a possibilidade de determinação causal dos mesmos.
Existe na sociedade uma hierarquia de valores, ficando em segundo plano a política e a cultura. Os políticos, por exemplo, agem movidos por valores éticos e pela racionalidade instrumental com relação a fins últimos.
No protestantismo inscrevem-se valores que transformam a atitude mística, substituindo-a por uma nova atitude, ascética e intramundana.
A revolução que chamamos de liberal ou capitalista se manifesta numa mudança econômica, mas não se origina aí. Inicia-se por uma mudança nos espíritos, nas consciências dos homens.
Os indivíduos podem agir conforme duas diferentes orientações racionais: a racionalidade instrumental que se refere à adequação entre meios e fins e a racionalidade com relação a valores, que antepõe os interesses ideais aos interesses materiais.
São conceitos utilizados ou situações examinadas por Olson, exceto:
o jogo da racionalidade
o problema do carona
o dilema do prisioneiro
o jogo da galinha
a falácia da composição
Indique qual das características abaixo não está relacionada com o surgimento do Estado moderno.
Desenvolve-se uma autoridade central, exercida em âmbito nacional.
A aplicação da justiça e a extração de tributos transferem-se gradualmente da esfera local para o poder central.
Formam-se exércitos profissionais permanentes, cuja lealdade se orienta estritamente para o poder central.
Forma-se um corpo profissional encarregado da administração dos recursos do poder central.
As políticas nacionais são caracterizadas pelo contínuo exercício da autoridade central e garantidas pela personalização e responsabilização da administração governamental.
No que se refere ao aparelho do Estado no surgimento das democracias liberais, assinale o aspecto que Weber não menciona.
Modelo monocrático: um "chefe" exerce autoridade suprema sobre todo o quadro administrativo, com base em um sistema de normas legais, cuja legitimidade é reconhecida pela sociedade.
A obediência baseia-se numa ética profissional que, por definição, deve assegurar a implementação fiel dos comandos recebidos das autoridades superiores.
A separação entre administração e política implica o isolamento dos funcionários frente às influências externas capazes de interferir na execução de ordens.
O funcionário deve possuir os meios de administração, para dispor de condições de independência profissional no exercício das suas funções.
As relações de parentesco são substituídas por critérios de mérito e expertise no recrutamento dos funcionários, visando assegurar a impessoalidade no exercício da função pública.
Para alguns autores, a crise do Estado de BemEstar está relacionada à socialização do Estado. Nessa perspectiva, cabem as seguintes afirmativas, exceto:
O Estado difundiu uma ideologia igualitária que tende a deslegitimar a autoridade política.
A disposição do Estado para intervir nas relações sociais provoca um enorme aumento de demanda às instituições políticas, provocando sua sobrecarga até a paralisia.
O crescimento do Estado de Bem-Estar leva a um aumento da autonomia do Estado em relação às diversas forças políticas e atores sociais internos.
A competição entre organizações políticas leva à impossibilidade de selecionar e aglutinar os interesses causando a total permeabilidade das instituições às demandas mais fragmentadas.
O peso assumido pela administração na me- diação dos conflitos provoca a burocratização da vida política que, por sua vez, leva à "dissolução do consenso".
A tomada de decisão em políticas públicas pode ser considerada analiticamente diferente da implementação. Porém, a realidade empírica mostra que decisão e implementação são entremeadas, sendo a implementação a decisão em processo. Assim, como regra, as decisões políticas não são tomadas integralmente durante a formulação de qualquer política. Muitas decisões ocorrem durante a implementação por vários motivos, exceto:
por falta de informação e de conhecimento técnico específico dos tomadores de decisão, que acreditam que os implementadores estarão melhor capacitados a tomar certas decisões.
porque houve conflitos que não puderam ser resolvidos durante a formulação, fazendo com que a decisão se restringisse ao consenso mínimo possível na ocasião.
porque no momento específico em que a política foi formulada seria politicamente inconveniente suscitar questões de alto potencial de conflito, que poderiam fragilizar até mesmo as decisões principais.
porque já se conhecem todos os impactos efetivos das medidas tomadas e a racionalidade da classe política mostra ser pouco recomendável assumir o ônus de várias decisões de uma só vez.
porque os interesses envolvidos em uma dada política eram poderosos o suficiente para inviabilizá-la e para ameaçar os tomadores de decisão, caso impusessem demasiadas renúncias a um só tempo.
Em sua análise das organizações formais modernas, em oposição aos arranjos organizacionais típicos das sociedades primitivas e feudais, Max Weber desenvolveu um modelo ideal que deve ser compreendido como uma abstração descritiva e não como um modelo prescrito. Em relação à visão Weberiana, é INCORRETO afirmar que:
a burocracia, mais do que um arranjo social ou um sistema de produção de bens e serviços, é uma forma de poder.
em uma organização, a previsibilidade do funcionamento de um sistema gerencial é, em geral, resultante das próprias características da burocracia.
um dos seus fundamentos é a racionalidade, entendida como a adequação dinâmica dos meios aos fins.
a burocracia, por combater o favoritismo e o nepotismo, não constitui uma ameaça às liberdades básicas dos indivíduos.
O Brasil é um país de grande potencialidade e capacidade produtiva, no entanto apresenta elevados níveis de pobreza e desigualdades na distribuição de renda e de oportunidades de inclusão econômica e social. Objetivando reduzir essas disparidades o governo vem implementando, nos últimos anos, políticas públicas de caráter social. Considerando verdadeiro(V) e falso(F) para as afirmações abaixo, assinale a alternativa da seqüência CORRETA:
I. As políticas sociais na área da saúde, educação e assistência social foram descentralizadas para Estados e Municípios, para que a ação seja mais efetiva;
II. Maior participação formal da sociedade na formulação, implementação e por meio de conselhos estaduais, municipais e de bairros, contando com participantes da área do governo e não governamental;
III. O governo vem promovendo um programa de distribuição de renda a partir da substancial elevação real do salário mínimo;
IV. O governo vem promovendo programas de inclusão social, tais como "bolsa escola", " bolsa alimentação", "Vale gás", e ultimamente o "Programa Bolsa Família", que unifica os programas de transferência de renda do governo federal;
V. Os programas sociais apresentam o aspecto do fortalecimento da cidadania, ao vincular os benefícios recebidos ao cumprimento de exigências tais como freqüência escolar, vacinação infantil, entre outras.
V-V-F-V-V
V-V-F-V-F
F-V-V-F-F
Com a crise do Estado contemporâneo, diversas atividades, antes consideradas como tipicamente estatais, são postas em questão. Para Crozier, a crise do Estado de Bem-Estar pode ser entendida como um processo de socialização do Estado. Nessa perspectiva, indique, entre as afirmativas abaixo, aquela que é incorreta.
O Estado de Bem-Estar difundiu uma ideologia igualitária que tende a deslegitimar a autoridade política.
A disposição do Estado em intervir nas relações sociais provoca um grande aumento das solicitações dirigidas às instituições políticas, provocando sua paralisia por sobrecarga de demandas.
A competição entre as organizações políticas leva à impossibilidade de selecionar e aglutinar os interesses, resultando na permeabilidade das instituições às demandas mais fragmentadas.
O trabalho, o rendimento e as oportunidades na vida não são mais definidos pelo mercado, mas por mecanismos políticos de prevenção de conflitos voltados para o fortalecimento do Estado.
O peso assumido pela administração pública na mediação dos conflitos provoca a burocratização da vida política que, por sua vez, leva à dissolução do consenso.
O processo de decisões é uma das fases mais conhecidas e talvez a mais importante do ciclo das políticas públicas. As fases que se seguem se referem ao modelo:
- Estabelecimento de metas
- Delimitação do problema
- Proposição das alternativas
- Análise de custo-benefício das diferentes propostas
- Seleção da proposta mais adequada para atingir as metas
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